fique ligada!

Hi, what are you looking for?

Ligada nas DicasLigada nas Dicas

Notícias

Vivienne Westwood morre aos 81 anos

vivienne-westwood-morre-aos-81-anos

Foto: Divulgação
Uma das figuras mais fortes e importantes do mundo da moda morreu nesta quinta-feira (29.12), aos 81 anos: Vivienne Westwood. Nascida no Reino Unido, a estilista ficou conhecida como a maior percursora do estilo punk na moda e defensora de causas essenciais para um mercado fashion mais justo, incluindo ações sustentáveis. Ela faleceu em Clapham, no sul de Londres, cercada pela família, segundo comunicado oficial.
O trabalho de Vivienne no mundo da moda teve início com seu antigo parceiro, Malcolm McLaren. Durante os anos 1970, o casal comandou a boutique Kings Road, que teve vários nomes ao longo dos anos, como Let It Rock; Too Fast to Live, Too Young to Die; Sex; e, durante a era punk, Seditionaries.
Na mesma época, Mc Laren era produtor da banda Sex Pistols e os caminhos da banda e do estilo de Vivienne ficaram ainda mais entrelaçados, resultando na denominação de “mãe da moda punk” para a estilista. Vestidos emblemáticos, padronagens tartan, peças presas por alfinetes, jaquetas de couro e camisetas rasgadas são alguns elementos da época que continuam no DNA das criações de Vivienne.
Na década de 1980, o casal se separou e Vivienne ficou responsável pela loja, na época chamada Worlds End – nome que carrega até hoje.
Em 1981, a estilista criou sua primeira coleção, chamada “Pirates”, inspirada nos códigos característicos dos piratas do século XVII. No ano seguinte, sua marca desfila em Paris, intensificando a presença de seu nome no mundo da moda e seu trabalho com a história da moda e do mundo.
Seu impacto na cultura inglesa é tão profundo que, aos 64 anos, ganhou o título de Lady da Rainha Elizabeth II – ocasião que criou uma imagem icônica a ousadia do seu estilo pessoal: ao se virar para os paparazzi para fotos da cerimônia, revelou que por baixo da saia não usava nenhum tipo de lingerie.
O DNA
Foto: Reprodução/Instagram/@viviennewestwood
Desde a época da butique britânica, Vivienne provava seu dom em criar moda com os códigos britânicos (como alfaiataria e itens clássicos, incluindo o corset) sem deixar de confrontar a sociedade e a política britânica. Suas roupas e acessórios se tornaram símbolo de manifestos, transgressão e tradição, em um mix único e reconhecível em qualquer momento da história da moda.
Vivienne Westwood é a prova de que não há inovação sem conhecimento do passado. O estilo vanguardista criado pela estilista está todo permeado na história britânica, com referência a roupas usadas no século 19 pelas inglesas, à imagem da monarquia e à todo o cenário cultural pelo qual ela transitou ao longo dos anos.
Ativismo fashion
Foto: Reprodução/Instagram/@viviennewestwood
Hoje a direção criativa da marca é comandada pelo austríaco Andreas Kronthaler.
O post Vivienne Westwood morre aos 81 anos apareceu primeiro em Harper’s Bazaar » Moda, beleza e estilo de vida em um só site.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Lifestyle

Natural ou normal?!FreePik Quando nascemos, temos uma total aceitação do que somos… aos poucos, vamos tomando contato com impressões do meio externo sobre nós…...

Gastronomia

Conheça fatos interessantes e curiosidades sobre a pipoca, esse alimento tão amado por todos na hora de um cineminha

Moda

Especialista explica como incorporar o brilho nos seus looks do dia a dia e transformá-los em produções fashion

Lifestyle

Lixão do Atacama recebe primeiro desfile de moda para alertar sobre descarte incorreto de roupasMaurício Nahas A iniciativa faz alusão ao que o universo...