fique ligada!

Hi, what are you looking for?

Ligada nas DicasLigada nas Dicas

Notícias

Karen Couto – Produção é segunda livre

karen-couto-–-producao-e-segunda-livre

Georgia May Jagger para a Harper’s Bazaar – Foto: Arquivo Harper’s Bazaar
Nunca curti tanto escrever sobre um tema, um dos meus preferidos. Se tem um dia que amo fazer nada é segunda. Um ode ao ócio criativo. Fazer NADA para muito realizar. Um dia a ser valorizado, gozado e não arrastado e sofrido especialmente se você se atormenta com a ansiedade dominical pré-semanal.
Já pensou o Dia do Trabalho celebrado semanalmente? Para organizar-se, metalmente e/ou na prática, e produzir infinitamente mais e melhor?
Há umas semanas, “deu” em “O Globo”: “Se você se sente desmotivado ao fim de todo domingo por conta do retorno ao trabalho, saiba que as suas segundas podem se tornar um pouco menos dolorosas. Viralizou no TikTok uma nova forma de encarar o início da semana, com menos estresse.
A chamada “segunda-feira mínima” – ou bare minimum monday, em inglês – foi a alternativa encontrada pelos trabalhadores para diminuir a ansiedade e melhorar a produtividade. Eles reduzem o ritmo na segunda, com menos tarefas, alguns intervalos para autocuidado e postergam o começo do expediente. O movimento viralizou a partir de vídeos postados no TikTok por Marisa Jo Mayes. Ela vive no Arizona, nos EUA, e tem quase 155 mil seguidores no aplicativo. Na rede, ela compartilha vídeos sobre sua rotina após adotar a “segunda-feira mínima”.
Quantos de vocês concordam?
Enfim, em uma dessas publicações, Marisa explicou que aderiu ao movimento porque não gostava da relação que tinha com a segunda-feira. “Agora, usa esse dia para trabalhar pouco, descansar e arrumar a casa. A hashtag “bareminimummonday” alcançou mais de 2 milhões de visualizações no TikTok. Eliane Leite, professora da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica no Rio (IAG/PUC-Rio) e coordenadora do MBA em recursos humanos, explica que medidas como essas partem do princípio que saúde humana e saúde organizacional precisam coexistir.”
Qual a sua opinião sobre a jornada semanal de quatro dias de trabalho que já começou a ser efetivamente implementada em algumas empresas? Particularmente, não vejo motivação maior para trabalhar a todo vapor durante os demais dias.
No livro de minha autoria, “Você Pode Ser Mais Feliz Comendo” dedico um capítulo inteiro aos alimentos antiestresse. Porque, enquanto a segunda-feira mínima não é institucionalizada, bora prevenir o esgotamento da glândula adrenal e o aumento do cortisol – hormônio relacionado ao estresse, com alimentos parceiros da nossa paz de espírito:
1. Abacate, especialmente pós-treino (eu espero que você já tenha se tocado que treinar é uma necessidade, como qualquer outra higiene diária!);
2. Aipo, pré-treino no seu suco vivo pode ser fantástico pois ajuda a liberar ácido úrico das articulações;
3. Frutas vermelhas, como a amora e a ameixa, por exemplo. A amora é meu amor! Ela é anti-inflamatória e combate o envelhecimento precoce, e a ameixa também riquíssima em antioxidantes e uma das maiores amigas do intestino (e dos neurotransmissores relacionados ao bem-estar nele produzidos);
4. Frutas cítricas, aposte nesse mega-antioxidante (mas cuidado se você sofre com questões renais);
5. Sementes de girassol: ajudam a combater câncer, pressão alta e colesterol ruim;
6. Tâmara, intestino feliz – combate os vermes, é bactericida e possui efeito laxativo;
7. Pepino, diurético, hidratante e refrescante;
8. Repolho (especialmente o roxo), antiviral, bactericida e antioxidante;
9. Sementes de gergelim, aliadas contra o colesterol, riquíssimas em cálcio e tonificam os rins;
10. Folhas verde-escuras, detox e alto poder antioxidante;
11. Aspargo, poucas calorias, detox e parceiro do sistema imunológico;
12. Banana, ajuda a produzir a famosa e já mencionada serotonina. Ótima no pré e pós-treino; 1
3. Arroz integral, ajuda a reduzir o colesterol e ajuda o corpo a liberar serotonina (neurotransmissor relacionado ao bem-estar);
14. Amêndoas, rica em ômegas e fortalece o sistema imunológico.
No livro você encontra uma listagem maior e, querendo saber mais, me aciona lá no insta @karendocouto que eu te conto.
Feliz Dia do Trabalho no maior relax e numa boa!
Fonte: “Você Pode Ser Mais Feliz Comendo”, editora Integrare. Compra online ou nas grandes livrarias.
O post Karen Couto – Produção é segunda livre apareceu primeiro em Harper’s Bazaar » Moda, beleza e estilo de vida em um só site.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Lifestyle

Natural ou normal?!FreePik Quando nascemos, temos uma total aceitação do que somos… aos poucos, vamos tomando contato com impressões do meio externo sobre nós…...

Gastronomia

Conheça fatos interessantes e curiosidades sobre a pipoca, esse alimento tão amado por todos na hora de um cineminha

Moda

Especialista explica como incorporar o brilho nos seus looks do dia a dia e transformá-los em produções fashion

Lifestyle

Lixão do Atacama recebe primeiro desfile de moda para alertar sobre descarte incorreto de roupasMaurício Nahas A iniciativa faz alusão ao que o universo...