fique ligada!

Hi, what are you looking for?

Ligada nas DicasLigada nas Dicas

Notícias

Sono da beleza: qual a importância de uma boa noite para sua pele?

sono-da-beleza:-qual-a-importancia-de-uma-boa-noite-para-sua-pele?

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar
Você já deve ter ouvido falar que nós passamos um terço das nossas vidas dormindo. Bastante coisa, não?! Essencial para a boa saúde física e mental, o sono permite a regeneração celular, a restauração energética, o descanso cerebral, entre outras coisas bastante necessárias para uma vida saudável.
Mas você sabia que uma boa noite de sono também faz milagres para a pele? Não é por acaso que, quando temos uma noite mal dormida, parecemos mais cansados e abatidos, além de que aparecem as tão temidas olheiras – aquelas bolsas abaixo dos olhos. O sono é revigorante e, sem ele, até a nossa aparência sente os efeitos.
Quando você não dorme o suficiente, seu corpo libera mais cortisol. Essa substância, conhecida como o hormônio do estresse, quebra o colágeno que está naturalmente presente na pele e, portanto, afeta a sua elasticidade. Por todos esses motivos, se você quer ter uma pele bonita, uma boa noite de sono é essencial.
Como a pele se regenera durante o sono?
A pele realiza diferentes tarefas, dependendo da hora do dia: esse fenômeno é conhecido como cronobiologia da pele. Essa ciência dos ciclos cutâneos nos permite compreender as suas diferentes necessidades em um dado momento.
Durante o dia, a pele precisa ser protegida, e baixa a guarda durante a noite. À noite, os poros se abrem, ativando a microcirculação sanguínea da epiderme, que aumenta até atingir seu máximo. Esse aumento do fluxo sanguíneo permite uma maior oxigenação e nutrição da pele, e tem um efeito imediato sobre as olheiras e a drenagem linfática do rosto.
É durante a noite que a pele é mais receptiva aos cuidados, devido a seus poros dilatados. Ao descansar, a pele dedica toda sua energia à produção de colágeno e elastina, duas proteínas que participam ativamente da elasticidade da pele. É também um momento ótimo para a renovação da epiderme. À noite, ela produz mais células novas do que durante o dia.
Ao final de uma noite de sono descansado, a pele teve tempo de se regenerar com profundidade.
Dica: é indicado fazer uma higiene do sono, como evitar telas imediatamente antes de ir para a cama. No entanto, nem sempre os casos de insônia podem ser resolvidos dessa forma. Quando dormir é um problema, é necessário buscar ajuda médica.
Há medicamentos e suplementos que podem ajudar, como a melatonina, mas que devem ser sempre indicados por profissionais da saúde.
O post Sono da beleza: qual a importância de uma boa noite para sua pele? apareceu primeiro em Harper’s Bazaar » Moda, beleza e estilo de vida em um só site.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Lifestyle

Natural ou normal?!FreePik Quando nascemos, temos uma total aceitação do que somos… aos poucos, vamos tomando contato com impressões do meio externo sobre nós…...

Gastronomia

Conheça fatos interessantes e curiosidades sobre a pipoca, esse alimento tão amado por todos na hora de um cineminha

Moda

Especialista explica como incorporar o brilho nos seus looks do dia a dia e transformá-los em produções fashion

Lifestyle

Lixão do Atacama recebe primeiro desfile de moda para alertar sobre descarte incorreto de roupasMaurício Nahas A iniciativa faz alusão ao que o universo...