Foto: Getty Images
Voltar à rotina depois das festas de fim de ano pode não ser uma tarefa muito fácil, porém é necessária. A baixa qualidade do sono está relacionada ao aumento da obesidade, irritabilidade, estresse e desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM
Segundo o Dr. Rodrigo Barbosa, cirurgião do aparelho digestivo, é durante a noite que a serotonina (o hormônio do bem-estar) é responsável pela produção de melatonina, responsável pelo sono reparador. “É também ao longo do sono que as células conseguem mobilizar gorduras da forma adequada”, adiciona.
As más noites de sono têm como consequência um desequilíbrio hormonal e apenas uma alimentação rica em importantes nutrientes pode ajudar a virar esse jogo. Além disso, há compostos presentes na comida que podem ajudar a ter mais qualidade de sono. Abaixo, Dr. Barbosa ensina um pouco sobre eles:
Ômega 3
Um tipo de gordura saudável, o Ômega 3 está presente na linhaça, chia, sardinha, atum e nas nozes. Este nutriente pode realizar um importante efeito para redução da inflamação cerebral, fazendo o cérebro adormecer com naturalidade.
Triptofano
O triptofano é um aminoácido que pode ser encontrado no leite, aveia, mel, queijo branco, tomate, kiwi e amêndoas, alimentos que ajudam na produção de melatonina, hormônio que regula o sono, no organismo. Além disso, este nutriente atua também na produção de serotonina, substância associada à diminuição da ansiedade.
Magnésio
Este mineral está presente no alho, banana, salmão, feijão e espinafre e pode auxiliar na melhoria da qualidade do sono, já que diminui os níveis de cortisol, hormônio relacionado ao estresse. O magnésio também tem o poder de aumentar a GABA, um neurotransmissor que inibe o funcionamento de todo o sistema nervoso e promove, assim, o relaxamento.
O post Três nutrientes que aumentam a qualidade do sono apareceu primeiro em Harper’s Bazaar » Moda, beleza e estilo de vida em um só site.