fique ligada!

Hi, what are you looking for?

Ligada nas DicasLigada nas Dicas

Gastronomia

Sai, gripe! Cinco alimentos para turbinar sua imunidade no frio

sai,-gripe!-cinco-alimentos-para-turbinar-sua-imunidade-no-frio

Os casos de gripe e infecções respiratórias costumam aumentar bastante em períodos de tempo frio. Isso porque, com temperaturas mais baixas, o ar mais seco e os locais mais fechados, o ambiente se torna perfeito para a circulação dos vírus.

Por isso, torna-se essencial manter o bom funcionamento do sistema imunológico, e uma das formas de fazer isso é tendo uma boa alimentação. Assim, com a ajuda da nutricionista Cyntia Maureen, separamos cinco alimentos que podem melhorar a imunidade e te ajudar a evitar e combater infecções.

Frutas cítricas

Laranja, kiwi, limão, tangerina, entre outras frutas cítricas são ótimas para a imunidade, pois são ricas em vitamina C. “A laranja ainda contribui no retardo do envelhecimento e prevenção da anemia, podendo ser consumida in natura ou até mesmo em sucos e geleias”, diz Cyntia.

Aveia

Fonte de fibras, a aveia também fortalece a imunidade. Além disso, ela também é rica em zinco, cobre, ferro, cálcio e magnésio, substâncias que trabalham na defesa do organismo. “É válido preparar os famosos bowls de frutas para uma refeição completa logo ao acordar”, sugere a nutricionista para quem quiser adicionar a aveia ao seu dia a dia.

Mel com própolis

Essa é uma dupla poderosa! O mel, que sozinho já é ótimo por ter características antimicrobianas, que atuam positivamente nas vias respiratórias, ao se juntar ao própolis é capaz de evitar infecções e inflamações. “O melhor do mel com própolis está em sua praticidade: vendido em pequenas embalagens, eles podem ser facilmente transportados para a rua, escola e trabalho”, comenta a especialista.

Castanha-do-Pará

Fonte de vitamina E, cálcio e magnésio, a castanha-do-pará também é ideal para o fortalecimento do sistema imunológico. E, segundo Cyntia, um pacote desse alimento ainda tem a vantagem de render muito. “Sua dose diária recomendada é entre uma e duas unidades. Ou seja, um pequeno pacote chega a durar uma semana em ambientes arejados”, explica.

Caldos e sopas quentes

Isso mesmo! Sua avó sempre teve razão quando te dava aquela sopinha à noite para melhorar os sintomas da gripe. Isso porque a temperatura desse alimento aumenta o fluxo de secreções nasais e contribui para o bem-estar de quem já está infectado.

“Abóbora com gengibre, feijão e o famoso caldo verde são ótimas opções de receitas para aqueles que estão se sentindo indispostos”, diz Cyntia. Além disso, ela recomenda caprichar no alho na hora do preparo, pois o tempero é rico em vitamina A e C, que vão favorecer o funcionamento do sistema imunológico.

Que tal um caldo verde com Gengibre? O Guia da Cozinha tem o passo a passo dessa receita:

Fonte: SportLife

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Lifestyle

Natural ou normal?!FreePik Quando nascemos, temos uma total aceitação do que somos… aos poucos, vamos tomando contato com impressões do meio externo sobre nós…...

Moda

Especialista explica como incorporar o brilho nos seus looks do dia a dia e transformá-los em produções fashion

Gastronomia

Conheça fatos interessantes e curiosidades sobre a pipoca, esse alimento tão amado por todos na hora de um cineminha

Lifestyle

Lixão do Atacama recebe primeiro desfile de moda para alertar sobre descarte incorreto de roupasMaurício Nahas A iniciativa faz alusão ao que o universo...