fique ligada!

Hi, what are you looking for?

Ligada nas DicasLigada nas Dicas

Notícias

Como o figurino de “Air: A História por Trás do Logo” ajuda a contar uma história

como-o-figurino-de-“air:-a-historia-por-tras-do-logo”-ajuda-a-contar-uma-historia

Foto: Divulgação
O figurino é um fator essencial na hora de contar uma história em uma produção audiovisual – ainda mais quando essa produção tem como tema um assunto relacionado à moda. É o caso de “Air: A História por Trás do Logo”, filme que retrata a arriscada estratégia da Nike ao assinar contrato com Michael Jordan, em 1984, e basear parte de sua criação esportiva na carreira do astro da NBA.
Apesar do gigantesco desafio, Charlese Antoinette Jones, que assina o figurino da obra, se sentiu muito confortável com a missão, já que viveu os anos 1980 e 1990 e é fã de Jordan – tanto do artista, quanto da marca criada pela Nike. Com uma gigantesca fonte de materiais, Charlese mergulhou em documentários, vídeos e imagens dos personagens retratados na obra – já que se trata de um filme inspirado em uma história real e cercada de astros, o material das personalidades eram riquíssimos.
Foto: Divulgação
Além desses materiais, a figurinista consultou catálogos dos anos 1980 de marcas como Sears, JCPenney e, claro, a própria Nike. Com um riquíssimo moodboard montado, o próximo passo de Charlese foi mergulhar no eBay atrás de tênis que foram produzidos em 1984. Foi assim que arrematou peças como Nike Waffle, Nike Blazer e Nike Air Pegasus 83.
“Não havia Jordans naquela época, então ninguém usou nada da linha Jordan no filme. Não havia muitos modelos de tênis durante aquele tempo, então é muito limitado. Até as cores eram muito limitadas e tivemos a sorte de que a Nike ainda produz alguns desses modelos, então pudemos comprá-los e repintá-los”, conta a figurinista em entrevista ao WWD.
Além dos tênis, o filme retrata alguns visuais reais usados por seus personagens em momentos de destaque da história. Para Phil Knight, cofundador e ex-CEO da Nike interpretado por Ben Affleck, Charlese recriou diversos ternos com resíduos têxteis, além de reproduzir um conjunto de agasalho combinado com óculos Oakley que viu Knight usando em um documentário.
Foto: Divulgação
Para a personagem de Viola Davis, Deloris, a mãe de Michael Jordan, a figurinista se inspirou em pesquisas sobre como Deloris e mulheres negras da época se vestiam. Para uma cena específica, a que a família Jordan tem a primeira reunião com a Nike, Charlese recriou o conjunto bege usado pela executiva, inspirada em imagens tiradas durante o encontro.
“Na reunião [com a Nike], ela não se arrumou tanto. Queria criar uma quebra em relação às outras reuniões, porque eles se preocupavam muito mais com as outras”, conta a especialista, comparando os encontros que a família Jordan já havia tido com a Adidas e a Converse, também interessadas em assinar com o atleta.
Foto: Divulgação
Como o filme marca um momento de ascensão para a label e retrata os acontecimentos entre os executivos da etiqueta, as roupas sociais ganham a tela, com uma mistura interessante com o sportywear. “Não queria que peças da Nike ofuscassem o filme de uma forma que as pessoas pensassem ‘Ah, isso é uma propaganda da Nike’. Então, as formas como usei modelos da marca foram mais pela história e o personagem, onde fazia sentido”, revelou Charlese em entrevista ao Stylecaster.
“Air: A História por Trás do Logo” está em cartaz no cinemas e ficará disponível no streaming Prime Video – ainda sem data de lançamento anunciada.
O post Como o figurino de “Air: A História por Trás do Logo” ajuda a contar uma história apareceu primeiro em Harper’s Bazaar » Moda, beleza e estilo de vida em um só site.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Lifestyle

Natural ou normal?!FreePik Quando nascemos, temos uma total aceitação do que somos… aos poucos, vamos tomando contato com impressões do meio externo sobre nós…...

Moda

Especialista explica como incorporar o brilho nos seus looks do dia a dia e transformá-los em produções fashion

Moda

Está em busca do que vestir no Lollapalooza? Inspire-se nestas ideias de looks para montar seu visual

Gastronomia

Conheça fatos interessantes e curiosidades sobre a pipoca, esse alimento tão amado por todos na hora de um cineminha