fique ligada!

Hi, what are you looking for?

Ligada nas DicasLigada nas Dicas

Notícias

Dia Mundial do Jeans: uma paixão dos brasileiros

dia-mundial-do-jeans:-uma-paixao-dos-brasileiros

À La Garçonne – Foto: Divulgação
Se o biquíni é caso sério brasileiro, o jeans é seu affair mais famoso. Quiçá, até seu mais escandaloso. Na história da moda, surgiu ainda no século 19 (em 2023, comemora 150 anos desde que surgiu com a icônica etiqueta da Levi’s) e, nos “anos azuis” – como a década de 1980 ficou apelidada por aqui – o denim começou casos de amor e guerras: os modelos Fiorucci acenderam paixões eletrizantes, enquanto a rixa entre a Zoomp e a Forum, de Tufi Duek, marcou um momento belicoso na história da moda nacional. Pela democracia ou pela rebeldia, é a chama índigo do jeans quem queima nesse Brasil, País de brasa quente, quentíssima – e ainda dizem que azul é cor fria!

Another Place – Foto: Divulgação
Quando essa faísca surgiu, o palheiro tropical era caótico. Com um pouco do minimalismo japonês e a praticidade dos yuppies, e muito da anarquia punk e da naturalidade New Age, o jeans floresceu rápido debaixo da linha do Equador. O prêt-à-porter nacional agitava o guarda-roupa brasileiro, para o horror de costureiros como Dener, Esper e Castellana. Nem mesmo todo o glamour disco de Markito conseguiu segurar a onda azul que chegou para dar um “caldo” nos “surfistas” fashion tropicais.
Ateliê Vou Assim – Foto: Divulgação
Nas novelas, os jeans Staroup voavam das telas direto para as ruas e campanhas publicitárias, que logo se encheram de índigo blue. Em 1981, até Clodovil Hernandes entrou na roda e lançou sua própria linha denim, anunciando tudo com a imagem de um cacho de bananas cobertas de tecido azul. No slogan, “jeans sabor Brasil”. Que sabor é esse? De juventude e velhice, tudo junto e misturado.
Dendezeiro – Foto: Divulgação
Nas temporadas recentes, foi ele mesmo, o jeans, o assunto do momento. No imaginário popular nacional moderno, as iterações são várias. Na Ellus, por exemplo, a coleção de comemoração dos 50 anos da marca, em novembro passado, veio cheio de shapes e lavagens prontinhos para agradar dos gostos mais clássicos aos mais avant-garde, como a Gen-Z bem gosta. Na passarela, Jade Picon e Fernando Casablancas (cover boy da edição de estreia da Harper’s Bazaar Man brasileira), estavam de prova. Sob o comando de Adriana Bozon, o tecido era até assinado: a Vicunha, empresa brasileira especializada em jeans desde 1967, forneceu o material.
Ellus – Foto: Divulgação
Ronaldo Silvestre e a marca Martins, do estilista Tom Martins, seguiram no mesmo ritmo, levando o visual para suas próprias coleções com o apoio da Santista, uma das maiores produtoras de denim brasileiro, fundada em 1929.

Com a filosofia de incentivar a criatividade, não é difícil encontrar seus frutos espalhados pelas passarelas de outros designers novos da cena nacional, como Mônica Anjos, Álex Santos, Vinicius dos Neves, Jorge Feitosa, Guilherme Amorim… Resultado? Denim galore!
Greg Joey – Foto: Divulgação
O fascínio com o tecido, afinal, já é vintage. Em 1982, surgiu a Associação Brasileira do Jeans e a década assistiu ao boom do blue, com uma lista cheia de “gênios”, da Soft Machine, Mac Chad e Staroup à Gledson, Zoomp, Fiorucci e Forum.
Led – Foto: Divulgação
Hoje, o tabuleiro virou e os bispos são outros: Bold Strap, À La Garçonne, Another Place, Dendezeiro, Led… e enquanto a calça (no máximo a jaqueta) era quem assumia todo o protagonismo do estilo lá atrás, o visual agora é multifacetado.
Monica Anjos – Foto: Divulgação
Nas últimas coleções, veio em tudo e para todos: shorts, saias, corpetes, coletes, blazers e até maiôs. Para o denim, a única resposta virou “sim, sim, sim!”.
X Brand – Foto: Divulgação
O post Dia Mundial do Jeans: uma paixão dos brasileiros apareceu primeiro em Harper’s Bazaar » Moda, beleza e estilo de vida em um só site.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Lifestyle

Natural ou normal?!FreePik Quando nascemos, temos uma total aceitação do que somos… aos poucos, vamos tomando contato com impressões do meio externo sobre nós…...

Gastronomia

Conheça fatos interessantes e curiosidades sobre a pipoca, esse alimento tão amado por todos na hora de um cineminha

Moda

Especialista explica como incorporar o brilho nos seus looks do dia a dia e transformá-los em produções fashion

Lifestyle

Lixão do Atacama recebe primeiro desfile de moda para alertar sobre descarte incorreto de roupasMaurício Nahas A iniciativa faz alusão ao que o universo...