Produtos de beleza – Foto: Jeffrey Westbrook
Por Baárbara Martinez
O universo da beleza e do wellness vive em constante mutação e expansão. Desde o boom do autocuidado em tempos de isolamento por causa da Covid-19, até a volta à rotina normal, com direito a muita correria para compensar o tempo de stand-by, produtos, tratamentos e atividades que promovem bem-estar, conforto e relaxamento ganharam total destaque. Bazaar reúne aqui as principais tendências que prometem bombar em 2023:
Alvo certo
Após um período com rotinas de cuidado extensas, o menos é mais acaba de invadir a beleza. Tanto na maquiagem, como no skincare, e até nos cabelos, produtos que simplifiquem a rotina de forma inteligente são priorizados, sem deixar de lado a eficácia. Neste caso, a compra certeira é aquele potinho único que dá conta de tudo. Além de poupar tempo e dinheiro, graças à rotina minimalista, a prioridade é cuidar do meio ambiente com a proposta de redução de desperdícios causados pelo consumo frenético de produtos. Produtos no estilo “5 em 1”, sticks multifuncionais, cosméticos em barra e com refil reinarão por aqui.
Selvageria total
Nada de cabelos muito certinhos! Agora, é a vez dos fios mais desarrumados, com camadas e ondas cheias de expressão e personalidade. No entanto, isso não quer dizer desleixo. “Os fios precisam estar tratados e possuir forma”, diz Andrea Pecora, embaixadora da Wella, que recomenda que, para isso, o cronograma capilar precise estar em dia. Segundo a profissional, esse cabelo ganha vida naturalmente, dando ao visual um aspecto natural com mais praticidade. “A ideia é que a pessoa use um leave-in e deixe os fios se comportarem como quiserem. Sem polir demais, sem usar chapinha e babyliss”, entrega a hairstylist.
De mãos dadas com o mundo atual
Unhas bem feitas não saem de moda, mas atualmente a questão vai muito além da tonalidade escolhida. Esmaltes hipoalergênico e veganos invadem o mercado com o propósito de causar menos impacto ao meio ambiente e à saúde humana. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 10% das mulheres sofrem de alergias na pele ao entrar em contato com certas fórmulas presentes em alguns esmaltes. Para não excluir essa parcela da população, sem deixar de lado o alto desempenho e durabilidade, marcas como Risqué e Dailus criaram coleções 16-free e 15-free, respectivamente. As cores saem da mesmice dos tons básicos e criam uma atmosfera fashionista.
Unindo o útil ao agradável
A maquiagem da vez, batizada de dermomake, promove coloração com tratamento de skincare. Marcas brasileiras como Care, Bauny e O Boticário, e estrangeiras, como Rosie Inc., apostaram nesta proposta. O Boticário criou duas linhas com a proposta: Hyaluronic, que trata a pele com Ácido Hialurônico, e a Retinol H+, que possui Retinol. Esses ativos marcam presença em bases, corretivos, batons, primer e pó compacto. Nos batons, ativos como ácido hialurônico e retinol preenchem e ronovam a pele dos lábios, com mais volume e menos linhas.
Ao natural
Em 2023, as sobrancelhas marcadas e preenchidas cedem lugar a designs mais naturais. Por isso, as técnicas que proporcionam um efeito mais realista aos fios estarão dando o que falar, como a nanoblading. “O procedimento usa somente uma agulha muito fina para colocar pigmento semi-permanente sob a pele, aproximando a aparência dos pelos reais da sobrancelha”, conta Renata Barcelli, profissional de micropigmentação. No skincare, várias marcas como Anastasia Beverly Hills, Natura e Vizella criaram séruns de tratamento que promovem sobrancelhas mais volumosas, encorpadas e aveludadas.
Sem desculpas
Os consumidores realmente entenderam a importância do uso correto do protetor solar. Segundo a WGSN, empresa de previsão de tendências, o segmento movimentou mias de oito bilhões de dólares em 2022 e o Brasil é o terceiro maior mercado mundial. A L’Oréal Brasil, a partir de conhecimentos adquiridos em seus centros de pesquisas no Rio de Janeiro, criou novos tipos de protetores. Da La Roche Posay, a linha Anthelios Airlicium+ foi feita especialmente para a pele dos brasileiros, com o intuito de diminuir a oleosidade. Segundo a marca, 24% da população alega que os protetores solares em geral deixam a pele oleosa e brilhante ao longo do dia.
Terapia sonora
Acredite, os sons podem curar e trazer paz de espírito. Essa é a proposta da técnica Sound Healing, um método que aproveita a força de ondas sonoras de alguns instrumentos, para trazer relaxamento, aumentar o bem-estar e a criatividade. A proposta nada mais é que uma sessão terapêutica em que se utilizam tigelas, tambores, pirâmides invertidas e outros instrumentos para emitir diferentes sons, promovendo o relaxamento e a regulação das suas vibrações internas. “Nosso corpo é composto por 70% de água e o som se move quatro vezes mais rápido pela água do que pelo ar. Somos praticamente um rio, onde o som vai navegando pelo nosso corpo”, explica a terapeuta sonora Pat Diogo, que promove sessões da técnica.
Prepare a raquete
Mistura de tênis, badminton e ping-pong, o pickleball promete ser o esporte da vez. A atividade é jogada com raquete de madeira, que lembra o beach tennis e o minitênis, com bolas mais murchas, porém a quadra é um terço da de tênis tradicional e existe uma zona próxima à rede em que não se pode volear. Pode ser praticado em qualquer lugar que tenha superfície plana: melhora a coordenação motora, equilíbrio e reflexos. A atividade é praticada por Leonardo DiCaprio, George Clooney e Bill Gates. Aqui no Brasil, a atividade já possui sua associação brasileira, localizada em Governador Valadares (MG), considerada a capital nacional do esporte.
Entre quatro paredes
O movimento da cannabis, que já invadiu algumas áreas medicinais e até skincare, chega ao sexual care. Lubrificantes que carregam os elementos químicos ou da fibra que se produz da cannabis possuem capacidade de causar relaxamento e aumentar a sensibilidade na área aplicada, provocando, assim, mais prazer e orgasmos mais intensos. Já existe um sérum íntimo fitofármaco à base de cannabis da empresa GreenCare. O produto não é um lubrificante tradicional, mas, sim, voltado para tratamento médico de dores na região íntima decorrentes da atividade sexual ou outras doenças. Com uma prescrição médica, o produto pode ser importado via agência reguladora.
Para tomar
De acordo com a The Benchmarking Company, empresa americana de pesquisa de mercado, 92% dos consumidores acredita que a melhor maneira de atingir seus objetivos de beleza é com uma abordagem de dentro para fora. Ou seja, tomando suplementos para complementar um regime existente de cuidados, principalmente com a pele, cabelo e unhas. No Brasil, além da questão da estética, já se observa um movimento de vitaminas para dar um up e encarar as tarefas com mais disposição e foco, e outra para relaxar com uma ótima noite de sono com a redução do stress e ansiedade.
Ao toque do dedo
Aplicativos para testar maquiagem, lembrar de fazer o skincare e, principalmente, auxiliar no ciclo reprodutivo entram de vez na rotina via gadgets e smartphones. Os novos Apple Watches, lançados em 2022, avaliam a temperatura do pulso. Com a ferramenta, agora o relógio é capaz de estimar o dia provável da ovulação e, assim, melhora as previsões do ciclo. Além disso, o sistema é customizado para informar fatores que podem levar a mudanças na ovulação, como uso de método contraceptivo, gravidez e amamentação.
O post Beleza: 11 tendências que prometem bombar em 2023 apareceu primeiro em Harper’s Bazaar » Moda, beleza e estilo de vida em um só site.