fique ligada!

Hi, what are you looking for?

Ligada nas DicasLigada nas Dicas

Notícias

Colágeno: dossiê definitivo da Bazaar

colageno:-dossie-definitivo-da-bazaar

Miranda Kerr para a Harper’s Bazaar – Foto: Arquivo Harper’s Bazaar
Nosso corpo demanda nutrientes constantemente para que se mantenha forte e ativo e para que consigamos cumprir com as tarefas rotineiras diariamente. Enquanto a maioria das substâncias vem de uma fonte externa, curiosamente aquele nutriente que nos dá brilho e viço para a pele, unhas e cabelos, dando aquela impressão de corpo saudável é produzido pelo próprio organismo.
O colágeno é essa proteína, a grande responsável pela conexão das células presentes na pele, ossos e cartilagens. É ele que dá a firmeza necessária para a esta união, trabalhando na resistência e também na flexibilidade de tecidos. Até os 25 anos, o corpo da mulher produz sua própria necessidade de colágeno. Com o passar do tempo a produção diminui, caindo para perto de ⅓ por volta dos 50 anos.
A falta de colágeno facilita o aparecimento de rugas, marcas de expressão e estrias na pele. Nas cartilagens, sua falta é a causa de atrito entre os ossos ocasionando dores. Além disso, leva ao enfraquecimento do sistema esquelético, facilitando o surgimento de problemas como osteoporose. Sedentarismo, tabagismo e poluição são fatores agravantes neste quadro. Por conta disso, a reposição da proteína é importante.
A reposição do colágeno é recomendado para mulheres que estão chegando ou chegaram à menopausa. É neste momento que o corpo cessa boa parte da produção da proteína, que já é naturalmente menor entre as mulheres. Para melhor aproveitamento da suplementação, um estilo de vida mais saudável também é recomendado: carnes magras, cereais, oleaginosas, frutas, verduras e legumes devem fazer integrar as refeições.
A proteína se subdivide em quatro grandes categorias. O colágeno tipo I é encontrado nos tecidos mais expostos às tensões: na derme, camada da pele responsável por sua elasticidade e tonicidade, ossos e tendões. Sua estrutura possui um formato de corda que dá sustentação para os tecidos, elevando sua tenacidade e resistência. Constituindo mais de 80% da pele, reduz linhas de expressão, estrias e rugas.
O de tipo II age principalmente nas cartilagens e entre as vértebras da coluna, é responsável por proteger as articulações. O de tipo III aparece nos tecidos do coração, intestino, útero e fígado. Além disso, é responsável pela estrutura dos vasos sanguíneos. Sua presença garante a elasticidade das veias, melhorando o sistema circulatório. O tipo IV age nos rins, auxiliando a filtração do sangue.
A suplementação de colágeno não impede o envelhecimento natural da pele, apenas retarda a ação do tempo, decorrente da sua falta. A sua dose deve ser recomendada por um médico. Uma vez que seja utilizado, alimentos como vitamina C e zinco, por exemplo, devem ser consumidos para potencializar sua ação. O colágeno tipo 2 é o mais procurado quando o assunto é reduzir e prevenir dores e inflamações de articulações.
O post Colágeno: dossiê definitivo da Bazaar apareceu primeiro em Harper’s Bazaar » Moda, beleza e estilo de vida em um só site.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Lifestyle

Natural ou normal?!FreePik Quando nascemos, temos uma total aceitação do que somos… aos poucos, vamos tomando contato com impressões do meio externo sobre nós…...

Moda

Especialista explica como incorporar o brilho nos seus looks do dia a dia e transformá-los em produções fashion

Gastronomia

Conheça fatos interessantes e curiosidades sobre a pipoca, esse alimento tão amado por todos na hora de um cineminha

Lifestyle

Lixão do Atacama recebe primeiro desfile de moda para alertar sobre descarte incorreto de roupasMaurício Nahas A iniciativa faz alusão ao que o universo...