fique ligada!

Hi, what are you looking for?

Ligada nas DicasLigada nas Dicas

Gastronomia

Dia do Ceviche: conheça sua história e aprenda uma receita deliciosa

dia-do-ceviche:-conheca-sua-historia-e-aprenda-uma-receita-deliciosa

Nesta quarta-feira (28), comemora-se o Dia do Ceviche, um dos pratos mais conhecidos da culinária peruana. A receita é baseada em peixe cru ou camarão marinado em suco de limão, ou lima ou outro cítrico. 

Por ser um prato leve, é ideal para ser servido como aperitivo. Além disso, permite diversos tipos de acompanhamentos e temperos, para agradar os mais diferentes paladares. A seguir, você confere sua história e uma receita deliciosa de ceviche peruano para fazer em casa. 

História do ceviche

A história do ceviche remonta a épocas pré-colombianas. Anteriormente à colonização, já se comiam peixes crus temperados com ají na região que depois viria a se tornar o Peru.

Os antigos nativos consumiam o peixe, muitas vezes, ainda vivo, logo após ou ainda em meio à pescaria, um hábito que se mantém em boa parte das comunidades pesqueiras de toda a costa do Pacífico.

Depois, com a colonização espanhola, os peixes crus passaram a ser marinados em sucos cítricos. Também foram acrescentados dois elementos importantes à receita: o limão e a naranja agria ou laranja azeda, assim como a cebola, outro ingrediente essencial ao ceviche.

Receita de ceviche clássico peruano

Tempo de preparo: 30 minutos

Rendimento: 2 porções

Ingredientes:

Milho cozido

1 espiga de milho½ litros de água1 pitada de sal

Batata-doce cozida

1 batata-doce½ litros de água1 pitada de sal

Ceviche

280 g de peixe branco1 colher (café) de sal¼ de pimenta dedo-de-moça cortada em rodelas bem finas2 pedras de gelo⅓ de xícara (chá) de suco de limão¼ de cebola roxa cortada em plumas6 folhas de coentro picadas

Modo de preparo:

Milho cozido

Corte a espiga de milho em rodelas e cozinhe-as em água com uma pitada de sal por cerca de 20 minutos. Tire-as do fogo, escorra e reserve.

Batata-doce cozida

Descasque a batata-doce e corte-a em bastões. Coloque-os em uma panela com água fria e com uma pitada de sal. Leve ao fogo e, quando a água começar a ferver, deixe cozinhar por mais 10 minutos. Tire do fogo, escorra e reserve.

Ceviche

Corte o peixe em cubos de aproximadamente dois centímetros e coloque-os em uma tigela grande. Adicione o sal e a pimenta dedo-de-moça e misture bem. Depois junte o gelo e o suco de limão para começar o processo de cocção. Acrescente a cebola e o coentro e mexa continuamente por 4 minutos. Prove e adicione um pouco de água, se necessário, para equilibrar a acidez. Por último, acerte o sal. Então, sirva com os bastões de batata-doce e as rodelas de milho.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Lifestyle

Natural ou normal?!FreePik Quando nascemos, temos uma total aceitação do que somos… aos poucos, vamos tomando contato com impressões do meio externo sobre nós…...

Moda

Especialista explica como incorporar o brilho nos seus looks do dia a dia e transformá-los em produções fashion

Gastronomia

Conheça fatos interessantes e curiosidades sobre a pipoca, esse alimento tão amado por todos na hora de um cineminha

Moda

Está em busca do que vestir no Lollapalooza? Inspire-se nestas ideias de looks para montar seu visual