Dior Men, outono-inverno 2023 (Créditos: Divulgação)

Era mesmo Olivier Flaviano, na Place de la Concorde, comandando a lista de convidados para o desfile de inverno 2023 da Dior? Se a presença do diretor da Galerie Dior, na porta da apresentação e em meio ao frenesi da semana de moda de Paris, sugeria algum tipo de mensagem, era a de que o show seria um mergulho na história. E foi.

Para a coleção masculina de outono-inverno 2023 da maison, Kim Jones revisitou um momento de transição: a primeira coleção de Yves Saint Laurent como diretor-criativo da Dior, em 1958 – e que logo completa 65 anos, em 30 de janeiro. Aos 21 anos de idade, poucos meses depois da morte do mentor, o “pequeno príncipe da moda” revelou uma elegância jovial que, agora, inspira a nova coleção da marca.

Os principais códigos da estreia de Yves, mais de seis décadas atrás, estão de volta. As alfaiatarias com linhas suaves (longe da silhueta comprimida criada por monsieur Dior), as paletas espiritualmente profundas e o flerte com a masculinidade que invade o universo feminino. Dessa vez, foi o contrário. A delicadeza é quem encontrou lugar dentro do espírito mais reservado da moda masculina. O movimento das peças foi o testemunho ao dinamismo revivido do anos Saint Laurent. Saias e fitas, alfaiatarias fluídas e braços livres de mangas dão o tom da leveza que dominou a coleção.

Na sala de desfile, clima de paz e poesia orquestrado pelas vozes de Gwendoline Christie e Robert Pattinson lendo trechos de T.S. Eliot: “Abril é o mais cruel dos meses…”. A calma só passou com o final do evento quando, além dos aplausos dos convidados, haviam os gritos da multidão de espectadores que, no frio de 2ºC, se juntaram para ver as celebridades. Naomi Campbell e Olivier Rousteing, da Balmain, estavam lá, mas não desviaram os olhares da plateia fixada nas estrelas coreanas que prolongaram o buzz do evento até muito depois do desfile acabar.
O post Dior se inspira nas criações de Yves Saint Laurent para desfile poético em Paris apareceu primeiro em Harper’s Bazaar » Moda, beleza e estilo de vida em um só site.