fique ligada!

Hi, what are you looking for?

Ligada nas DicasLigada nas Dicas

Moda

Jet lag? Dicas para quem vai enfrentar a mudança de fuso horário nas férias

jet-lag?-dicas-para-quem-vai-enfrentar-a-mudanca-de-fuso-horario-nas-ferias

O mês de julho é uma brecha encontrada por muitos para realizar viagens em família e os destinos favoritos são os internacionais. No entanto, existe um detalhe em meio a tudo isso que acaba passando despercebido: o jet lag.

Para quem não conhece, essa é uma expressão utilizada para descrever o estresse e alguns outros efeitos psicológicos que uma pessoa pode sofrer devido à mudança de fuso horário entre viagens longas.

Esses são reflexos temporários, mas que podem durar alguns dias. Além disso, o jet lag também é influenciado por fatores como a quantidade de fuso horário atravessados e a duração da viagem ou o horário de chegada ao destino. A maneira como os sintomas se apresentam pode variar de pessoa para pessoa por conta do organismo e de sua capacidade de adaptação à nova rotina.

A grande questão é que o jet lag pode atrapalhar e até estragar o roteiro da viagem. Então para te ajudar, convidamos a influenciadora digital Renata Porto, que já viajou para 46 países e sabe de dicas preciosas sobre como enfrentar esse distúrbio.

Faça um planejamento pré-viagem

Baseada em sua própria experiência, Renata explica que antes de viajar ela faz questão de pesquisar qual é o fuso horário do destino e vai, aos poucos, ajustando seu “relógio interno” alguns dias antes. “Para isso, procuro dormir mais cedo ou mais tarde, de acordo com o horário local do destino”, informa.

Beba água

Esse é um passo importante para evitar os efeitos do jet lag, pois a desidratação é um dos fatores que pioram os sintomas. Por isso, é importante beber água antes, durante e após o voo, tudo bem?

Opte por refeições leves

A influenciadora também opta por evitar alimentos mais pesados ou gordurosos, assim como a ingestão de cafeína e bebidas alcoólicas durante o voo.

Faça exercícios durante o voo

Exercícios simples como a caminhada e os alongamentos já fazem bastante diferença, por ajudarem a evitar a má circulação.

Descanse o máximo possível

“Tente dormir durante o voo para ajustar seu corpo ao novo fuso horário. Alguns itens podem ajudar, como almofada de pescoço, tampões de ouvido e máscara para dormir, principalmente se for um voo durante o dia”, diz Renata.

Para quem tem dificuldades em dormir durante a viagem, a recomendação é investir em cochilos. “Pausas de 20 minutos já serão suficientes para ajudar a combater o cansaço e a fadiga do jet lag, além de ajudar a entrar no ritmo do fuso horário local”.

Aproveite o dia!

Por último, mas não menos importante: caso chegue ao destino ainda com o sol raiando, aproveite para se expor a ele! A luz natural ajuda a reduzir os efeitos do jet lag, além de fazer bem para a saúde.

Cada organismo é diferente

Ainda que as dicas dadas pela especialista em viagens ajude, é importante lembrar de alguns pontos sobre o jet lag. “É importante reforçar que cada pessoa é única, assim como cada viagem. Portanto, os reflexos também serão”, conclui a influencer.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Lifestyle

Natural ou normal?!FreePik Quando nascemos, temos uma total aceitação do que somos… aos poucos, vamos tomando contato com impressões do meio externo sobre nós…...

Gastronomia

Conheça fatos interessantes e curiosidades sobre a pipoca, esse alimento tão amado por todos na hora de um cineminha

Moda

Especialista explica como incorporar o brilho nos seus looks do dia a dia e transformá-los em produções fashion

Lifestyle

Lixão do Atacama recebe primeiro desfile de moda para alertar sobre descarte incorreto de roupasMaurício Nahas A iniciativa faz alusão ao que o universo...