Michelle Novak – Foto: Divulgação
Por Carolina Andraus
O projeto Mix and Match, de Michelle Novak, é um verdadeiro encantamento aos olhos. Com sua padronagem riquíssima em estampas e cores, uma explosão de beleza acontece entre toalhas, jogos americanos, guardanapos, cestos e travessas de palha se conversam nas diferenças, e sua beleza e espírito irreverentes, porém elegantes, refletem a alma de um projeto de liberdade. Esse especialíssimo projeto de artesanato com a apaixonada curadoria de Michelle traz não apenas o belo exuberante, vai muito além disso com o firme propósito do empoderamento de mulheres de lugares de isolamento e vulnerabilidade econômico social.

Tudo começou na pandemia, da vontade de Michelle de ajudar mulheres em situação de desamparo, e uma vulnerabilidade que atingia a todo o planeta, mas foi especialmente cruel com mulheres de baixa renda, muitas mães solteiras e arrimos de família. Confrontada pelo conforto e proteção de sua casa, Michelle não podia deixar de pensar no que tantas outras mães e mulheres estariam passando, e como deveria ser especialmente difícil aquele momento para mulheres que não tinham um trabalho ou uma fonte de renda para garantir a sobrevivência de suas famílias.
Michelle Novak – Foto: Divulgação
Depois de muita reflexão, Michelle percebeu que o que poderia oferecer de mais valioso seria o seu olhar, lapidado por suas experiências profissionais como arquiteta urbanista e decoradora de interiores e toda a bagagem que anos de pesquisa e o amor por seu trabalho foram capazes de construir. O caminho seria usar esse olhar para impulsionar oportunidade para mulheres terem um trabalho para se orgulhar, para gerar renda, e capacitá-las em um ofício. Estava muito claro para Michelle que seu trabalho foi o eixo capaz de torná-la uma mulher realizada todos os dias de sua vida, e ela decidiu ajudar outras mulheres a encontrarem a mesma realização.
Foto: Divulgação
O primeiro passo foi procurar ONGs e cooperativas que cuidassem de mulheres, para desenvolver com elas um projeto que aproveitaria um ofício que elas já conheciam, os bordados e o artesanato em fibra de ouricuri, mas que também seria capaz que trazer uma nova fonte de renda e assim contribuir para a independência financeira dessas mulheres. E assim nasceram as primeiras cestas coloridas.
Michelle sentiu ainda que precisava de um “algo mais” que desse personalidade e alma para o projeto. Ela que sempre foi amante do belo, e não à toa seu apelido de infância era “Mix”, se lembrou de uma de suas paixões, uma fábrica de tecidos em Block Print em Jaipur, na Índia, que também estava passando momentos difíceis com a pandemia. Dessa colaboração inusitada nasceu o projeto Mix and Match como um projeto pandêmico que se tornou um sucesso permanente.
Foto: Divulgação
Os tecidos floridos e muito coloridos – através dessa técnica milenar passada de pais para filhos na Índia – chegam ao Brasil e são bordados por uma associação de mulheres que trabalha dentro de um orfanato no interior de São Paulo. Atualmente, a renda gerada por esse projeto é muito significativa para o sustento deste orfanato em São Manuel, no interior de São Paulo, onde aproximadamente 16 mulheres trabalham no projeto.
Em paralelo ao trabalho feito com os tecidos de Jaipur, aproximadamente 27 mulheres de uma associação de Alagoas fazem lindos cestos e outros objetos para mesa em palha, desenvolvem cores e formas com as fibras tingidas e trançadas artesanalmente, uma a uma pelas mãos mágicas dessas mulheres anônimas e desconhecidas do sertão nordestino.
Empreender no artesanato enfrenta grandes desafios, como o longo tempo de produção das peças, os dramas pessoais destas meninas e suas famílias, o que faz com que muitas desistam do trabalho, além das barreiras climáticas, onde as estações das chuvas ou da seca aumentam muito a dificuldade de locomoção e o acesso a matéria prima.
Foto: Divulgação
Apesar das dificuldades, um dos maiores impactos é o orgulho que todas as mulheres do projeto Mix and Match sentem ao ver suas peças sendo valorizadas, vendidas em São Paulo e pelo Brasil, renovando não só a autoestima, mas a esperanças dessas mulheres em acreditarem que é possível ter uma vida produtiva, com independência financeira, através da valorização de seus talentos, de seu trabalho. E assim o efeito se expande, como uma grande corrente do bem e de força, para tantas mulheres que hoje se sentem valorizadas e podem proporcionar uma vida melhor para suas famílias.
A linha de produtos é lindíssima e traz combinações livres que dão match com todos os estilos, mas também é uma bela oportunidade de apoiar mulheres que também lutam por sua liberdade, dignidade e independência financeira. Um Mix and Match cheio de propósitos!
Ana Elisa Setubal e Michelle Novak – Foto: Divulgação
Os produtos estão à venda online pelo Instagram @mixandmatch e, recentemente, participou do Oportunidade do Bem, venda com fins filantrópicos pilotada por Ana Elisa Setubal, entre outros. No futuro não tão distante, o projeto quer exportar o nosso artesanato com essa curadoria de um olhar de design de interiores, e vendê-lo como um produto de luxo reconhecido nas principais cidades do mundo, como Paris, Londres e Nova York. Enquanto isso as novas ideias não param!
Foto: Divulgação
Michelle Novak é arquiteta urbanista e designer de interiores de formação, trabalhou muitos anos com o decorador Sig Bergamin, que ela vê como o rei da mistura que dá certo, com a explosão de cores e estampas que é marca registrada de seus trabalhos. Quando se mudou para Nova York, trabalhou um período com o escritório que representava o Arthur Casas, onde a estética era exatamente oposta, tudo ultraclean, e confessa ser apaixonada pelos dois estilos.
@carolina.andraus é formada pela FGV, ex-mercado financeiro, empreendedora, desenvolveu e vendeu diversas empresas no mercado imobiliário. Globetrotter e cidadã do mundo, já morou em Londres, Paris, Nova Iorque, Boston, Istambul e Frankfurt. Recentemente voltou a estudar na Harvard Business School e passou a escrever sobre mulheres inspiradoras, comportamento, e viagens.
O post Carolina Andraus – O trabalho exemplar e lindo de Michelle Novak apareceu primeiro em Harper’s Bazaar » Moda, beleza e estilo de vida em um só site.