fique ligada!

Hi, what are you looking for?

Ligada nas DicasLigada nas Dicas

Gastronomia

Colágeno: saiba como incluir essa poderosa proteína na alimentação

colageno:-saiba-como-incluir-essa-poderosa-proteina-na-alimentacao

Uma das proteínas mais importantes do organismo, o colágeno é o queridinho de quem busca melhorar a aparência da pele, unhas e cabelos. Encontrado nos tecidos conjuntivos do corpo, ele contribui com a elasticidade e resistência de estruturas como a pele, ossos, dentes, articulações e músculos.

Porém, a partir dos 30 anos, a produção de colágeno diminui. Há ainda outros fatores que favorecem essa queda, como a poluição, a radiação ultravioleta, o tabagismo, o sedentarismo e a má alimentação. A boa notícia é que o consumo de alimentos proteicos e ricos em aminoácidos, vitamina C, zinco e silício podem estimular a produção dessa proteína no organismo.

Segundo a nutricionista Liz Galvão, parceira da Verde Campo, pioneira no mercado de lácteos sem lactose, o colágeno está presente na composição proteica de alimentos como gelatina, carnes, ovos e até frutos do mar.

“Já no que diz respeito à absorção proteica e na síntese interna de colágeno, é fundamental ingerir itens como laranja, limão, caju, abacaxi, feijão preto, nozes, aveia e algas, que ajudam a conduzir a proteína além do consumo de água”, orienta.

Iogurtes também são opção

Outra opção são iogurtes com adição de colágeno hidrolisado, que ajudam a aumentar a performance corporal. “Esses produtos são naturalmente proteicos por conta da sua principal matéria-prima, o leite. Há ainda opções enriquecidas com proteína que, além de serem funcionais, são perfeitas para lanches do dia a dia”, conta. 

Assim, a especialista recomenda consumir produtos com ingredientes de origem natural. Ou seja, sem adição de açúcares e com aplicação de colágeno, com benefícios cientificamente comprovados. É o caso dos iogurtes com adição do colágeno verisol, cuja principal função é a reposição de colágeno em locais específicos do corpo. 

“Devido à composição de peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado tipo 1, é considerado o melhor suplemento alimentar do mercado para fins estéticos. Isso ocorre porque o verisol não sofre alteração durante o processo de digestão e mantém a estrutura e os benefícios, atuando em tecidos-alvos no corpo”, explica Liz. 

Além disso, muitos desses produtos contêm pedaços de frutas. Dessa forma, é possível incluir o colágeno na alimentação de uma maneira mais prática e saborosa.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Lifestyle

Natural ou normal?!FreePik Quando nascemos, temos uma total aceitação do que somos… aos poucos, vamos tomando contato com impressões do meio externo sobre nós…...

Gastronomia

Conheça fatos interessantes e curiosidades sobre a pipoca, esse alimento tão amado por todos na hora de um cineminha

Moda

Especialista explica como incorporar o brilho nos seus looks do dia a dia e transformá-los em produções fashion

Lifestyle

Lixão do Atacama recebe primeiro desfile de moda para alertar sobre descarte incorreto de roupasMaurício Nahas A iniciativa faz alusão ao que o universo...