Foto: Arquivo Harper’s Bazaar
Em 2014, Vanda Jacintho criou sua marca homônima com o objetivo de levar para o mundo o elegante lifestyle brasileiro, com colorida e marcantes peças de resort wear e acessórios maximalistas. Nove anos depois, nesta quinta-feira, a designer anunciou o encerramento das atividades da label que carrega o seu nome.
“Ano passado, me dediquei ao desenvolvimento de uma marca mais verde e sustentável, mas toda a turbulência trazida pela pandemia e pelo Brexit me levaram a tomar essa decisão”, anunciou em comunicado compartilhado em suas redes sociais. “Vanda Jacintho continuará a marca através de colaborações e parcerias.”
Há cinco anos, a stylist mora em Londres, de onde comanda a label. Em entrevista à edição de dezembro de 2022 da Bazaar, Vanda compartilhou que sua infância no Pantanal, onde sua família tem uma fazenda, a inspira até os dias de hoje em suas criações, principalmente nas estampas, cores e texturas.
Para homenagear sua trajetória e criar uma retrospectiva de suas criações, a marca organiza uma venda final, entre os dias 16 e 30 de março, em São Paulo. As vendas acontecem na R. Paraguai, 21, e pelo WhatsApp (11) 99844-7954.
A trajetória da marca
Vanda Jacintho começou sua carreira no mundo da moda na Daslu. Enquanto ainda trabalhava na loja, aos 17 anos, foi convidada para trabalhar como produtora em uma revista de moda, primeiro passo para iniciar sua carreira de stylist e, na sequência, diretora de moda. Depois disso, Vanda estudou em Londres e, ao voltar para o Brasil, criou uma marca de biquínis para exportação. Chamada Beach Couture, a label vendia em oito países, firmou parcerias com a Topshop e funcionou por seis anos.
Após o encerramento da Beach Couture, a designer voltou a se dedicar a trabalhos de styling e a cursos de especialização em design e acessórios. Com a bagagem dessas experiências, criou sua marca homônima, fortemente influenciada pela arte e pela natureza. As cores, texturas e estampas de jaguares, aves-do-paraíso, árvores majestosas e flores silvestres faziam parte da sua assinatura.
“A vontade inicial era de fazer algo diferente, saindo do lugar-comum. Sempre com um foco no internacional”, contou a designer em entrevista à correspondente da Bazaar, Cibele Maciet.
A marca rapidamente ganhou destaque internacional, principalmente pelos panneaux e peças em seda. As parcerias, que a designer promete manter no seu radar, sempre foram grandes destaques de seu trabalho. Nos últimos meses, Vanda criou colaborações com Olympia Le-Tan e Carmen Haid.
O post Vanda Jacintho anuncia o encerramento das atividades de sua marca homônima apareceu primeiro em Harper’s Bazaar » Moda, beleza e estilo de vida em um só site.