fique ligada!

Hi, what are you looking for?

Ligada nas DicasLigada nas Dicas

Moda

Quem tem caspa pode lavar o cabelo todos os dias? Médica responde

quem-tem-caspa-pode-lavar-o-cabelo-todos-os-dias?-medica-responde

É muito comum que pessoas com caspa fiquem na dúvida se devem ou não higienizar os fios todos os dias, com o medo de deixar o couro cabeludo muito sensível. No entanto, na maior parte dos casos, não há restrição quanto à frequência da lavagem dos cabelos, desde que a água não esteja muito quente. 

“A água quente pode remover excessivamente a oleosidade da pele, favorecendo o ressecamento, a descamação, a irritação e o efeito rebote. Por isso, contanto que a água esteja em temperatura morna ou fria, não há problema algum em tomar banho todos os dias e lavar os cabelos”, explica a dermatologista Cintia Guedes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

No caso da caspa, lavar o cabelo todos os dias pode, na verdade, ajudar a controlar o quadro. “Manter a frequência de lavagem do couro cabeludo é importante para que a oleosidade não aumente e favoreça a proliferação dos microrganismos envolvidos na dermatite seborreica”, afirma a especialista. 

Controle é essencial

A caspa é uma infecção caracterizada pela coceira e descamação do couro cabeludo provocada pela hiperprodução de oleosidade e pela colonização de fungos que habitam a região. Portanto, além da frequência dos banhos, também é preciso adotar outros cuidados para controlar a doença. 

“Ao higienizar os cabelos, opte pelo uso de shampoos neutros à base de extratos vegetais, como aloe vera e melaleuca. Já os produtos hidratantes, como condicionadores e máscaras, podem ser usados, desde que sejam aplicados apenas no comprimento dos fios para não agravar a oleosidade do couro cabeludo. No final, enxágue bem as madeixas para evitar o acúmulo de resíduos”, orienta Guedes. 

Ao sair do banho, seque bem os cabelos e evite dormir com os fios ainda molhados. “Mas cuidado com o uso de secadores, já que as altas temperaturas do equipamento podem piorar o quadro. O ideal é usar uma toalha, mas, se necessário, utilize o secador em temperaturas mais amenas e mantenha uma boa distância dos fios”, aconselha a médica. 

Além disso, atentar-se à dieta, evitando o consumo de alimentos ricos em açúcar e gordura, e controlar o estresse e a ansiedade também são fundamentais para não piorar a inflamação. Contudo, o mais importante é consultar um dermatologista para que ele avalie e prescreva um tratamento individual, de acordo com o caso.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Lifestyle

Natural ou normal?!FreePik Quando nascemos, temos uma total aceitação do que somos… aos poucos, vamos tomando contato com impressões do meio externo sobre nós…...

Moda

Especialista explica como incorporar o brilho nos seus looks do dia a dia e transformá-los em produções fashion

Gastronomia

Conheça fatos interessantes e curiosidades sobre a pipoca, esse alimento tão amado por todos na hora de um cineminha

Moda

Está em busca do que vestir no Lollapalooza? Inspire-se nestas ideias de looks para montar seu visual