fique ligada!

Hi, what are you looking for?

Ligada nas DicasLigada nas Dicas

Moda

É caspa ou dermatite? Entenda os sintomas e as diferenças entre elas

e-caspa-ou-dermatite?-entenda-os-sintomas-e-as-diferencas-entre-elas

A caspa é um problema comum que causa descamação principalmente no couro cabeludo, resultando em flocos brancos e visíveis formados por células mortas. No entanto, existe também a dermatite seborreica, que por ter sintomas parecidos com a caspa, pode ser confundida com a condição e tratada de forma inadequada. 

“A caspa é uma descamação que ocorre no couro cabeludo e geralmente está associada a proliferação de fungos. Então, podemos dizer que é um tipo de micose. Já a dermatite seborreica é uma alteração inflamatória crônica causada por distúrbios na produção de sebo que também provoca descamação. As placas são geralmente maiores, oleosas, amareladas e ficam mais aderidas à base dos fios, não se soltando com facilidade”, explica a cientista Jack Alecrim. 

De acordo com ela, a dermatite se manifesta não apenas no couro cabeludo, mas também em regiões próximas ao rosto, como sobrancelhas, a região atrás das orelhas e a zona T da face. “Outros tipos de descamação associados a quadros de alergias, psoríase e ressecamento do couro cabeludo, por exemplo, podem ser confundidos com caspa. Por isso, o diagnóstico de um especialista é fundamental para identificar corretamente cada caso”, completa. 

Tratamento

Embora ainda não exista uma cura definitiva para ambas as condições, é possível controlá-las a partir de cuidados específicos. Segundo Alecrim, o tratamento para a caspa é transitório e envolve antifúngicos, enquanto para a dermatite seborreica é contínuo e pode exigir o uso de corticóides tópicos e até medicação oral. 

“Hoje temos disponíveis formulações de uso diário especialmente desenvolvidas para manter o cabelo saudável, o que é fundamental para controlar condições como a caspa e a dermatite seborreica, além de evitar quadros de queda de cabelo e melhorar a saúde e crescimento dos fios”, conclui. 

Incidência no inverno

O inverno pode dificultar o controle da dermatite seborreica e favorecer quadros de caspa devido a diminuição da frequência de higienização dos cabelos, banho quente e da maior demora na secagem natural dos fios.

“Tudo isso faz com que o couro cabeludo fique mais oleoso e úmido, o que favorece inclusive a proliferação de fungos”, alerta. Sendo assim, tente lavar os cabelos com frequência para evitar a oleosidade. Atente-se também à temperatura da água. Opte pelo banho morno ou frio e seque muito bem os fios após a lavagem.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Lifestyle

Natural ou normal?!FreePik Quando nascemos, temos uma total aceitação do que somos… aos poucos, vamos tomando contato com impressões do meio externo sobre nós…...

Moda

Especialista explica como incorporar o brilho nos seus looks do dia a dia e transformá-los em produções fashion

Gastronomia

Conheça fatos interessantes e curiosidades sobre a pipoca, esse alimento tão amado por todos na hora de um cineminha

Lifestyle

Lixão do Atacama recebe primeiro desfile de moda para alertar sobre descarte incorreto de roupasMaurício Nahas A iniciativa faz alusão ao que o universo...