Dior – Foto: Divulgação
Com a chegada do verão, é fácil olhar para o chão e já imaginar os pés na areia. Nesta temporada, a inspiração parece surgir um pouco mais acima, direto dos céus. Dos dias iluminados e das noites quentes da estação, o sol e as estrelas aterrissam no planeta e se materializam nas passarelas, na forma de paetês, lamês e tramas metalizadas, douradas e fulgurantes.
No desfile de verão 2023 da Dior, Maria Grazia Chiuri olhou para a figura da rainha Catarina de Médici e não foi tímida nas referências da majestade. Entre as saias armadas e a luvas em renda de couro, o tom do ouro afirma presença.
Tom Ford – Foto: Divulgação
Também atraiu todos os olhares o vestido longo de festa, coberto por paetês dourados e recortes prateados, que Tom Ford escolheu para fechar sua apresentação na mesma temporada. Com um buquê de rosas douradas na mão, a modelo fez a vez de uma noiva digna de Frígia, reino grego que abrigou o trágico rei Midas, cujo toque transformava qualquer coisa em ouro.
Gucci – Foto: Divulgação
Se, para o monarca, dois tesouros valiam mais que um, Alessandro Michele seguiu a mesma lógica no último desfile que assinou para a Gucci. Marcando o fim de uma era, o público ainda não tinha ideia sobre a saída do designer quando ele enviou para passarela imagens duplicadas de suas criações modeladas por gêmeos. Entre elas, um par de kaftans brilhantemente dourados.
Diesel – Foto: Divulgação
Igualmente aguardado na temporada foi o desfile da Diesel, sob o comando hype de Glenn Martens, que também lançou metalizados, com cinturas baixas e bolsos utilitários: a receita certa para conquistar fashionistas – e as Kardashians!
Saint Laurent – Foto: Divulgação
No outro lado do espectro, a luminescência também ganha ares de femme fatale. Chez Saint Laurent (para além da atual exposição no Musée Yves Saint Laurent, em Paris, dedicada às criações douradas do couturier), Anthony Vaccarello escolheu incluir o animal print no brilho.
Chanel – Foto: Divulgação
O mesmo aconteceu com Virginie Viard, que também adotou a padronagem felina em peças cintilantes para a Chanel, ainda que com tamanhos mais discretos.
Rick Owens – Foto: Divulgação
Rick Owens é um dos nomes que, também no verão 2023, escolheu elevar o brilho em suas criações, trazendo modelos reluzentes que agregam para o tom do ouro reflexos multicoloridos.
Valentino – Foto: Divulgação
Nessa união iridescente, a mulher é transformada em uma deusa celestial – uma imagem que Pierpaolo Piccioli, em seus designs para a Valentino, também evocou. Em um conjunto transparente, a linhas bordadas com paetês dourados e prateados materializam os raios de sol, quase emitindo calor de verdade.
Por trás de tanta resplandescência, não se esconde ganância, nem ostentação. Ao contrário, é a esperança de futuros mais brilhantes que acompanha a tendência luminosa. Ainda além, é um convite para ascender aos céus, sem tirar os pés do chão. E agora, vai brilhar também?
O post Toque de Midas: o dourado brilha forte nesta temporada apareceu primeiro em Harper’s Bazaar » Moda, beleza e estilo de vida em um só site.