fique ligada!

Hi, what are you looking for?

Ligada nas DicasLigada nas Dicas

Notícias

“Um Livro dos Dias”: Patti Smith retrata seu cotidiano com poesia

“um-livro-dos-dias”:-patti-smith-retrata-seu-cotidiano-com-poesia

Foto: Reprodução/Instagram/@thisispattismith
Patti Smith – esse nome faz você pensar em quê? Talvez na sonhadora que passou alguns anos morando no famigerado Chelsea Hotel em Nova York; ou talvez na roqueira mais icônica de todos os tempos, que mudou a cena musical com suas canções de bad girl com um coração de ouro; ou até na grande poeta que lançou best-sellers merecedores de toda a consagração recebida tanto nas suas obras de prosa quando nas de verso. Uma coisa é certa: é pouco provável que você tenha pensado nela como uma Instagrammer. Com mais de um milhão de seguidores, Patti Smith (@thisispattismith) prova que, às vezes, uma foto tirada do celular e uma legenda bem escrita podem ser o bastante para se criar um livro de arte.
“Um Livro dos Dias”, sua mais nova obra literária lançada pela Cia das Letras, é uma reunião de fotos tiradas pela cantora – uma para cada dia do ano – representando memórias e pensamentos cotidianos. Cada imagem acompanha um pequeno texto cheio de curiosidades e narrativas poéticas. Em um mundo virtualmente frenético, em que estamos acostumados a rolar os nossos feeds sem prestar muita atenção, e pular stories sem pensar duas vezes, você pode estar até se perguntando por que se interessaria em um livro cheio de coisas que muito bem poderiam ter sido postadas em uma rede social. A resposta para isso é fácil: a mente de Patti Smith funciona de uma maneira completamente diferente da de qualquer outro ser humano que você já conheceu.
Foto: Reprodução/Instagram/@thisispattismith
De selfies descritas como “self-pictures” (self-fotografias), agradecimentos aos seus óculos de grau e retratos de um brinquedo de Thomas, o trem, até visitas ao túmulo de Sylvia Plath e fotos da muleta de Frida Kahlo, a roqueira-escritora consegue emocionar qualquer um com a profundidade em que encara o seu dia a dia.
É difícil imaginar como alguém que passou por tantos momentos conturbados (porém icônicos) da cena underground de Nova York nos anos 1970 e 1980, e sobreviveu para contar a história, ainda consiga ver o mundo como algo novo a ser explorado. Patti Smith não teria vivido o bastante para achar o atual e contemporâneo um verdadeiro tédio? “Um Livro dos Dias” mostra que isso está longe de ser a verdade. A cantora de 76 anos ainda tem uma visão pura do que o mundo tem a oferecer – e isso é algo lindo de se presenciar.
Foto: Reprodução/Instagram/@thisispattismith
A mente de Patti é, em apenas uma palavra, inacreditável. Não vê o cotidiano como algo a ser concluído, e sim como algo a ser explorado e aproveitado como se fosse o seu primeiro dia na terra. Uma mente que acha significado em um par de botas velho e em uma xícara de café (que, aliás, aparece diversas vezes durante o livro – com certeza a sua bebida e passatempo prediletos). Ela não se deixa vencer pelas trivialidades: vê o novo a cada passo, gole, frase ou nascer do sol.
Foto: Reprodução/Instagram/@thisispattismith
Em determinado ponto da obra, a escritora relembra que Charles Baudelaire via a genialidade como a recuperação voluntária da infância. Seu livro tem essa exata energia de observar o mundo à sua volta com o olhar de uma criança curiosa e criativa. Ao mesmo tempo, mostra uma mulher que viveu o bastante para apreciar tudo o que passou e com quem passou, olhando para as suas memórias com um amor imensurável e uma sabedoria elevada.
O post “Um Livro dos Dias”: Patti Smith retrata seu cotidiano com poesia apareceu primeiro em Harper’s Bazaar » Moda, beleza e estilo de vida em um só site.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Lifestyle

Natural ou normal?!FreePik Quando nascemos, temos uma total aceitação do que somos… aos poucos, vamos tomando contato com impressões do meio externo sobre nós…...

Moda

Especialista explica como incorporar o brilho nos seus looks do dia a dia e transformá-los em produções fashion

Gastronomia

Conheça fatos interessantes e curiosidades sobre a pipoca, esse alimento tão amado por todos na hora de um cineminha

Lifestyle

Lixão do Atacama recebe primeiro desfile de moda para alertar sobre descarte incorreto de roupasMaurício Nahas A iniciativa faz alusão ao que o universo...