Foto: Arquivo Harper’s Bazaar
No verão você pode continuar usando alguns ácidos na sua rotina de skincare. Alguns deles ajudam a evitar os danos causados pelo sol, desde que usados com protetor solar. “Existem ingredientes importantes que podem ser usados no verão para manter os resultados antimanchas, antirrugas e antiacne. Os principais são os ácidos ferúlico, kójico, azelaico, glicólico, ascórbico e, claro, o ácido hialurônico”, enumera a dermatologista Larissa Oliveira, da clínica Les Peaux, no Rio de Janeiro.
Veja as dicas da expert:
Ácido Ferúlico
Presente nas folhas e sementes de muitas plantas, especialmente nos farelos de milho e arroz, esse ácido fornece hidrogênio para a neutralização dos radicais livres, sendo um potente antioxidante. “Aliado à Vitamina C, ou ácido ascórbico, trata o envelhecimento e principalmente as manchas”, indica.
Ácido Kójico
“Considerado um clareador importante por ter uso permitido durante o verão e também na gestação, o ácido Kójico inibe a ação da tirosinase (enzima responsável pela produção de pigmento) promovendo a diminuição da formação de melanina e melasma, comum em mulheres grávidas, além de contribuir para o clareamento da pele”, explica.
Ácido Azelaico
“É um ácido com função clareadora e seborreguladora, no tratamento da acne e também da rosácea. Encontrado no trigo, o ácido pode ser usado também por gestantes no controle do melasma porque exerce a mesma função do ácido Kójico de inibir a tirosinase e clarear a pele”, sinaliza.
Ácido glicólico
O ácido glicólico tem efeito esfoliativo e clareador na pele, muito indicado no tratamento de manchas, cicatrizes e estrias. Além disso, atua nas camadas mais profundas da pele estimulando o colágeno, dando sustentação e firmeza ao rosto. Não deve ser utilizado por quem possui alergia.
Ácido Ascórbico
O Ácido L-Ascórbico é um poderoso antioxidante, cuja aplicação tópica permite alcançar níveis que não seriam possíveis com a ingestão de frutas ou de suplementação oral de vitamina C. “Além disso, é responsável por frear a ação dos radicais livres, estimular a formação de novo colágeno e ajuda a proteger a pele dos efeitos do sol, na medida em que uniformiza o tom e melhora sua textura. Também é importante para diminuir as rugas e apresenta atividade imunoprotetora e clareadora”, complementa.
Ácido Hialurônico
“Esse ácido é uma glicosaminoglicana e faz parte da matriz extracelular, onde ficam as fibras do colágeno e elastina. Com o avanço da idade, o ácido hialurônico diminui, reduzindo também a hidratação e elasticidade da pele. Então, quando existe falta de ácido hialurônico, há desidratação da pele, tendência à flacidez, rugas, sulcos e perda de luminosidade”, explica.
A médica ainda ressalta que “o ativo também possui ação preenchedora, pois potencializa as células da pele a produzir ácido hialurônico e, dessa forma, preencher as rugas naturalmente, sendo também um excelente hidratante”.
O post #TheList: seis ácidos que estão liberados no verão apareceu primeiro em Harper’s Bazaar » Moda, beleza e estilo de vida em um só site.