fique ligada!

Hi, what are you looking for?

Ligada nas DicasLigada nas Dicas

Lifestyle

Kurotel: um lugar para desligar e religar o corpo e a mente

kurotel:-um-lugar-para-desligar-e-religar-o-corpo-e-a-mente

Kurotel – Foto: Divulgação
Existem os spas médicos (eficientes, porém com pouco ou nenhum charme), existem os spas da moda (charmosos, mas no geral pouco eficientes) e existe o Kurotel. Você provavelmente já ouviu falar deste hotel-spa instalado na charmosa Gramado, na serra Gaúcha, e que completou 40 anos no ano passado. Eu o colocaria em uma categoria à parte porque é tudo realmente muito diferente do que se vivencia ou experimenta em outros spas no País. O método Kur, que em alemão significa cura, é baseado em prevenção, com foco na vida saudável – física e emocional. Foi premiado muitas vezes como o Melhor SPA Médico das Américas.
Apesar do foco 100% médico, com especialistas das mais diversas áreas da medicina, você não vai se sentir no ambiente pouco acolhedor que costuma embalar espaços desse tipo. Pelo contrário. Todos os profissionais são extremamente calorosos da primeira à última consulta. Entre nutrólogos, clínicos gerais, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogo e um squad de enfermeiros altamente eficientes, você sempre será recebido e ouvido com muita atenção, mas, sobretudo, com muito calor humano.
Kurotel – Foto: Divulgação
Na minha primeira consulta, fui orientada a fazer um exame ultra moderno que avalia com extrema precisão a quantidade de gordura e de massa magra corporal. Apesar de estar na média em todos os parâmetros para a minha faixa etária, ouvi palavras de apoio e incentivo sempre dentro da realidade e das minhas possibilidades. “O ideal é que você emagreça devagar, um quilo ao mês, para uma perda de peso equilibrada e sem afetar a massa magra”, me disse a médica. Difícil ouvir isso nos dias de hoje, em que o mundo tem pressa! Foi como uma injeção de calma em uma ansiedade, de fato, descabida.
Para além da avaliação dos exames clínicos que podem ser feitos lá ou um pouco antes de ir para o spa, o programa alimentar focado sobretudo na desintoxicação (o cardápio natural e orgânico tem de tudo, exceto carne vermelha, gorduras e sódio) é pensado para otimizar a saúde. Com uma alta gastronomia premiada, as receitas são abundantes e em combinações inesperadas, como a moqueca de jacaré e a codorna recheada com couve e maçã. As sopas são lindas e leves, como o creme de cogumelos frescos. E as sobremesas? Até trufa de tâmara com cacau entrou no menu. Para todos os pratos, um carrinho carregado de molhos e temperos naturais plantados e colhidos no próprio hotel é oferecido. Lanches nos intervalos são permitidos dependendo da dieta. Mas, garanto, lá não se passa fome.
Kurotel – Foto: Divulgação
Até porque são tantas as atividades que é raro parar para pensar em comida. A manhã começa depois de um café da manhã com um shot detox, shake de sementes e fibras, pães caseiros integrais, queijos veganos e frutas. Uma caminhada pela cidade ou um pouquinho mais afastada, no lindo Lago Negro, completam a primeira etapa que se encerra com uma caminhada por um circuito com os pés na água extremamente gelada para ativar a circulação. Depois, aulas de ginástica das mais variadas e para todos os níveis. Fiquei encantada com os equipamentos de fitness, todos da italiana Technogym, de última geração. Aulas de dança, abdominal, musculação, hidro, yoga e meditação complementam o cardápio.
Depois do almoço, a tarde é reservada para os tratamentos mais estéticos e relaxantes, digamos assim. Há desde equipamentos como o Emsculpt para melhorar o tônus muscular, até massagens e drenagens linfáticas de vários tipos. Uma cadeira que simula shiatsu, outra que propõe a sensação de flutuar no espaço e um tanque de flutuação para não sentir o peso do corpo e relaxar a mente estão entre as opções. Meu tratamento preferido? O circuito das águas com imersões medicinais que passam por um banho de gelo e terminam com uma ducha de mel sobre o corpo (tudo feito com os cosméticos do próprio Kurotel, que criou a linha Kur My Home Spa, que tem de vela a sais de banhos passando pelo sérum noturno hidratante detox). Entre uma sessão e outra, há sempre tempo para se espreguiçar ao sol em meio ao barulhinho dos pássaros, com um chá gelado ou quente que pode ser encontrado a todo tempo no Kurotel.
Kurotel – Foto: Divulgação
O quarto com varanda e vista para a mata nativa também convida a um descanso no final da tarde, antes do jantar, onde os hóspedes são sempre recebidos (e isso em todas as refeições) pelo nome, com extrema simpatia, cuidado, gentileza e sorriso no rosto. Ponto para o hotel o fato de muitos deles estarem lá há mais de uma década. Ao final do jantar, há sempre uma atividade cultural, como música e talks. Na minha hospedagem, tive a sorte de participar de uma noite de autógrafos da influenciadora Claudia Bartelle, autora do livro “Muito Para Viver”, no qual narra sua batalha contra o câncer de mama.
Aliás, assim como Claudia, conheci muitos hóspedes do Kurotel que haviam terminado um processo de tratamento de doenças como o câncer e, para eles, a experiência no spa pode ser um divisor de águas para uma vida mais saudável e frugal, melhor receita para se combater doenças. Tive a oportunidade ainda de me consultar com a nutróloga e terapeuta cognitiva Mariela Silveira, uma das quatro filhas do fundador do método Kur e diretora médica do spa (todas trabalham em alguma área, mas apenas Mariela é médica). Com ela, aprendi o impacto da alimentação saudável para o organismo como um todo – e por que alguns suplementos são imprescindíveis nos dias de hoje, como vitaminas D e do complexo B.
Kurotel – Foto: Divulgação
Mariela também é uma entusiasta dos testes genéticos, muitos deles oferecidos no próprio hotel, como o que “desvenda” o bioma intestinal de cada um. Com base nessas informações, é possível direcionar melhor o tipo de alimentação que pode de fato reduzir as toxinas no organismo e melhorar a digestão e a absorção de nutrientes. O Metacheck, outro desses testes, identifica as melhores dietas e exercícios individualizados para redução de peso, com base no perfil genético.
Misto de tecnologia futurística de ponta e cuidados com o corpo que jamais deveriam ter ficado no passado, o Kurotel foi para mim um presente. Um começo para o agora. Impossível não voltar de lá com um desejo potente de uma vida melhor e mais saudável. Um lugar para entender que a pressa é desnecessária. E que tudo é uma questão de manter a mente quieta, o corpo em equilíbrio e o coração tranquilo.
O post Kurotel: um lugar para desligar e religar o corpo e a mente apareceu primeiro em Harper’s Bazaar » Moda, beleza e estilo de vida em um só site.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Lifestyle

Natural ou normal?!FreePik Quando nascemos, temos uma total aceitação do que somos… aos poucos, vamos tomando contato com impressões do meio externo sobre nós…...

Gastronomia

Conheça fatos interessantes e curiosidades sobre a pipoca, esse alimento tão amado por todos na hora de um cineminha

Moda

Especialista explica como incorporar o brilho nos seus looks do dia a dia e transformá-los em produções fashion

Lifestyle

Lixão do Atacama recebe primeiro desfile de moda para alertar sobre descarte incorreto de roupasMaurício Nahas A iniciativa faz alusão ao que o universo...