Saint Laurent, inverno 2023 (Créditos: Divulgação / The Hearst Archives)
Anthony Vaccarello não é estranho à história da casa Saint Laurent. Desde que assumiu o ateliê em 2016, o diretor-criativo provou em mais de uma ocasião que reconhece a forma e a influência da marca para a qual assina. Não foi nenhuma surpresa, portanto, que seu desfile masculino de inverno 2023 tenha resgatado um dos momentos mais icônicos da carreira de Yves Saint Laurent, mas a fonte de inspiração foi inusitada: o vestido Soirée de Paris, que o estilista-fundador criou em 1955, enquanto ainda trabalhava como assistente para Christian Dior.

Usado pela modelo americana Dovima em um clique memorável de Richard Avedon (a foto entrou para a história depois que a Harper’s Bazaar a publicou na edição de agosto de 1955), o modelo original em veludo de seda preto, com uma enorme faixa em cetim branco, representou o ápice da feminilidade que regia o universo da alta-costura na década de 1950. Dovima, ao lado dos elefantes que serviam como atração no Cirque d’Hiver em Paris, eternizou a imagem de glamour e sensualidade elegante que a Saint Laurent carrega até hoje.

No novo desfile da marca, que aconteceu no primeiro dia da semana de moda masculina em Paris (17.01), os convidados testemunharam de perto o revival do momento icônico de quase 70 anos atrás. O primeiro look trouxe um modelo com calça de veludo preto e uma camisa branca com um enorme laço amarrado no pescoço. Não foi o único: esse (nada) pequeno detalhe dominou na coleção de 47 looks.

Vaccarello trouxe faixas, decotes e recortes, capas, vestidos (!) e transparências. As referências estavam todas lá: da jaqueta-sáfari (preta) que Saint Laurent introduziu em 1967 até as camisas em chiffon – uma alusão aos designs hiper-sensuais apresentados pelo estilista ainda no ano seguinte, em 1968. Ainda no dia seguinte, Betty Catroux, aos 76 anos e musa do próprio YSL, confessou: “Nunca vi nada parecido. E olha que já vi muita coisa!”.

A apresentação dramática aconteceu na Bolsa do Comércio, a poucos quarteirões do Louvre, e se tornou um espetáculo em todos os sentidos, incluindo na lista de convidados, que incluiu a estrela da Netflix, Jenny Ortega, protagonista de Wednesday. Um show de moda para começar a temporada masculina mais fashionista de Paris.
O post Saint Laurent revisita criação icônica e traz sensibilidade para a moda masculina apareceu primeiro em Harper’s Bazaar » Moda, beleza e estilo de vida em um só site.