fique ligada!

Hi, what are you looking for?

Ligada nas DicasLigada nas Dicas

Gastronomia

Caqui: 7 receitas com a fruta que vão conquistar o seu paladar

caqui:-7-receitas-com-a-fruta-que-vao-conquistar-o-seu-paladar

Originário da Ásia, o caqui conquistou o paladar brasileiro com seu gosto adocicado, mas ainda não faz parte do consumo habitual de muitas pessoas. Porém, segundo Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, essa fruta tem muitos nutrientes e é ótima para quem busca uma alimentação saudável e balanceada.

Isso porque, além da suculência, ela é rica em vitaminas e traz grandes benefícios para manter a saúde em dia. “Por ter uma grande quantidade de vitamina C, o caqui aumenta a imunidade corporal e atua como antioxidante, com a função de inibir e reduzir os danos causados pela ação dos radicais livres”, observa a nutricionista. Ou seja, é bom pensar em jeitos de incluir o caqui no cardápio, né?

Embora a forma mais comum de consumo seja in natura, Renata ressalta que o caqui pode aparecer no dia a dia, como em sobremesas das refeições principais, geleias, sorbets, tortas doces, mousses, pavês e lanches. Pode ainda ser usado em receitas salgadas, como molhos para massas, saladas e canapés.

A seguir, veja 7 receitas com caqui separadas por Renata para começar a incluir a fruta na dieta:

Petisco de queijo com caqui

Petisco de queijo com caqui – Foto: Oba Hortifruti

Ingredientes

1 caqui médio2 palitos de queijo coalhoMel a gosto

Modo de preparo

Faça cubinhos com o queijo coalho e grelhe cada um dos lados. Corte o caqui em tiras, de modo que possam ser acomodadas sobre os cubos de queijos. Prenda o caqui no queijo com palitos de dentes ou próprios para petiscos. Regue com o mel e sirva.

Sorbet de caqui

Sorbet de caqui – Foto: Oba Hortifruti

Ingredientes

3 caquis bem maduros3 colheres de sopa de açúcarSuco de 1 limão

Modo de preparo

Descasque e bata os caquis em um mixer. Acrescente o açúcar e o suco de limão e bata novamente. Leve ao freezer por cerca de 2 horas. Retire a massa do freezer e bata novamente no mixer. Outra opção é levar a massa antes mesmo de congelar direto para uma sorveteira.

Geleia de caqui

Geleia de caqui – Foto: Oba Hortifruti

Ingredientes

4 caquis maduros½ xícara de chá de açúcar refinado1 xícara de chá de águaSuco de ½ limão

Modo de preparo

Retire a pele dos caquis e passe as polpas por uma peneira grossa. Leve todos os ingredientes para uma panela em fogo baixo e mexa até formar consistência de geleia. Guarde em um pote de vidro na geladeira e consuma acompanhado de pães, grissinis, tortilhas ou torradas.

Molho de caqui para massas

Molho de caqui para massas – Foto: Oba Hortifruti

Ingredientes

5 caquis maduros médios2 dentes de alho amassados½ cebola ralada2 colheres de sopa de azeite½ xícara de chá de salsinha picadaSal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Aqueça o azeite em uma panela e refogue o alho e a cebola. Bata os caquis em um mixer e acrescente o conteúdo batido ao refogado. Acerte o sal e a cebola e cozinhe até o molho começar a ferver. Acrescente na massa de sua preferência.

Salada de folhas com caqui

Salada de folhas com caqui – Foto: Oba Hortifruti

Ingredientes

1 caqui maduro cortado em fatias grossas1/3 de maço de rúcula1/3 de maço de alface roxa1 xícara de chá de muçarela de búfala picada½ xícara de chá de nozes descascadasAzeite e sal a gosto para temperar

Modo de preparo

Monte a salada em um recipiente de sua preferência. Acomode as folhas, a seguir, as fatias de caqui, a muçarela e finalize com as nozes. Regue com azeite e acrescente sal antes de servir.

Purê de caqui

Purê de caqui – Foto: Oba Hortifruti

Ingredientes

2 caquis sem casca1 colher de sopa rasa de farinha de trigo½ colher de sopa de manteigaSal e pimenta preta a gosto

Modo de preparo

Triture os caquis com a ajuda de um mixer, de modo a formar uma polpa com pedaços. Derreta a manteiga em uma panela e em seguida acrescente os demais ingredientes. Mexa bem, sempre em fogo baixo, até que forme uma massa com consistência de purê.

Muffin de caqui

Muffin de caqui – Foto: Oba Hortifruti

Ingredientes

1 xícara de chá de polpa de caqui4 colheres de sopa de manteiga1 xícara de chá de farinha de trigo½ xícara de chá de farinha de aveia1/2 xícara de chá de açúcar2 ovos100ml de iogurte natural1 colher de chá de canela em póSuco de 1 limão½ xícara de chá de castanhas de caju picadas

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 200 graus. Bata no liquidificador o caqui, a manteiga, o iogurte e o limão. Transfira para uma vasilha e misture os demais ingredientes, exceto as castanhas. Misture bem, até formar uma massa homogênea. Acomode a massa em forminhas de cupcake e decore com as castanhas picadas. Leve para assar por cerca de 20 minutos.

Como escolher?

Para qualquer uma dessas receitas, antes é preciso escolher e comprar os caquis. Na hora de levar o caqui para casa, é importante observar se a casca está íntegra, sem bolores e com o tom entre alaranjado e vermelho. “Se a casca tiver alguma rachadura ou estiver amolecida, o caqui deverá ser consumido mais rapidamente. Ao toque, a polpa deve estar firme”, orienta Renata.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Lifestyle

Natural ou normal?!FreePik Quando nascemos, temos uma total aceitação do que somos… aos poucos, vamos tomando contato com impressões do meio externo sobre nós…...

Moda

Especialista explica como incorporar o brilho nos seus looks do dia a dia e transformá-los em produções fashion

Gastronomia

Conheça fatos interessantes e curiosidades sobre a pipoca, esse alimento tão amado por todos na hora de um cineminha

Lifestyle

Lixão do Atacama recebe primeiro desfile de moda para alertar sobre descarte incorreto de roupasMaurício Nahas A iniciativa faz alusão ao que o universo...