fique ligada!

Hi, what are you looking for?

Ligada nas DicasLigada nas Dicas

Gastronomia

Mingau de aveia: conheça benefícios e aprenda uma receita deliciosa

mingau-de-aveia:-conheca-beneficios-e-aprenda-uma-receita-deliciosa

O mingau de aveia é um alimento saboroso que oferece diversos benefícios à saúde. A mistura é rica em fibras, que contribui para a saúde intestinal e melhora o controle da glicemia e do colesterol – o que previne doenças como diabetes e obesidade.

Porém, suas vantagens não param por aí. De acordo com a nutricionista Talitta Maciel, a aveia, ingrediente base do mingau, contribui para várias outras funções do organismo. Veja algumas a seguir:

Benefícios da aveia para a saúde

Previne a diabetes

Rica em fibras e com baixo índice glicêmico, a aveia ajuda a prevenir a diabetes e pode ser uma grande aliada das pessoas que possuem a doença. “As fibras se unem ao açúcar dos alimentos, controlando a sua liberação no sangue. Isso evita os picos de glicose, além de beneficiar a digestão do amido”, explica Talitta.

Melhora a disposição

Ao contrário de outros carboidratos simples, como massas e pães, a aveia é absorvida lentamente pelo organismo. Essa digestão gradativa fornece uma energia constante e mais duradoura para a realização de tarefas diárias e atividades físicas. 

Ajuda a emagrecer

Como a aveia é um alimento absorvido lentamente pelo organismo, além de evitar picos de glicose, ela também eleva a sensação de saciedade e evita que você sinta vontade de “beliscar” e furar a dieta. 

Combate o intestino preso

Segundo Talitta, a betaglucana – fibra solúvel presente na aveia – é responsável por formar uma espécie de camada viscosa no sistema digestivo e regularizar o trânsito intestinal. Já as fibras insolúveis, têm a função de aumentar o volume do bolo fecal, fator que também facilita o funcionamento do intestino.

Evita o colesterol ruim

As fibras solúveis presentes na aveia também desempenham importante papel no controle do colesterol. Além de facilitar o trânsito intestinal, a camada viscosa ainda reduz a absorção de colesterol dos outros alimentos ingeridos.

Receita de mingau de aveia delicioso

Para aproveitar todos esses benefícios, você pode introduzir o alimento no café da manhã ou no lanche da tarde, ou ainda, antes de dormir, já que a aveia também é fonte melatonina, um hormônio que ajuda a controlar o ciclo do sono. 

Por isso, a nutricionista Laís Murta separou o passo a passo de uma receita de mingau de aveia delicioso e super saudável para fazer em casa. 

Ingredientes:

200ml de leite de amêndoas ou de coco2 colheres de sopa (30g) de aveia1 banana madura1/2 dose de whey protein sabor chocolate

Modo de preparo:

Misture o leite com a aveia e leve ao microondas por 1 minuto. Adicione o whey protein e meia banana amassada. Na hora de servir, pique o restante da banana e coloque por cima do mingau. A adição de outras frutas, canela e amêndoas é opcional e totalmente saudável.

Fonte: Saúde em Dia

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Lifestyle

Natural ou normal?!FreePik Quando nascemos, temos uma total aceitação do que somos… aos poucos, vamos tomando contato com impressões do meio externo sobre nós…...

Gastronomia

Conheça fatos interessantes e curiosidades sobre a pipoca, esse alimento tão amado por todos na hora de um cineminha

Moda

Especialista explica como incorporar o brilho nos seus looks do dia a dia e transformá-los em produções fashion

Lifestyle

Lixão do Atacama recebe primeiro desfile de moda para alertar sobre descarte incorreto de roupasMaurício Nahas A iniciativa faz alusão ao que o universo...