Postcard vintage de The Vineta – Foto: Divulgação
Por Carolina Andraus
Entrevistamos com exclusividade o Timo Gruenert, CEO do grupo Oetker Collection, sobre a abertura do novo masterpiece do grupo no mundo e primeiro nos Estados Unidos, o The Vineta Hotel em Palm Beach, com inauguração prevista para o final de 2023. “Este é um momento monumental na história da marca ao anunciarmos nosso primeiro masterpiece hotel nos Estados Unidos”, conta Gruenert.
Leia abaixo a entrevista completa e saboreie cada detalhe desse projeto mais que especial especial.
Palm Beach Clock – Foto: Divulgação
Como você define a alma e a aura do legado do The Vineta Hotel, e o que poderíamos esperar com a reforma desta bela propriedade de quase 100 anos de história?
Como todos os nossos hotéis masterpiece, o The Vineta Hotel tem uma arquitetura maravilhosa. O edifício tem um passado histórico, e o hotel era conhecido e amado por hóspedes e moradores locais por quase cem anos. Foi originalmente inaugurado em 1926 como The Lido-Venice antes de uma mudança de nome para The Vineta, que foi então chamado nas cinco décadas seguintes. Ele teve um breve período como um condomínio antes de se tornar sua iteração mais recente, The Chesterfield, na década de 1980.
Transformá-lo em algo novo exige que sejamos muito atenciosos e respeitosos com esse patrimônio. Mas estamos ansiosos para dar nova vida a esta propriedade incrível e transformá-la em uma verdadeira instituição de Palm Beach. Em primeiro lugar, prestamos homenagem às suas origens ao reintroduzir o nome The Vineta. O hotel passará por uma reforma de ponta a ponta liderada pelo lendário designer de interiores Tino Zervudachi. Iremos reduzir o número de quartos de 53 para 41 para permitir uma sensação de espaço mais generosa – é algo que pretendemos alcançar em todas as nossas propriedades – e iremos introduzir novos e fantásticos conceitos de refeições e bebidas.
Zervudachi é um decorador aclamado internacionalmente com uma estética eclética. Ele tem uma clientela ilustre que inclui alguns dos empresários mais exigentes do mundo, colecionadores de arte e aristocratas boêmios. Seus projetos podem ser vistos em casas suntuosas ao redor do mundo. Conte-nos mais sobre a escolha da Oetker Collection para esta propriedade em particular?
Nosso objetivo é criar Masterpiece Hotels. Pense em “A Criação de Adão”, de Michelangelo, ou um vestido de alta-costura da Dior. Obras-primas são exemplos de artesanato incrível, criados com uma atenção quase obsessiva aos detalhes. Traduzimos esse conceito para o mundo da hospitalidade e isso se aplica a todas as coisas que você vê e sente, desde uma arquitetura esplêndida até um design de interiores incrível, usando materiais da mais alta qualidade.
Os interiores devem lembrá-lo de uma casa de uma família rica com bom gosto – os melhores materiais são evidentes por toda parte e deve haver peças de mobiliário e arte escolhidas a dedo ou totalmente sob medida que não aparecem em nenhum outro lugar.
Estamos entusiasmados por ter Tino a bordo deste projeto – ele é um talento global conhecido por imbuir charme e elegância e um estilo vivido nos espaços em que trabalha. Estou confiante de que ele vai tecer sua mágica no The Vineta Hotel para torná-lo um dos hotéis mais chiques e glamorosos de Palm Beach.
Com sua distinta fachada rosa pálida, o The Vineta Hotel é um exemplo por excelência da arquitetura mediterrânea renascentista pela qual Palm Beach é conhecida. Qual foi a inspiração de Zervudachi para o projeto de renovação?
Tino está desenvolvendo uma linguagem de design para o hotel que será inconfundivelmente “Palm Beach”, mas ele planeja introduzir uma sensação nova, fresca e mais nítida para proporcionar um ambiente edificante. As cores terão uma paleta mais jovem, mas serão elegantes e sofisticadas para refletir o DNA do destino e ele dará atenção especial à renovação dos espaços do pátio e da piscina. Promete ser uma reforma muito emocionante.
Worth Avenue – Foto: Divulgação
Situado no coração de Palm Beach, o hotel está localizado a apenas dois quarteirões da Worth Avenue – famosa por suas butiques de grife, restaurantes e galerias notáveis, e a poucos minutos da praia. Para quem ainda não conhece esse destino tão tradicional, o que os hóspedes devem esperar ao visitar Palm Beach e optar por se hospedar no The Vineta?
Palm Beach é um lugar excepcionalmente glamoroso. Construído no final da década de 1890, é o primeiro destino de resort planejado da América, onde os ricos se aventuraram para escapar dos rigorosos invernos da Costa Leste. Hoje, é verdadeiramente um parque de diversões intocado e ensolarado, com clima e praias fabulosos, uma grande cena artística e, é claro, restaurantes de primeira classe e opções de compras, por isso tem muito a oferecer ao viajante de luxo.
Devo dizer que, para mim, abrir em Palm Beach é quase um momento de círculo completo, pois tive o prazer de visitá-lo pela primeira vez quando era adolescente e fiquei no The Breakers. Lembro-me de ter ficado muito impressionado com a grandeza do hotel e essa experiência despertou meu interesse pela indústria hoteleira. Abrir nossa primeira propriedade nos Estados Unidos em Palm Beach é um novo capítulo maravilhoso para nós, já que estamos de olho no mercado dos Estados Unidos há algum tempo, mas não nos sentimos inspirados pelas oportunidades apresentadas até agora.
O The Vineta Hotel marcou todas as caixas em nossos critérios Masterpiece Hotel. Os hóspedes do The Vineta devem esperar o melhor em interiores, conceitos operacionais atraentes e excelência em serviço – tudo isso combinado para que os hóspedes criem memórias inesquecíveis e o desejo de voltar.
Como todas as propriedades da Oetker Collection em todo o mundo, o hotel The Vineta certamente trará uma atmosfera mais glamorosa para a já glamorosa Palm Beach, certamente acompanhada por uma escolha distinta de restauranteur. O que devemos esperar em termos de experiências gastronômicas oferecidas na propriedade?
Ainda estamos trabalhando em conceitos, mas o plano é apresentar novos e empolgantes locais para jantar e beber. Haverá uma reformulação do antigo Leopard Lounge e introduziremos um novo clássico “American Bar” construído para bebidas antes ou depois do jantar. Haverá também um vibrante restaurante interno e externo. Nós imaginamos que o hotel seja um centro social amado em Palm Beach, frequentado tanto por moradores quanto por nossos hóspedes.
Conte-nos mais sobre a experiência na piscina e no spa. Já tem à sua escolha uma marca de beleza e bem-estar para mimar os hóspedes durante a sua estadia?
O hotel não terá spa devido a restrições de espaço, mas atualmente estamos trabalhando em conceitos alternativos de bem-estar. Posso partilhar que vamos melhorar a área da piscina existente e introduzir um restaurante interior-exterior adjacente a ela, que se destina a ser um espaço agitado e glamoroso.
Hotel du Cap-Eden-Roc – Foto: Divulgação
Quais serão os desafios para incorporar um DNA predominantemente europeu, com uma qualidade de serviço espetacular, esculpida pelas tradições europeias e a atmosfera de se sentir em casa neste destino old-school americano?
Eu não acho que haverá desafios em si, já que mais de 35% dos nossos convidados na Oetker Collection vêm dos EUA, portanto, abrir em Palm Beach é uma espécie de retorno ao lar. Outra consideração aqui é que não tentamos criar destinos – abrimos onde nossos hóspedes existentes freqüentam rotineiramente e temos vários hóspedes de nossas propriedades, como Eden Rock-Saint Barths e Hotel du Cap-Eden-Roc, que vivem ou passam muito tempo em Palm Beach, então esse local fazia todo o sentido para nós. Esses hóspedes estão cientes do que uma experiência em uma de nossas propriedades implica e estou feliz em compartilhar que a notícia foi recebida com muito entusiasmo por eles!
Ao entrar em um de nossos hotéis, você é recebido por pessoas que têm uma verdadeira paixão em fazer com que os hóspedes se sintam em casa – você sente que o sorriso vem do coração, não do manual, e quando você volta pela segunda vez, você já está parte de uma família e assim será certamente no The Vineta Hotel quando abrirmos as nossas portas. Esse é o nosso entendimento de hospitalidade de luxo e é nossa missão cumpri-lo. Simplesmente compartilhamos três valores-chave com todos os nossos colegas em todo o mundo: espírito de família, elegância e bondade genuína. Esses valores definem o DNA da Oetker Collection, não importa se você está visitando Genebra, Londres, Paris ou o Caribe.
Eden Rock-Saint Barths – Foto: Divulgação
Depois de imaginar o glamour desse mais novo hotel da Oetker Collection, eu convidamos os nossos leitores a sonhar enquanto esperamos com a abertura desse destino cheio de historia e elegância. Entre as joias do Oetker Collection estão o Hotel du Cap-Eden-Roc em Antibes, o Le Bristol em Paris, o Eden Rock em Saint Barths, o L’Apogee em Courchevel, os recém inaugurados The Woodward em Genebra e La Palma em Capri, além do Palacio Tangara aqui em São Paulo.
@carolina.andraus é formada pela FGV, ex-mercado financeiro, empreendedora, desenvolveu e vendeu diversas empresas no mercado imobiliário. Globetrotter e cidadã do mundo, já morou em Londres, Paris, Nova Iorque, Boston, Istambul e Frankfurt. Recentemente voltou a estudar na Harvard Business School e passou a escrever sobre mulheres inspiradoras, comportamento, e viagens.
O post Carolina Andraus – Conheça The Vineta Hotel, o novo projeto do Oetker Collection apareceu primeiro em Harper’s Bazaar » Moda, beleza e estilo de vida em um só site.