fique ligada!

Hi, what are you looking for?

Ligada nas DicasLigada nas Dicas

Notícias

Criatividade surreal: a moda entre o casual e a fantasia

criatividade-surreal:-a-moda-entre-o-casual-e-a-fantasia

Arte: Harper’s Bazaar Brasil
Por Ale Farah
Em um mundo tão diverso, onde todo mundo é e veste, ou deveria ser e vestir, o que deseja e gosta, falar em tendência é algo que pode parecer retrógrado e careta. Mas, podemos apontar caminhos em comum já que estamos todos, guardadas as diferenças sociais e geográficas, vivendo diante da mesma realidade planetária. Para 2023, com base nos fatos e não em previsões, o que deve vir por aí em moda e tecnologia.
Moda: foco na realidade, mas a fantasia não vai ser abandonada
Ucrânia, crise climática, carência, violência, recessão mundial. Trabalhar em sintonia com a realidade das ruas, das artes, da política é o foco de Miuccia Prada e Raf Simons, em 2023. O mundo da moda foi aberto oficialmente em janeiro com os desfiles masculinos na Itália. Em Milão, a Prada mostrou looks simples e utilitários, que incluem alfaiataria minimalista, bolsas que já vem com garrafas de água, casacos e calças sem excessos.
Após a apresentação, Miuccia deu entrevista dizendo que Raf Simons e ela fizeram roupas para dar “conforto, segurança e proteção” – necessidades de seus consumidores nos dias atuais. “Esta coleção é a nossa reação ao mundo lá fora que vive um momento histórico complicado. Trabalhamos com honestidade na criação de peças úteis para pessoas, criamos uma moda com significado e sentido. Esse é o valor da moda hoje”, complementa. Ou seja, o mundo já está doido demais, as roupas devem facilitar a vida.
E por falar em valor, a categoria de athleisure – roupas feitas para práticas de esportes e uso em geral – continua sendo a que mais cresce na moda. As marcas com foco nessa categoria valorizaram 53% em 2021 e as de luxo tiveram uma valorização de 34%, segundo a Kantar Ibope Media.
Mesmo com Alessandro Michele (e seu mundo onde todos os tipos de corpos e gêneros são valorizados) tendo deixado a direção criativa da Gucci, que desfilou sem ele em janeiro uma coleção masculina muito simples, o escapismo continua sendo uma característica da moda atual, com marcas como Schiaparelli explodindo em criatividade surreal. “Acredito que o varejo de moda vai se organizar nos próximos anos menos entre o feminino e o masculino, o jovem e o adulto, e mais entre o casual e a fantasia”, diz Dudu Bertholini, stylist e comunicador de moda. Para ele, independente de estilo de vida e de corpo, teremos nossos momentos de conforto e praticidade e outro de sonho e alta criatividade estética.
Tecnologia: o avanço dos bots
Claro, a gente já ouviu falar em NFT (token não fungível) e metaverso, tecnologias que devem crescer muito no futuro. Mas o que já está disponível hoje e é considerado outro degrau na evolução da inteligência artificial é o ChatGPT, um bot muito evoluído.
Lançado no final do ano passado por uma empresa de Elon Musk e ainda em fase beta, o ChatGPT funciona com uma interface parecida com a do Google avançado. Ao entrar no site chat.openai.com, você escreve na caixinha o comando. Qualquer pedido é aceito, por exemplo: “Quais os números de desmatamento da Amazônia?” ou “Qual a história da alta-costura?”. Diferente do Google, o ChatGPT te devolve, não uma lista de links relacionados à sua pesquisa, mas a resposta pronta, em texto. Até mesmo roteiros e projetos ele faz.
Perguntei a ele “como o ChatGPT pode ajudar a moda?” e ele me respondeu: “Gerar conteúdo criativo para descrições de produtos; títulos, postagens em blog e redes sociais; criação de anúncios eficazes, atendimento ao cliente; criação de modelos, roupas e acessórios”. Esta última função deve acontecer em uma próxima versão do programa, já que a atual tem texto mas não imagem. Imagina só o que vem por aí?
O post Criatividade surreal: a moda entre o casual e a fantasia apareceu primeiro em Harper’s Bazaar » Moda, beleza e estilo de vida em um só site.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Lifestyle

Natural ou normal?!FreePik Quando nascemos, temos uma total aceitação do que somos… aos poucos, vamos tomando contato com impressões do meio externo sobre nós…...

Gastronomia

Conheça fatos interessantes e curiosidades sobre a pipoca, esse alimento tão amado por todos na hora de um cineminha

Moda

Especialista explica como incorporar o brilho nos seus looks do dia a dia e transformá-los em produções fashion

Lifestyle

Lixão do Atacama recebe primeiro desfile de moda para alertar sobre descarte incorreto de roupasMaurício Nahas A iniciativa faz alusão ao que o universo...