fique ligada!

Hi, what are you looking for?

Ligada nas DicasLigada nas Dicas

Gastronomia

Benefícios da beterraba: 3 motivos para incluí-la na alimentação

beneficios-da-beterraba:-3-motivos-para-inclui-la-na-alimentacao

Rica em diversos nutrientes essenciais para o organismo, a beterraba é uma hortaliça que faz parte da família Quenopodiácea, mesma da acelga e do espinafre. Além disso, é bastante versátil e pode ser consumida integralmente – desde a raiz até as folhas. 

Ou seja, a beterraba é um alimento que pode contribuir (e muito) com a nossa saúde. Por isso, com a ajuda da nutricionista da MedSculp, Fabíola Espíndola, preparamos uma lista com os 3 principais benefícios da beterraba que irão te convencer a incluí-la na sua alimentação. 

Antioxidante natural

A beterraba é um alimento que possui uma variedade de vitaminas e minerais em sua composição. Dentre eles, potássio, fósforo, magnésio e cálcio, que apresentam quantidades significativas, além de vitaminas A e C. “Ela possui essa coloração vermelho-arroxeado devido à presença de betalaínas, importante antioxidante natural para o organismo, capaz de retirar os radicais livres prevenindo doenças”, explica a nutricionista. 

Reduz a pressão arterial

A hortaliça também é rica em nitrato, substância convertida em óxido nítrico pelo organismo, aliado na redução da pressão arterial. “Esse óxido nítrico, favorece a vasodilatação e está relacionado com o aumento das trocas gasosas, aumento do fluxo sanguíneo, biogênese mitocondrial, eficiência, fortalecimento da contração muscular, e regulação de oxigênio no músculo ativo”, conta a especialista. 

Ótimo suplemento alimentar

Para quem pratica exercícios físicos de alta intensidade, o suco de beterraba ajuda a melhorar o desempenho nos treinos. “Suplementos de suco de beterraba demonstraram reduzir a fadiga muscular associada a exercícios físicos e promovendo a regeneração muscular após o exercício. No entanto, esses estudos demonstram benefícios em praticantes iniciantes de atividades físicas tanto no treinamento aeróbico quanto no anaeróbico”, conclui Espíndola.

Vale ressaltar que aliada a uma rotina de hábitos de vida equilibrados, como a prática regular de atividade física e um cardápio balanceado, a eficiência da beterraba é ainda maior. Portanto, para aproveitar seus benefícios, procure incluí-la na alimentação, mas sem esquecer de manter uma rotina saudável, tudo bem?

Fonte: Sportlife

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Lifestyle

Natural ou normal?!FreePik Quando nascemos, temos uma total aceitação do que somos… aos poucos, vamos tomando contato com impressões do meio externo sobre nós…...

Moda

Especialista explica como incorporar o brilho nos seus looks do dia a dia e transformá-los em produções fashion

Gastronomia

Conheça fatos interessantes e curiosidades sobre a pipoca, esse alimento tão amado por todos na hora de um cineminha

Lifestyle

Lixão do Atacama recebe primeiro desfile de moda para alertar sobre descarte incorreto de roupasMaurício Nahas A iniciativa faz alusão ao que o universo...