fique ligada!

Hi, what are you looking for?

Ligada nas DicasLigada nas Dicas

Lifestyle

Bonaventure Soh Bejeng Ndikung é nomeado curador geral da 36ª Bienal de São Paulo

bonaventure-soh-bejeng-ndikung-e-nomeado-curador-geral-da-36a-bienal-de-sao-paulo

Bonaventure Soh Bejeng Ndikung – Foto: Jana Edisonga / Fundação Bienal de São Paulo
Bonaventure Soh Bejeng Ndikung é uma figura proeminente na cena da arte contemporânea global. Nascido em 1977 em Yaoundé, Camarões, sua trajetória única e interdisciplinar combina construção institucional como prática, práticas curatoriais com ênfase na performatividade, práticas sonoras, instalativas e  visuais, teoria crítica e discurso com formação acadêmica em biotecnologia médica e biofísica. O compromisso de Ndikung com a intersecção entre arte e ciência, juntamente com sua visão inovadora, culminou em sua nomeação como diretor e curador geral do Haus der Kulturen der Welt (HKW) de Berlim a partir de janeiro de 2023. Ndikung também é professor na weißensee academy of art berlin.
Emocionado, ele comentou sobre o convite. “A Bienal de São Paulo não é apenas uma das bienais mais antigas e importantes do mundo, mas, como uma das poucas bienais de entrada gratuita, ela provou ser uma bienal do povo e para o povo nos últimos 73 anos. Com suas exposições inovadoras, programas públicos e pedagógicos, a Bienal de São Paulo conseguiu levar a arte para diversas comunidades e grupos demográficos”, comenta em nota para a Fundação.
O camaronês radicado em Berlim, Kiluanji Kia Henda, destaca-se como uma das figuras proeminentes no cenário internacional das artes visuais, deixando sua marca em uma ampla gama de atividades culturais e curatoriais. Em 2009, fundou a plataforma SAVVY Contemporary em Berlim, Alemanha, tornando-se um ponto crucial para diálogos interculturais e experimentações artísticas. Sua experiência como curador o levou a desempenhar papéis importantes em eventos de prestígio, incluindo a Documenta 14 em 2017, a Bienal Dak’Art no Senegal em 2018 e a Bienal de Veneza, onde não só curou o Pavilhão Finlandês em 2019, mas também foi membro do júri na edição de 2022. No início do ano passado, Ndikung assumiu a direção do Haus der Kulturen der Welt (HKW) em Berlim, tornando-se o primeiro líder negro da instituição.”
O projeto curatorial de Ndikung foi escolhido pela presidente da Fundação Bienal de São Paulo, Andrea Pinheiro, por meio de um comitê curatorial composto pela presidente, a vice-presidente Maguy Etlin, o presidente do Conselho de Administração Eduardo Saron, os conselheiros José Olympio da Veiga Pereira, Ligia Fonseca Pereira, Marcelo Araujo, Susana Steinbruch e Paula Weiss, com o secretariado de Antonio Lessa, o superintendente executivo da Fundação Bienal de São Paulo. “Em seu trabalho curatorial, Bonaventure Soh Bejeng Ndikung atua como uma força motriz que desafia fronteiras e contribui para moldar o futuro da arte contemporânea global. Tenho certeza de que a 36a Bienal de São Paulo continuará desempenhando seu papel provocador e atento às questões atuais, dando prosseguimento aos desenvolvimentos trazidos por nossas edições mais recentes”, destaca Andrea.
A 36ª Bienal de São Paulo está programada para ocorrer no segundo semestre de 2025, e o projeto curatorial de Ndikung será apresentado no segundo semestre deste ano, junto à composição de sua equipe curatorial.
O post Bonaventure Soh Bejeng Ndikung é nomeado curador geral da 36ª Bienal de São Paulo apareceu primeiro em Harper’s Bazaar » Moda, beleza e estilo de vida em um só site.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Lifestyle

Natural ou normal?!FreePik Quando nascemos, temos uma total aceitação do que somos… aos poucos, vamos tomando contato com impressões do meio externo sobre nós…...

Gastronomia

Conheça fatos interessantes e curiosidades sobre a pipoca, esse alimento tão amado por todos na hora de um cineminha

Moda

Especialista explica como incorporar o brilho nos seus looks do dia a dia e transformá-los em produções fashion

Lifestyle

Lixão do Atacama recebe primeiro desfile de moda para alertar sobre descarte incorreto de roupasMaurício Nahas A iniciativa faz alusão ao que o universo...