Upcycling e recycling: o que são os termos da moda sustentável
O jeans é um dos tecidos protagonistas do movimento de upcycling – Foto: Maude Frédérique Lavoie/Unsplah
A moda sustentável é um assunto muito em alta recentemente, devido à onda de consciência verde que cada vez mais cresce no Brasil e no mundo. Segundo um estudo feito pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), a produção da indústria têxtil é responsável por 2% a 8% do volume de emissões de gás carbônico mundial, além da fase de tingimento ser uma das maiores causadores de poluição de fontes de água.
Com o conhecimento desse impacto no planeta, diversas marcas começaram o movimento de upcycling e recycling para criar coleções inéditas com reaproveitamento de material e evitando o desperdício de matéria-prima e que roupas sejam descartadas em aterros sanitários comuns.
O que é o recycling?
O recycling, ou reciclagem, é um processo de transformação de um produto já finalizado, em busca do material do qual ele é feito para ser utilizado na produção de um novo objeto. Para que uma peça seja reciclada, ela passa por muitos processos físicos e químicos e maquinário especializado.
Um grande exemplo de recycling são as marcas que utilizam garrafas pet para confecção de calçados, bolsas e até camisetas. Mas o processo não fica apenas limitado a pet, pois existem inúmeras marcas especializadas em desenvolver peças de vestuário feitas a partir de fibra de coco, fibra de casca de banana e laranja, pneus, jeans e outras fibras de roupas finalizadas.
E o upcycling?
Já o upcycling é um conceito um pouco diferente. Trata-se de aplicar um novo uso a materiais que seriam descartados no lixo e ampliar o ciclo de vida daquele material que seria considerado descartável.
Como a prática é ligada ao reaproveitamento de objetos, a moda logo foi inserida nesse universo. Muitas marcas praticam o upcycling ao aproveitar os tecidos de coleções passadas para criar novas peças, sem precisar passar por todos os processos de reciclagem.
Outras empresas têm seu foco em criar acessórios a partir de materiais que seriam descartados, como brincos, pulseiras, anéis, cintos, chapéus, lenços, retalhos de couro, tecidos de outras coleções, calças, vestidos e couro. Além disso, existe uma miríade de possibilidades de reaproveitamento e customização que, inclusive, podem ser feitas em casa, seja ao transformar uma calça antiga em um short, ou aproveitar o tecido de um vestido para criar uma bolsa descolada, ou mesmo um lenço chamativo – a imaginação que vai comandar esse processo criativo.
As peças produzidas dessa forma evitam que muitos desses materiais sejam desperdiçados e descartados de forma irresponsável; além disso, cada peça se torna única para quem a usa, quase como uma impressão digital. E engana-se quem acredita que é impossível combinar essa nova forma de moda em diferentes looks. Por exemplo, uma camisa com diversas estampas de coleções pode combinar com um tênis de cor única, como o Nike Air Force, e uma calça lisa para se tornar o destaque do visual. Ou mesmo fazer um look composto por bolsa e calçado de couro reutilizado, em combinação com peças de estampas e texturas leves para deixar o visual mais clássico. As possibilidades são infinitas.
O post Upcycling e recycling: o que são os termos da moda sustentável apareceu primeiro em Harper’s Bazaar » Moda, beleza e estilo de vida em um só site.