fique ligada!

Hi, what are you looking for?

Ligada nas DicasLigada nas Dicas

Moda

Está com problemas na pele? Pode ser culpa do estresse!

esta-com-problemas-na-pele?-pode-ser-culpa-do-estresse!

Sabe quando você fica muito nervosa e automaticamente começa a suar ou corar? Pois é! Isso acontece, basicamente, porque há uma grande conexão entre a nossa pele e o nosso cérebro. Mas ela vai muito além desses pequenos efeitos, como rubor ou o suor momentâneo, viu?

Por isso, quando atingimos um nível de estresse muito grande no nosso dia a dia, isso pode se refletir na pele. Nosso rosto pode parecer mais cansado, com o surgimento de olheiras e bolsas embaixo dos olhos. Além disso, a flacidez e as marquinhas de expressão também podem ser intensificadas pelo estresse mental.

E, justamente por esse ser um problema bastante comum, que costuma incomodar bastante, especialmente aquelas que gostam de ter um cuidado maior com a pele, trouxemos 3 efeitos do estresse na pele, além de dicas para amenizar o problema, tudo separado pela marca Puravida.

Efeitos do estresse na pele

Os efeitos do estresse na nossa pele são vários, por conta da conexão cérebro-pele. Alguns dos principais são:

Envelhecimento: Um dos maiores medos de muitas pessoas quando falamos da pele é o envelhecimento precoce e esse é um grande motivo para tomar cuidado com as consequências de um dia a dia muito estressante na pele. Afinal, quando os níveis de cortisol ficam cronicamente aumentados, isso causa uma atrofia muscular, redução de fibroblastos e diminuição de colágeno, envelhecendo a pele.

Acne com frequência: Não pense que a acne só afeta adolescentes, hein? Na verdade, esse problema também pode acometer jovens e adultos de diferentes faixas etárias, e um dos fatores que aumentam a probabilidade disso é justamente o estresse.

Estímulo de células pró-inflamatórias: Segundo um artigo publicado no The Journal of Investigative Dermatology, em 2016, o estresse pode fazer com que aumente a produção de cortisol e catecolaminas. O problema é que isso estimula as células pró-inflamatórias, como os mastócitos, que contribuem diretamente para várias condições da pele, incluindo a coceira.

Como diminuir o problema?

Caso você perceba que o estresse está influenciando na saúde ou na beleza da sua pele, o primeiro passo é buscar um dermatologista. Afinal, somente um especialista vai poder realmente te dizer se é esse mesmo o problema e te orientar sobre como proceder daí em diante.

Porém, uma dica que costuma valer para todos os casos e, inclusive, ajuda na saúde no geral também, é adotar hábitos de vida mais saudáveis. Ou seja, é interessante começar a ter uma dieta equilibrada e uma rotina de exercícios, já que esses hábitos ajudam a regular os hormônios do estresse no corpo e, consequentemente, vão ajudar nos problemas na pele que estejam ligados a isso.

Fonte: TodaTeen

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Lifestyle

Natural ou normal?!FreePik Quando nascemos, temos uma total aceitação do que somos… aos poucos, vamos tomando contato com impressões do meio externo sobre nós…...

Gastronomia

Conheça fatos interessantes e curiosidades sobre a pipoca, esse alimento tão amado por todos na hora de um cineminha

Moda

Especialista explica como incorporar o brilho nos seus looks do dia a dia e transformá-los em produções fashion

Lifestyle

Lixão do Atacama recebe primeiro desfile de moda para alertar sobre descarte incorreto de roupasMaurício Nahas A iniciativa faz alusão ao que o universo...