fique ligada!

Hi, what are you looking for?

Ligada nas DicasLigada nas Dicas

Notícias

Oito livros para a criançada tomar gosto pela leitura

oito-livros-para-a-criancada-tomar-gosto-pela-leitura

O gosto pela leitura começa na infância – mas, por conta da massificação tecnológica, os livrinhos tão necessários nas formações cultural e cognitiva das crianças acabaram trocados por telas planas (diga-se, até os três anos, os especialistas desaconselham o uso de celulares e tablets por conta dos danos precoces causados à visão). Engana-se quem pensa que a nova geração não curte boa literatura. E para incentivar-los a ler, listamos algumas opções superbacanas, que vão do suspense aos temas inclusivos.

“Invisível”, Tom Percival (ed. Catapulta) – A obra narra a história de Isabel, que vê a família perder o pouco que tinha e passa a viver na área mais pobre da cidade. Ali ela se percebe invsível aos olhos dos mais ricos e começa a enxergar outras pessoas na mesma situação. Isabel, então, resolve se juntar à comunidade e fazer a diferença. O autor conta que se inspirou na própria jornada para escrever o livro.

“Uma Família é uma Família é uma Família”, Sara O’Leary e ilustrações de Qin Leng (ed. Brinque-Book) – O livro traz como assunto central o que realmente define uma família: o número de integrantes, o estilo de vida e a forma de se relacionar. Com narrativa leve e bem-humorada, a obra apresenta inúmeros exemplos de famílias, sempre destacando que a única coisa que importa na convivência diária, é o afeto.

“O Reino da Fadinha Pink”, Patrícia Favalle e ilustrações de Paulette Pink (ed. Metanoia) – O roteiro conta a jornada de uma fadinha nascida cor-de-rosa num reino cinza. O não pertencimento faz com a garota saia em busca da aceitação em outro mundo, mas durante a caminhada em busca do arco-íris, ela encontra seres incríveis, e entende que é a diferença que faz com que cada pessoa seja única.

“Eu Sou uma Menina”, Yasmeen Ismail (ed. Brinque-Book) – No discurso potente da escritora, a protagonista gosta de vencer, é empoderada, espontânea e valente, predicados que a fazem ser confundida com um menino. Mas ela nem se importa, e avisa que é “doce e amarga, e está longe de ser mais uma florzinha!”

“Três”, Stephen Michael King (ed. Brinque-Book) – O cachorrinho de apenas três patas é um explorador nato, que circula pela cidade esbanjando simpatia e conquistando novos amigos. Em suas aventuras, ele conhece as curiosas seis-patas (também chamadas de formigas) e a oito-patas (uma aranha cautelosa, que construiu a sua casa bem no alto, para se proteger do caos do trânsito). Também tem a humana duas-pernas, chamada Flávia, com quem ele adora se divertir.

“Meu Crespo é de Rainha”, Bell Hooks e ilustrações de Chris Raschka (ed. Boitatá) – O acolhimento dá forma ao livrinho, originalmente escrito em 1999, ao mostrar variados penteados e cortes de cabelos crespos de forma positiva e orgulhosa. A autoestima é evidenciada a cada página, desfazendo os padrões eurocêntricos de beleza como os únicos aceitáveis.

“Sinto o que Sinto”, Lázaro Ramos e ilustrações de Ana Maria Sena (ed. Carochinha) – Todos sabem que lidar com os sentimentos nem sempre é tarefa fácil. Isso é o que Dan, personagem do Mundo Bita e narrador da história, percebe ao longo de seu dia. O livro  tem como objetivo ajudar as crianças a entender que é normal sentir raiva, alegria, orgulho, tudo ao mesmo tempo. Aprender a identificar e a nomear tais sentimentos é muito importante para o desenvolvimento emocional do ser humano.

“Oikoá”, Felipe Valério, Luise Weiss, Maria Cristina Troncarelli, Tupã Mirim Werá, Bepo Mẽetyktire e Paimu Muapep Trumai Txucarramãe (ÔZé Editora) – Escrito em três idiomas que se conjugam, o português, o Guarani Mbya e o Mẽebêngôkre, o livro remete aos principais guardiões da vida na Terra: os povos indígenas.
Os livros citados nesta matéria podem ser comprados na Amazon, na Ôzé ou na Cucatoys
*Colaborou Nancy Lissner
O post Oito livros para a criançada tomar gosto pela leitura apareceu primeiro em Harper’s Bazaar » Moda, beleza e estilo de vida em um só site.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Lifestyle

Natural ou normal?!FreePik Quando nascemos, temos uma total aceitação do que somos… aos poucos, vamos tomando contato com impressões do meio externo sobre nós…...

Gastronomia

Conheça fatos interessantes e curiosidades sobre a pipoca, esse alimento tão amado por todos na hora de um cineminha

Moda

Especialista explica como incorporar o brilho nos seus looks do dia a dia e transformá-los em produções fashion

Lifestyle

Lixão do Atacama recebe primeiro desfile de moda para alertar sobre descarte incorreto de roupasMaurício Nahas A iniciativa faz alusão ao que o universo...