fique ligada!

Hi, what are you looking for?

Ligada nas DicasLigada nas Dicas

Notícias

Escrita terapêutica: o ato de escrever para acalmar a mente e liberar as emoções

escrita-terapeutica:-o-ato-de-escrever-para-acalmar-a-mente-e-liberar-as-emocoes

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar
A escrita é uma potente ferramenta que vai além do estímulo da criatividade. Colocar no papel sentimentos e desejos permite que emoções sejam compreendidas, além de trazer clareza e possibilitar o autoconhecimento.
Um estudo realizado na década de 80 pelo pesquisador James W. Pennebaker apontou grandes benefícios para a escrita terapêutica. James separou dois grupos: o primeiro foi orientado a escrever de forma mais técnica, detalhando e apontando racionalmente seus traumas. Já o segundo grupo foi orientado a escrever livremente sobre seus sentimentos e angústias. A pesquisa concluiu que os participantes do segundo grupo, aqueles que escreveram sobre seus sentimentos livremente, fizeram visitas menos frequentes a consultórios médicos nos meses posteriores. Além disso, ele também concluiu que, apesar dessas pessoas apresentarem maior dificuldade ao começar a lidar com as emoções no início do experimento, ao longo do tempo, a compreensão das emoções se tornou mais positiva, conforme o avanço da prática.
Seguindo essa ideia, é fácil entender por que escrever um diário é aconselhável por alguns psicólogos e psiquiatras. Colocar os sentimentos no papel de forma menos racional e sem preocupação estética possibilita menos bloqueios e mais liberdade para expressar as emoções.
A prática da escrita terapêutica é bastante simples e com poucas regras. Para dar início, basta ter o básico: papel e caneta. Uma dica é separar um caderno específico com uma capa que seja agradável para começar, assim como quando é escrito um diário; dessa forma, é mais fácil se organizar e adquirir o hábito.
Além disso, é importante que um tempo seja destinado à escrita, sem possíveis distrações. Por isso, para que nada atrapalhe, é aconselhável desligar o celular e estar em um local tranquilo e silencioso. Para quem preferir escrever em aparelhos digitais, a solução pode ser desligar as notificações.
Ter um horário reservado para esse momento também é fundamental. Assim como outros hábitos diários que trazem tranquilidade, como skincare ou banhos relaxantes, escrever sobre os sentimentos demanda concentração. Por isso, a escolha de horários mais tranquilos e sem muito barulho permite que a atenção esteja sempre voltada ao momento. Além de que a escolha de um horário fixo para a prática permite a criação de um hábito e facilita a constância.
Vale lembrar que na escrita terapêutica não existem regras. Por isso, não é necessário se preocupar com ortografia, gramática, construção do texto ou conclusões. A ideia é registrar os sentimentos sem amarras. Para quem não tem o hábito de escrever, o começo pode parecer difícil, por isso a dica é começar aos poucos, escrevendo pequenos textos e respeitando o limite da mente. O importante é não desistir.
A escrita terapêutica tem muitos benefícios, pois, além de ajudar no autoconhecimento, é uma ferramenta para alívio do estresse e da ansiedade. Ela ajuda a estimular a criatividade, a compreender e enfrentar situações difíceis como o luto ou questões de relacionamento. Além disso, ter um diário ajuda no controle de doenças como depressão e transtornos como TDAH, por exemplo. A prática também é bastante utilizada por psicólogos para ajudar no combate a traumas.
O post Escrita terapêutica: o ato de escrever para acalmar a mente e liberar as emoções apareceu primeiro em Harper’s Bazaar » Moda, beleza e estilo de vida em um só site.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Lifestyle

Natural ou normal?!FreePik Quando nascemos, temos uma total aceitação do que somos… aos poucos, vamos tomando contato com impressões do meio externo sobre nós…...

Gastronomia

Conheça fatos interessantes e curiosidades sobre a pipoca, esse alimento tão amado por todos na hora de um cineminha

Moda

Especialista explica como incorporar o brilho nos seus looks do dia a dia e transformá-los em produções fashion

Lifestyle

Lixão do Atacama recebe primeiro desfile de moda para alertar sobre descarte incorreto de roupasMaurício Nahas A iniciativa faz alusão ao que o universo...