fique ligada!

Hi, what are you looking for?

Ligada nas DicasLigada nas Dicas

Casa e Decoração

Minnie de Beauvau-Craon, a princesa do ‘quiet luxury’, morre na França aos 70 anos

minnie-de-beauvau-craon,-a-princesa-do-‘quiet-luxury’,-morre-na-franca-aos-70-anos

A princesa Minnie de Beauvau-Craon (Foto: Reprodução/@victoriabotanadebeauvau)
Antes do anúncio de sua morte, aos 70 anos, na última sexta-feira (12.05), os amantes da arte e do luxo sabiam onde encontrar a princesa Minnie de Beauvau-Craon: no histórico Château d’Haroué, no sul da França e com 82 cômodos, que ela herdou do pai, o príncipe Marc de Beauvau-Craon, em 1982. Nas raras ocasiões em que não estava lá, passava temporadas em seu apartamento em Londres. Para a moda, talvez, seu nome seja menos conhecido que o de sua irmã mais nova, a princesa Diane de Beauvau-Craon (ainda viva), que entrou para a história como musa de estilistas como Karl Lagerfeld e Halston, ou de artistas, como Andy Warhol. Ainda assim, “Minnie”, apelido de Marie Isabelle, construiu em vida um legado profundo no universo do glamour e do luxo internacional.
Navegando contra a maré das famílias aristocráticas francesas que venderam seus castelos e palácios devido aos custos altíssimos de manutenção, ela, aos 29 anos, assumiu o desafio de preservar a história de séculos da família. O Chateau d’Haroué, por exemplo, com 365 janelas, 52 lareiras, 12 torres e 4 pontes, está no clã dos Beauvau-Craon desde 1720 e, em 2021, virou tema de um livro best-seller na Europa, publicado pela renomada editora Rizzoli. Muito antes, porém, o endereço já estava em alta: ainda em 1979, abrigou a rainha-mãe Elizabeth, da Inglaterra, para uma curta estadia de oito dias.
O Château de Beauvau-Craon, no sul da França, que a princesa Minnie herdou em 1982 (Foto: Getty Images)
Apesar do palácio que chamava de lar, Minnie era conhecida pelo estilo discreto que, entre as tendências atuais da moda, talvez teria se encaixado no movimento do quiet luxury. Seu carro era uma BMW de 1997 e, no guarda-roupa, seu “uniforme” era quase sempre uma camiseta branca, saia azul-marinho, jaqueta de couro e loafers da Tod’s. Tudo isso em um contraste bem-humorado com a lista estilosa de amigos pessoais, como o couturier Hubert de Givenchy que, em 2010, organizou no Château d’Haroué uma exposição histórica.
Batizada de “Grandes Tradições da Alta-Costura Francesa”, a mostra levou para a casa de Minnie (aberta ao público desde 1984) mais de 40 vestidos assinados não apenas pelo próprio Givenchy (como o “pretinho básico” feito para Audrey Hepburn no clássico ‘Bonequinha de Luxo’, de 1960), mas por seu companheiro Philippe Venet e Cristóbal Balenciaga. Dois anos mais tarde, Haroué voltou a ser palco para outra exposição de moda, dessa vez dedicada a vestidos de casamento, reunindo as mesmas etiquetas de antes, além de Christian Dior, Yves Saint Laurent e Pierre Balmain.
Philippe Venet, Minnie de Beauvau-Craon e Hubert de Givenchy em uma festa de gala em 2010 (Foto: Getty Images)
À época, entre as criações expostas, estava o vestido de noiva de María Del Carman Martinéz-Bordiú y Franco (neta do ditador espanhol Francisco Franco), assinado por Balenciaga e bordado com mais de 10 mil pérolas e 5 mil lantejoulas, além do próprio modelo usado por Minnie em seu primeiro casamento, criado por Venet. Desse primeiro matrimônio, em 1978, com Javier Botana, nasceram dois filhos, Sebastian-Marc e Victoria, diretora artística especializada em eventos de luxo que, no início desse ano, assinou a decoração da festa concorrida que marcou o lançamento da primeira bolsa da Aquazzura, em Paris.
Na década seguinte, diversas outras exposições de moda seguiram tendo o Château d’Haroué como palco, incluindo programas culturais e apresentações de ópera – tudo sempre com Minnie à frente. Agora, sem sua presença nos salões do castelo, é sua memória e legado na moda, arte e cultura, que prometem eternizar a figura da princesa no imaginário pop.
 
O post Minnie de Beauvau-Craon, a princesa do ‘quiet luxury’, morre na França aos 70 anos apareceu primeiro em Harper’s Bazaar » Moda, beleza e estilo de vida em um só site.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Lifestyle

Natural ou normal?!FreePik Quando nascemos, temos uma total aceitação do que somos… aos poucos, vamos tomando contato com impressões do meio externo sobre nós…...

Gastronomia

Conheça fatos interessantes e curiosidades sobre a pipoca, esse alimento tão amado por todos na hora de um cineminha

Moda

Especialista explica como incorporar o brilho nos seus looks do dia a dia e transformá-los em produções fashion

Lifestyle

Lixão do Atacama recebe primeiro desfile de moda para alertar sobre descarte incorreto de roupasMaurício Nahas A iniciativa faz alusão ao que o universo...