Solange Knowles para a Harper’s Bazaar US – Foto: Divulgação
O autocuidado e as práticas de saúde da pele têm sido temas muito discutidos nos últimos anos, especialmente com mais pessoas falando sobre métodos caseiros e de organização para manter uma rotina saudável de skincare. A esfoliação é uma das etapas desses cuidados, sendo muito importante para preservar e manter a pele bem e hidratada.
A esfoliação, basicamente, tem o intuito de remover células mortas para reduzir os cravos e as espinhas que se criam nos restos de células, além de também prevenir pelos encravados. Além disso, por “limpar” a pele, também ajuda a melhorar a absorção dos hidratantes.
E o melhor de tudo: você pode fazer um esfoliante com produtos que tem em casa! Veja as dicas:
Esfoliante com mel, açúcar mascavo e aveia
O mel é um dos principais hidratantes naturais e ajuda muito na reconstrução celular; o açúcar mascavo e a aveia, por sua vez, entram com a função de esfoliar propriamente a pele. Para fazer o esfoliante, você vai precisar de:
2 colheres de sopa de mel
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 colher de sopa de aveia em flocos finos
Misture todos os ingredientes em um recipiente e, em seguida, aplique no rosto e/ou no corpo, em movimentos circulares. Faça a esfoliação uma vez por semana para obter bons resultados.
Café e azeite
O café é um ótimo antioxidante que ajuda a renovar a pele e possui, ainda, propriedades anti-inflamatórias. O azeite, por sua vez, ajuda na hidratação da pele. Para fazer esse esfoliante, você vai precisar de:
1 colher de sopa de café em pó
1 colher de sopa de azeite de oliva
Misture os ingredientes em um pote até obter uma pasta homogênea. Em seguida, aplique na pele com movimentos circulares por dois minutos e enxágue em seguida.
Azeite e sal
Esse esfoliante caseiro é ótimo para obter uma limpeza mais profunda da pele. O sal ajuda na esfoliação e o azeite, na hidratação. Para a receita, você vai precisar de:
¼ de xícara de chá de sal fino
1 colher de sopa de azeite extravirgem de oliva
Misture todos os ingredientes em um potinho e aplique no corpo, massageando. Em seguida, enxágue com água gelada para que os poros da pele se fechem. Essa esfoliação é ótima para quem faz depilação regularmente.
O post #TheList: 3 receitas de esfoliantes naturais e caseiros apareceu primeiro em Harper’s Bazaar » Moda, beleza e estilo de vida em um só site.