A intensidade das criações de Iris Van Herpen jamais passam despercebidas e, nesta temporada, a designer usou a força de suas peças, aliada a uma impactante performance, para dar visibilidade a uma atual discussão de extrema importância. Com uma coreografia criada e executada pela mergulhadora Julie Gautier, a apresentação aborda a luta de mulheres do Irã contra legislações que restringem sua liberdade.
SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM
Os movimentos que buscam emancipação, os obstáculos criados pelas próprias roupas e o grito submerso representam a batalha das iranianas contra os estritos códigos de vestimenta e comportamento impostos a elas – e as brutais penalidades a quem se posiciona de forma contrária.
Em entrevista ao site WWD, a designer afirma que todos têm direito à sua própria beleza. “Se você tira isso, você tira a voz de alguém. É realmente uma abordagem feminista, para mostrar a força das mulheres”, completa.
Foto: Divulgação
As peças esculturais da marca são perfeitas para criar a intensidade pedida pelo tema. Os modelos recortados à laser ganham mais movimento com as faixas de seda. O degradê dos materiais se mistura ao movimento da água – mas a designer promete que as peças têm o mesmo movimento fora da gigante piscina em que foram registradas.
Entre os materiais utilizados, Iris Van Herpen apostou em vidro, silicone, borracha, renda de metal, limalha de ferro, resina e, pela primeira vez, cabelo. O resultado final são as peças com uma pegada extraterrestre que conquista todos os que veem o seu trabalho: força e delicadeza, artesanato e modernidade, ousadia e classe em um mesmo visual.
Veja os looks do verão 2023 na galeria:

O post Iris Van Herpen apresenta verão 2023 embaixo d’água apareceu primeiro em Harper’s Bazaar » Moda, beleza e estilo de vida em um só site.