fique ligada!

Hi, what are you looking for?

Ligada nas DicasLigada nas Dicas

Gastronomia

Bolo solado: veja 3 erros que você pode estar cometendo

bolo-solado:-veja-3-erros-que-voce-pode-estar-cometendo

Para quem ama cozinhar, não há nada mais frustrante do que fazer um bolo e ele sair solado, não é mesmo? Se você já passou por isso e até hoje não entendeu o que deu errado com a sua receita, fique tranquila. A confeiteira Bruna Rebelo separou os 3 maiores erros que levam ao bolo solado. Confira:

3 erros que deixam o bolo solado

Não conhecer seu forno

Existem algumas opções de forno no mercado, como o elétrico com ou sem convecção, a gás ou a lastro. Mas, independente de qual seja o seu, é importante que você o conheça bem, pois, dependendo do tipo do equipamento, pode haver variações na temperatura e no tempo de preparo do bolo. Por isso, a confeiteira recomenda adquirir um termômetro de forno, que lhe permitirá ter um controle maior sobre a temperatura. 

Não fazer o “mise en place” e nem pesar os ingredientes

Toda receita segue um padrão, mas não é aquela xícara de chá ou colher de sopa que estamos acostumadas a ver nas receitas. Esse padrão é pesado na balança! Além disso, fazer o “mise en place”, ou seja, separar os ingredientes antes de começar a cozinhar, também é fundamental. 

“ O ‘mise en place’ nada mais é do que ler a receita, separar os ingredientes nas quantidades indicadas e, só então, botar a mão na massa. Imagina ter que parar de bater um bolo porque esqueceu de pegar o açúcar? Isso vai te atrapalhar e provavelmente fará com que o resultado não seja o esperado”, alerta Rebelo. 

Não respeitar as etapas do processo

Um bolo não é feito de uma hora para a outra. Uma forma de 16 cm com cerca de 600g de massa, por exemplo, leva entre 40 e 45 minutos para assar (a depender do desempenho de cada forno). Mas durante esse período, é preciso ter paciência. Portanto, não abra o forno antes dos 20 minutos. Respeite o tempo e também as medidas da receita!

Dica extra!

Outra dica da confeiteira para evitar bolos solados é utilizar o método reverso, que nada mais é do que bater a manteiga com a farinha de trigo ao invés de algum ingrediente líquido. Segundo ela, isso ajuda a proteger a farinha da umidade dos ingredientes líquidos para inibir a formação do glúten e produzir um bolo mais macio.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Lifestyle

Natural ou normal?!FreePik Quando nascemos, temos uma total aceitação do que somos… aos poucos, vamos tomando contato com impressões do meio externo sobre nós…...

Moda

Especialista explica como incorporar o brilho nos seus looks do dia a dia e transformá-los em produções fashion

Gastronomia

Conheça fatos interessantes e curiosidades sobre a pipoca, esse alimento tão amado por todos na hora de um cineminha

Lifestyle

Lixão do Atacama recebe primeiro desfile de moda para alertar sobre descarte incorreto de roupasMaurício Nahas A iniciativa faz alusão ao que o universo...