Gisele Bündchen na campanha de Louis Vuitton x Yayoi Kusama (Foto: Divulgação)
Depois de colaborar pela primeira vez com a Louis Vuitton em 2012, a celebrada artista japonesa Yayoi Kusama retorna ao universo criativo da casa francesa para assinar uma segunda collab com roupas e acessórios artsy cheios de personalidade. Desde que estreou nas passarelas na temporada de Resort 2023 da marca, a parceria continua a gerar buzz nas redes sociais com uma campanha estrelada pelas tops Gisele Bündchen, Christy Turlington e Bella Hadid. Agora, ela chega finalmente às mãos de fashionistas pelo mundo: desde sexta-feira (06.01), depois de um lançamento prévio na China e Japão, o primeiro drop da coleção já está disponível.
Christy Turlington na campanha de Louis Vuitton x Yayoi Kusama (Foto: Reprodução)
Quando estrearam na passarela, em maio do ano passado, cobertas pelos poás coloridos clássicos do trabalho de Kusama, as bolsas clássicas da marca – como a Keepall, Neverfull, Papillion e Speedy – trouxeram para os fashionistas um verdadeiro sentimento de nostalgia. Há 10 anos, a japonesa já havia deixado sua assinatura em itens Vuitton, a convite do então diretor-criativo Marc Jacobs, cujas colaborações com artistas se tornaram não apenas icônicas, mas verdadeiros colecionáveis. Como esquecer, por exemplo, as cerejas de Takashi Murakami ou os graffitis de Stephen Sprouse, ambos sobre o clássico monograma LV?
Louis Vuitton x Yayoi Kusama (Créditos: Divulgação / Direção de Arte para a Harper’s Bazaar Brasil: Ian Sampaio)
Bella Hadid na campanha da Louis Vuitton x Yayoi Kusama (Foto: Reprodução)
Dessa vez, para o segundo round, Kusama e Vuitton entregam uma expansão da criatividade que iniciaram juntos em 2012. Englobando estilos das linhas femininas e masculinas do ready-to-wear, a coleção traz novidades em versões “kusamificadas” das bolsas Capucines (lançada em 2013) e Dauphine (de 2019), ainda inéditas na época de Jacobs, mas queridinhas do atual diretor-criativo Nicolas Ghesquière.
Louis Vuitton x Yayoi Kusama (Créditos: Divulgação / Direção de Arte para a Harper’s Bazaar Brasil: Ian Sampaio)
Até Samira Nasr, editora-chefe da edição americana da Harper’s Bazaar, já garantiu sua própria Dauphine na edição de Kusama, escrevendo nas redes sociais: “OBCECADA”.
Samira Nasr, editora-chefe da Harper’s Bazaar americana, compartilhou uma bolsa Louis Vuitton x Yayoi Kusama nas redes sociais: “OBCECADA” (Reprodução: Instagram @samiranasr)
A nova collab é dividida em dois drops: o primeiro, já disponível, apresenta quatro elementos clássicos do trabalho de Kusama. As  tradicionais “bolinhas” são protagonistas e fazem parte do repertório da japonesa desde que ela tem 10 anos de idade. As mais reconhecíveis são as coloridas, mas iterações em tons de cinza, prata, preto e branco também decoram os itens da linha masculina.
Louis Vuitton x Yayoi Kusama (Foto: Reprodução)
Louis Vuitton x Yayoi Kusama (Foto: Reprodução)
Outro motivo icônico presente na collab são os pontos metálicos, inspirados nos orbes espelhados criados por Kusama em 1966. Aqui, esse elemento futurista aparece em tamanhos diversos.
Louis Vuitton x Yayoi Kusama no desfile de Resort 2023 (Foto: Divulgação)
Louis Vuitton x Yayoi Kusama (Foto: Reprodução)
Desde que sua obra chegou nos Estados Unidos, ainda na década de 1960, Kusama recebeu o apelido de “A Princesa das Bolinhas“. Fazendo jus à reputação da artista, a nova collab inclui seus celebrados “pontos infinitos” em acessórios, roupas e sapatos. O mesmo vale para as flores psicodélicas, que entram nos designs inspiradas em trabalhos da artista de 1993.
Louis Vuitton e Yayoi Kusama (Foto: Divulgação)
Ainda quer mais? O segundo drop chega nas lojas a partir de 23 de março de 2023, mas para aumentar o hype e acompanhar o lançamento, a Louis Vuitton também investiu em experiências de imersão no imaginário de Kusama. Além de uma série de instalações na Torre de Tóquio, Shinjuku, Shibuya e o Parque Shiba, no Japão (todos destaques em um fashion film estrelado pela atriz japonesa Koki), a marca também lançou filtros para o Instagram e o Snapchat inspirados no universo artístico por trás da collab.
A intervenção de Louis Vuitton x Yayoi Kusama em Tóquio, no Japão (Reprodução: Louis Vuitton)
A intervenção de Louis Vuitton x Yayoi Kusama em Tóquio, no Japão (Reprodução: Louis Vuitton)
A intervenção de Louis Vuitton x Yayoi Kusama em Tóquio, no Japão (Reprodução: Louis Vuitton)
Bazaar ama!
 
O post Louis Vuitton x Yayoi Kusama: tudo sobre a nova collab arte-fashionista apareceu primeiro em Harper’s Bazaar » Moda, beleza e estilo de vida em um só site.