fique ligada!

Hi, what are you looking for?

Ligada nas DicasLigada nas Dicas

Notícias

Minuto da Jake: atriz Jakelyne Oliveira usa o Instagram para falar sobre Síndrome de Down

minuto-da-jake:-atriz-jakelyne-oliveira-usa-o-instagram-para-falar-sobre-sindrome-de-down

Foto: Acervo pessoal
No Dia Internacional da Síndrome de Down, data tão importante para lembrar as necessidades das pessoas acometidas pela síndrome, entrevistamos a atriz e ex-Miss Brasil Jakelyne Oliveira, que criou em sua conta no Instagram o canal Minuto da Jake, onde ela fala sobre tudo o que é importante para que essas pessoas possam ter uma qualidade de vida melhor e mais saudável.
Jakelyne, que tem uma irmã com Síndrome de Down, a Geovanna, que completa 15 anos no próximo mês de maio, acreditada que usar uma linguagem simples nas redes para falar sobre o assunto é a forma mais fácil de ajudar aqueles que precisam de informação sobre o tema. “O objetivo deste projeto é trazer informações e conectar histórias de uma forma acessível e prática. Eu acredito que é fundamental promover a conscientização e conexão entre as pessoas, e que isso pode ser alcançado através da disseminação de informações e muita troca”, diz.

 

Ver essa foto no Instagram

 
Uma publicação compartilhada por Jakelyne Oliveira (@jaakelyne)

Para ela, os principais pontos a serem abordados são saúde e cuidados médicos, educação e desenvolvimento, inclusão social e o apoio familiar. “Considero esses pilares como base para a vida digna de qualquer pessoa. E para além disso, é importante lembrar que cada pessoa com Síndrome de Down é única e tem suas próprias necessidades e habilidades individuais. Por isso, é importante amplificar espaços e oportunidades para que as mesmas possam compartilhar suas próprias experiências e perspectivas.”
Leia a seguir a entrevista que Bazaar fez com Jakelyne.
Foto: Acervo pessoal
Como surgiu a ideia de fazer vídeos abordando a Síndrome de Down?
A ideia de criar o Minuto da Jake surgiu de uma vontade muito forte de compartilhar tudo o que eu aprendo diariamente sobre a Síndrome de Down e outras temáticas importantes. Como irmã da Geovanna, sei o quanto é importante ter acesso a informações claras e confiáveis sobre a condição, e senti que poderia ajudar outras pessoas compartilhando a nossa história e escutando outras. Além disso, percebi que muitas vezes as informações disponíveis sobre a Síndrome de Down eram muito complexas ou difíceis de compreender, o que pode ser desanimador e desmotivador para as famílias que acabam de receber o diagnóstico. Por isso, quis criar um espaço onde as informações pudessem ser transmitidas de forma mais simples e acessível, para que mais pessoas pudessem se sentir informadas, acolhidas e inspiradas. Tive a sorte de contar com o apoio da minha equipe e dos meus seguidores, que me incentivaram a criar o Minuto da Jake e me ajudaram a torná-lo uma realidade. E estou muito feliz com esse projeto.
Qual a periodicidade da divulgação?
Estamos soltando um episódio por semana, até o fim deste mês de março.
Foto: Acervo pessoal
Qual o objetivo desse projeto?
O objetivo deste projeto é trazer informações e conectar histórias de uma forma acessível e prática. Eu acredito que é fundamental promover a conscientização e conexão entre as pessoas, e que isso pode ser alcançado através da disseminação de informações e muita troca. Acho que a luta diária pela inclusão e valorização das diferenças é um assunto urgente e necessário, e sei o quanto é importante ter mais agentes de transformação engajados nessa causa. Quanto mais pessoas se unirem, mais efetivo será o trabalho em prol da inclusão e do respeito às diferenças, minhas redes sociais foram mais um canal para que isso fosse amplificado.

 

Ver essa foto no Instagram

 
Uma publicação compartilhada por Jakelyne Oliveira (@jaakelyne)

Esse projeto se estenderá ano adentro ou apenas agora no mês em que é lembrada a data?
Pretendemos abordar uma variedade de temas no Minuto da Jake. No que diz respeito à causa da Síndrome de Down, eu continuarei trazendo informações relevantes e compartilhando com o público que me segue. Ao longo do ano, acompanho diversos projetos incríveis, como o Instituto Mano Down, e a ideia é sempre ser um canal rápido e acessível de informações para aqueles que buscam mais sobre a Síndrome de Down e com isso ampliar os meus próprios conhecimentos também.
Quais são os principais temas a serem abordados dentro da temática Síndrome de Down?
São diversos os temas que podem ser abordados em relação a Síndrome de Down. Mas coloco como os principais a saúde e cuidados médicos, educação e desenvolvimento, inclusão social e o apoio familiar. Considero esses pilares como base para a vida digna de qualquer pessoa. E para além disso, é importante lembrar que cada pessoa com Síndrome de Down é única e tem suas próprias necessidades e habilidades individuais. Por isso, é importante amplificar espaços e oportunidades para que as mesmas possam compartilhar suas próprias experiências e perspectivas. Isso pode ajudar a enriquecer ainda mais as discussões e promover uma sociedade mais inclusiva e justa.
Foto: Acervo pessoal
Quantos anos tem sua irmã, Geovanna?
A Geovanna fará 15 anos em maio.
Acha que a qualidade de vida do Síndrome de Down melhorou com o passar dos anos?
Não tenho dúvidas, até comento sobre isso no segundo episódio do Minuto da Jake. Há 15 anos, durante uma consulta pediátrica da Geovanna, fiquei surpresa ao descobrir que pessoas com Síndrome de Down poderiam ter uma expectativa de vida menor devido a complicações cardíacas, entre outras. No entanto, graças aos avanços da medicina, tecnologia e principalmente ao acesso à informação, hoje é possível melhorar o desenvolvimento e a qualidade da vida dessas pessoas. Esses avanços incluem, por exemplo, tratamentos mais eficazes para condições médicas associadas à síndrome, assim como a disponibilidade de terapias e recursos educacionais adaptados para atender às necessidades individuais de cada pessoa. Ainda há muito trabalho a ser feito para garantir que todas as pessoas com Síndrome de Down tenham acesso a esses avanços, mas acho que estamos no caminho.
Foto: Acervo pessoal
Que atitudes podem e devem ser tomadas para facilitar a vida dessas pessoas?
Acho que antes de tudo, é de extrema importância continuar investindo em pesquisas, educação, políticas públicas e ações afirmativas para promover a inclusão e a qualidade de vida dessas pessoas.
O post Minuto da Jake: atriz Jakelyne Oliveira usa o Instagram para falar sobre Síndrome de Down apareceu primeiro em Harper’s Bazaar » Moda, beleza e estilo de vida em um só site.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Lifestyle

Natural ou normal?!FreePik Quando nascemos, temos uma total aceitação do que somos… aos poucos, vamos tomando contato com impressões do meio externo sobre nós…...

Moda

Especialista explica como incorporar o brilho nos seus looks do dia a dia e transformá-los em produções fashion

Gastronomia

Conheça fatos interessantes e curiosidades sobre a pipoca, esse alimento tão amado por todos na hora de um cineminha

Moda

Está em busca do que vestir no Lollapalooza? Inspire-se nestas ideias de looks para montar seu visual