fique ligada!

Hi, what are you looking for?

Ligada nas DicasLigada nas Dicas

Notícias

SPFW N55: conheça as marcas estreantes desta edição

spfw-n55:-conheca-as-marcas-estreantes-desta-edicao

David Lee é um dos estreantes desta edição do SPFW – Foto: Divulgação/Instagram/@davidleeoficial
A poucos dias do início da 55ª edição do São Paulo Fashion Week, é impossível não ficar curioso com o que vai ser apresentado nas passarelas espalhadas pela capital paulista – principalmente quando o assunto são as sete marcas estreantes.
David Lee, Foz, Forca Studio, Gefferson Vila Nova, Marina Bitu, Rafael Caetano e The Paradise desfilam pela primeira vez no evento e – em papo com a Bazaar – revelaram alguns spoilers do que vem por aí. Veja abaixo:
Rafael Caetano
Foto: Reprodução/Instagram/@rafaelcaetanobr
Em sua marca homônima, Rafael Caetano é a prova de que a moda é muito mais do que roupa, é arte, sociedade, política e uma poderosa ferramenta de comunicação. A label une elementos tradicionais da moda com toques de modernidade, levantando bandeiras de igualdade e diversidade.
Apesar de estar estreando no SPFW, Rafael já soma vários anos de mercado e conquistas. “Entre 2009 e 2012, participei de quatro edições do Fashion Mod, concurso promovido pela Casa de Criadores. Venci a última edição e esse foi meu passaporte para o evento, no qual desfilei por mais dez anos. Dentro e fora do line-up oficial foram, no total, 22 coleções”, conta à Bazaar.
Foto: Reprodução/Instagram/@rafaelcaetanobr
O estilista lembra com carinho das pessoas que estiveram com ele ao longo da caminhada, muitas ainda parte de sua equipe. “Ainda que a ansiedade seja muito grande, a sensação de ter cuidado do jardim é maior. Este desfile vai ser uma celebração a todas essas pessoas que me ajudaram a manter esse trabalho em pé”, acrescenta.
Com uma semana para o desfile, Rafael entrega alguns spoilers do que será apresentado: “o tema da coleção será o dandismo. Vamos aproveitar a estética da perfeição do vestir, conhecida no século XVIII, para trazer propostas de peças masculinas que contenham elementos tidos como parte do guarda-roupa feminino”. Para traduzir esta ideia, o estilista promete alfaiataria e streetwear como ponto de partida, somados a vazados, transparências, plissados, jabours e a estampa Sound Waves, ícone da coleção.
The Paradise
Foto: Reprodução/Instagram/@theparadise.rio
Criada por Thomas Azulay e Patrick Doering , a carioca The Paradise desembarca no SPFW com suas icônicas e coloridas estampas. Com o desejo de criar prints que traduzem o realismo fantástico em padronagens, as peças da marca são edições limitadas e numeradas à mão.
A iniciativa para participar do evento partiu de Thomas e Patrick que contam que, dois anos após a abertura de sua Boutique Jardins, em São Paulo, entraram em contato com a produção do SPFW para avisar que estavam prontos para integrar o line up e fincar sua bandeira em território paulista. “Estamos muito felizes em levar a irreverência e colorido carioca de volta às passarelas de São Paulo”, contam.
Spoiler da coleção que será apresentada pela The Paradise no SPFW N55 – Foto: Divulgação
No desfile, a marca apresentará a coleção “Nº 15”, que apresenta uma viagem pelas décadas de 1950, 1960, 1970 e 1980 sob o olhar bem humorado e descontraído da The Paradise. “[A coleção] traz um belo exercício do nosso repertório cultural e de moda. Nossas clássicas modelagens aparecem em novas estampas e tecidos surpreendentes”, adianta a dupla.
Marina Bitu
Foto: Reprodução/Instagram/@marinabitu
Três integrantes do Nordestesse – fazem sua estreia na semana de moda paulista, entre elas, a Marina Bitu. Seguindo os princípios do slow fashion, a marca busca preservar técnicas artesanais e valorizar a cultura brasileira e nordestina por meio de um design consciente, sem abrir mão de adaptar tendências atuais.
Para Marina, que comanda a marca ao lado de sua sócia e amiga Cecília Baima, participar do SPFW lhe passa um sentimento de orgulho e reconhecimento, principalmente por ver seu trabalho conquistando novos territórios.
Foto: Reprodução/Instagram/@marinabitu
“Apresentaremos a coleção ‘Hotel Bitu’, uma viagem no tempo, de retorno a uma Fortaleza da década de 1920. Ela resgata a memória deste hotel, que foi como uma casa para muitos artistas viajantes da época”, revela.
Foz
Foto: Reprodução/Instagram/@foz_____
“É um momento de transição e crescimento para qualquer marca que chega nesse lugar. Encaro essa oportunidade como uma possibilidade de falar com uma audiência mais ampla e de furar a bolha do nosso alcance, podendo levar nossas histórias a novos horizontes”, afirma Antônio de Castro, fundador da Foz.
Criada com o objetivo de levar o trabalho de artesãos alagoanos para todo o Brasil, a marca se une a comunidades ribeirinhas para criar bordados de cambraia de linho, entalhes, tricôs e rendas.
Foto: Reprodução/Instagram/@foz_____
“Com a possibilidade de estrear com um desfile digital, quis trazer a linguagem do cinema como uma referência muito forte na construção das imagens. Nosso fashion film é inspirado no curta-metragem “Um Dia no Sertão”, de Marcelo Gomes, e em obras como “O Céu de Suely” e “Lisbela e o Prisioneiro”. A coleção passeia por cenários retratando a inspiração em um arraial junino distante dos clichês, mas que flerta com signos do estereótipo do tema, de forma bem humorada e despretenciosa”, revela.
David Lee

O objetivo inicial da David Lee era apresentar um novo lugar para habitar o masculino e, com o passar do tempo e o acúmulo de vivências artísticas, a label pluralizou sua linguagem como uma forma de expressão.
“Na roupa, materializamos nossa poesia, imaginação e nossas questões individuais. Acreditamos na moda que acolhe discussões necessárias e experimentamos no vestir diversos posicionamentos de liberdade, onde toda e qualquer perspectiva externada é proveniente do nosso íntimo”, afirma a label, que também leva a cultura nordestina para o SPFW.
Croqui da coleção “Parangaba” – Foto: Divulgação
A coleção que será apresentada no evento, chamada “Parangaba”, convida para uma promoção comum nas feiras livres: compre um, leve três – neste caso, compre uma roupa, mas leve cultura, arte e diversidade. A famosa Feira da Parangaba, de Fortaleza, é ponto de partida para as cores, texturas e modelagens das peças, tudo amarrado pelas técnicas manuais que já se tornaram assinatura da marca.
Gefferson Vila Nova
Foto: Reprodução/Instagram/@geffersonvilanovalabel
Apaixonado por manipular matérias-primas tecnológicas e incomuns para criar formas e silhuetas novas, Gefferson Vila Nova lançou sua marca homônima com o objetivo de criar um novo tipo de prêt-à-porter e representar a cultura jovem de forma não-tradicional.
“Paulo Borges entrou em contato comigo e disse: ‘está preparado para desfilar no SPFW?’. Estou lisonjeado, tenho construído um trabalho com a marca de forma sólida, profissional e sempre pensando na cadeia de negócios relacionados à sustentabilidade. Valeu a pena acreditar que meu trabalho seria conhecido pelo mundo no futuro próximo”, conta Vila Nova.
Foto: Reprodução/Instagram/@geffersonvilanovalabel
Para o desfile, o estilista revela que apresentará a coleção “Abstrato”, inspirada em sua paixão pelo artista plástico e paisagista Burle Marx, responsável por projetos que envolviam plantas nativas brasileiras e uma grande influência no design de jardins tropicais.
Forca Studio
Foto: Reprodução/Instagram/@forcastudio
Em julho de 2022, a estilista Vivi Rivaben e o artista visual Silvio de Marchi se uniram para criar a Forca Studio, que carrega em sua identidade a busca pela expressão irrestrita da autenticidade. “Antigamente, éramos mandados para forca por sermos quem somos. Hoje, somos a Forca, trazendo toda a potência proporcional a isso”, conta de Marchi sobre o conceito central da label.
Foto: Reprodução/Instagram/@forcastudio
Para sua estreia, a dupla apresenta a coleção “Forca 003 – Substructure”, com formas sólidas e brutalistas, sobreposições de tecidos fluídos, proporções oversized e cartela de tons escuros. A artista Sophia Viesi assina uma das estampas apresentadas, prints que são completados pelas texturas de borracha, couro, látex, resina, tapeçaria, gaze e linho.
O post SPFW N55: conheça as marcas estreantes desta edição apareceu primeiro em Harper’s Bazaar » Moda, beleza e estilo de vida em um só site.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Lifestyle

Natural ou normal?!FreePik Quando nascemos, temos uma total aceitação do que somos… aos poucos, vamos tomando contato com impressões do meio externo sobre nós…...

Gastronomia

Conheça fatos interessantes e curiosidades sobre a pipoca, esse alimento tão amado por todos na hora de um cineminha

Moda

Especialista explica como incorporar o brilho nos seus looks do dia a dia e transformá-los em produções fashion

Lifestyle

Lixão do Atacama recebe primeiro desfile de moda para alertar sobre descarte incorreto de roupasMaurício Nahas A iniciativa faz alusão ao que o universo...