fique ligada!

Hi, what are you looking for?

Ligada nas DicasLigada nas Dicas

Lifestyle

Bazaar Noiva entrevista: Tatiane Alves, o nome por trás da Tatmake

bazaar-noiva-entrevista:-tatiane-alves,-o-nome-por-tras-da-tatmake

Se você é noiva, provavelmente já ouviu falar do nome Tatiane Alves, ou Tatmake. Uma das maquiadoras favoritas de quem pretende subir ao altar, a especialista tem uma marca pessoal facilmente reconhecida, graças ao seu cuidado com detalhes e acabamento de suas makes, que sempre prezam pela beleza natural da mulher. Bazaar conversou com ela para saber mais da sua sua história e de como ela enxerga seu trabalho.
Conte um pouco da sua história: como começou no universo de make de noivas? Fez cursos ou aprendeu “na prática”?
Foi em um curso de teatro, ainda na adolescência, que eu descobri a maquiagem. Mas só aos 22 anos eu percebi o poder que ela tem na autoestima e confiança da mulher. Naquele momento, decidi que era isso que iria fazer: auxiliar as mulheres a enxergarem sua própria beleza e se sentirem seguras em mostrá-la ao mundo. Conduzi a minha carreira com visão e paixão e criei a Tatmake, marca que atua no segmento de casamentos, ajudando as mulheres que estão noivas a construírem uma imagem harmônica para o grande dia. Já trabalhei em editoriais de moda, TV, musicais e outras produções, mas as noivas sempre foram a minha paixão e desde o início fui me conectando ainda mais com este universo, até chegar em um formato de comunicação e atendimento que realmente contribua com a mulher que está á caminho do altar. Hoje aos 39 anos, ampliei para a imagem e estilo o meu campo de atuação dentro do universo das noivas. Sempre fui apaixonada por comportamento e desenvolvimento pessoal, e a consultoria de imagem entrou na minha vida para facilitar a forma como eu interpretava as expectativas das noivas, e elas mesmas me trouxeram a necessidade de ir além da criação das maquiagens e penteados e trazer o meu olhar também para o look.
Me formei como maquiadora em 2006, me especializei em outros campos como a morfopsicologia, Linguagem do Corpo, Visagismo, Consultoria de imagem. Arte, história e sociedade. Além do meu conhecimento e experiência de 17 anos no mercado de casamentos.
Em 2018 criei o PRO TATMAKE, uma plataforma de ensino online para maquiadores que desejam conhecer a fundo o universo das noivas. Hoje temos disponíveis dois cursos de Estilo e Beleza, um conteúdo vasto que ajuda o profissional da beleza a se adaptar ao universo da mulher moderna que está em seu momento noiva.
Você tem noivas que marcaram sua história como maquiadora? Se sim, quem são elas e por quê?
A história mais marcante e mais desafiadora foi da noiva Patrícia Freitas. Após o casamento dela consolidei um pensamento que já me acompanhava há muito tempo: as noivas não são mais como antes e têm necessidades novas. Foi ela quem me encorajou a criar um serviço de consultoria de imagem e estilo para atender a necessidade da mulher moderna que vai se casar. Ela teve uma situação extrema com a escolha do seu vestido e me pediu ajuda. já sabendo que eu era capacitada e tinha total condições de direcioná-la com a consultoria e styling. Foi um dos momentos mais marcantes da minha carreira e eu sou muito grata, pois trouxe inovação para o meu trabalho e renovou o amor que eu já tinha pela profissão.
Outra noiva que eu guardo no coração é a Camila Bernardi, pois foi muito autêntica e nos identificamos muito durante o atendimento. Eu amo fotografia e a Camila também. Tanto que, no dia seguinte ao casamento. fizemos um editorial para aproveitar a energia do local e a disposição de todos os envolvidos.
Poder fazer as fotos com calma, escolhendo cada cenário é algo que
me deixa feliz. No dia do casamento as fotos também ficam lindas, e eu sempre deixo bastante tempo para as fotos, mas quando temos um dia só para isso eu curto muito!
Eu realmente tenho uma boa relação com todas as minhas clientes, não daria para colocar todas aqui, mas a Ana Claudia Negri também se tornou inesquecível. Além da doçura de pessoa que ela é, também ama uma foto pensada e feita com calma. Ama e trabalha com moda e editoriais assim como eu, então fizemos um especial de moda e beleza com direito a fotos do Edu Euka na casa dela dias antes do casamento. Aproveitamos o teste de composição e ficou lindo!
Como você define as makes que você faz nas suas noivas? Quais as principais características?
Eu gosto de chamar a minha maquiagem de “maquiagem estratégica”. Existe um caminho para encontrarmos a maquiagem perfeita, a noiva deve estudar a sua morfologia e alinhar com seus objetivos de imagem, ou seja, entender o que ela quer transmitir com sua imagem e harmonizar com as técnicas de maquiagem e penteado. Obviamente que é quase impossível fazer isso sozinha. É necessário um olhar técnico e imparcial.
Eu sei que as noivas têm acesso a milhares de fotos de referências à disposição. Mas temos características únicas e provavelmente não iremos reconhecê-las em nenhuma outra pessoa. Não sou contra as pastinhas de referências, mas aconselho às noivas a buscarem referências somente depois de um estudo detalhado de sua personalidade e morfologia.
É importante também entender as melhores cores através da análise de coloração pessoal, assim a harmonia é garantida.
Qual é o processo que você realiza com as suas noivas? São muitas provas? Existe alguma preparação de skincare prévia? Muitas reuniões?
O ideal é que na hora da execução técnica como da maquiagem por exemplo a gente já saiba exatamente o que a noiva quer e o que será feito para atingir o objetivo. Por isso, antes de mais nada, a noiva passa por uma consultoria. Minhas clientes fecham comigo muito tempo antes e por isso, temos tempo hábil para que elas cuidem da pele e dos cabelos. E não “pulo” esta etapa do atendimento. Meu atendimento acaba ficando com mais etapas, porém, muito mais assertivo.
Hoje eu ofereço duas possibilidades de atendimento para as noivas. O serviço “Essencial” é ideal para a noiva que já fez todas as escolhas de moda e estilo e deseja harmonizar com a beleza, ou seja, a criação do penteado e da maquiagem de acordo com seu objetivo de imagem. Este atendimento tem 5 etapas, a entrevista, a consultoria de estilo, a análise visagista, o teste de composição, (penteado e maquiagem alinhados com a penúltima prova de vestido, quando vemos o total look da noiva), e o dia da noiva que inclui beleza e acompanhamento para retoques até anoiva entrar na pista para a festa. A outra proposta é o serviço “Assinatura”, e ele é indicado para as noivas que estão começando os preparativos para o casamento e vão poder contar com a criação de uma estratégia de imagem personalizada que inclui consultoria de imagem e styling completo. Este atendimento tem em média 10 etapas. Depois de uma minuciosa consultoria de imagem, a noiva receberá suporte no gerenciamento dos processos e com o projeto de beleza e estilo nos guiando, será possível antever possíveis falhas na construção dos itens que compõem o look da noiva, inconvenientes que surgem no processo e geram insegurança até para a mais segura das mulheres. Inclui: Entrevista, estratégia de imagem completa que contempla: rosto, corpo e coloração pessoal, curadoria de fornecedores, personal shopper, acompanhamento do desenvolvimento de todos os itens sob medida que compõem o look da noiva, teste de composição (penteado e maquiagem alinhados com a penúltima prova de vestido, onde vemos o total look da noiva) e o dia da noiva que inclui beleza e acompanhamento para retoques até a noiva entrar na pista para a festa.
Você acredita em tendências para maquiagem de noiva? Se sim, o que é tendência no momento?
Se pensarmos em perfis de pessoas, sim. Existe uma noiva que ama seguir tendências. É a noiva que se identifica com o estilo
contemporâneo. Acredito que essa mulher não se incomoda em ter algum item de estilo datado. Seja a maquiagem, o penteado ou o vestido. Ela gosta de tudo o que é personalizado e que acompanhe sua construção pessoal.
Sobre o que é tendência neste momento, acredito que as mulheres estão muitíssimo informadas sobre as técnicas, e mesmo que muitas estejam amando a “make beauty”, essa maquiagem não é necessariamente simples de fazer, a pele vai ser bem trabalhada com luz e sombra, vai ter o centro do rosto mais “sequinho” (matte). Olhos com esfumado alongado e cílios no cantinho externo é o que mais tenho visto. Acredito que seja uma maquiagem que embeleza, porém utilizamos bastante produtos para cada etapa. É necessário entender o rosto e suas características para oferecer as melhores soluções em técnicas. O principal cuidado com essa pele que é esculpida com variações de tons são as transições de cores, que devem ser muito bem esfumadas.
Quais são as suas principais dicas de make para as noivas?
O meu principal conselho é que as noivas se ouçam e busquem o autoconhecimento antes de qualquer escolha. Entender o que ela deseja para este momento, o que a inspira e o que também não funciona para ela. Se a noiva se baseia somente nas referências, quando ela se olha no espelho, acaba não se reconhecendo. Por isso muitas vezes o teste não dá tão certo, e ela fica com muitas inseguranças. Procure um profissional que te dê segurança, e não olhe a sua imagem de forma fragmentada, o teste de maquiagem e penteado deve ser alinhado com a penúltima ou última prova do vestido, com todos os itens que compõem o look. Sua imagem de noiva é feita por partes que em algum momento estarão integradas e precisam estar em harmonia.
Você percebe algum “erro” comum nas noivas quando o assunto é make?
Sim, a falta de acabamento. E isso serve para tudo! Eu costumo dizer que a noiva é vista 360 graus e em closes pelas lentes dos fotógrafos e filmmakers. E pecar no acabamento da pele e dos olhos é um erro sem conserto porque são muitas fotos e elas não serão tratadas uma a uma para corrigir o que não saiu bem feito na hora da execução técnica.
O post Bazaar Noiva entrevista: Tatiane Alves, o nome por trás da Tatmake apareceu primeiro em Harper’s Bazaar » Moda, beleza e estilo de vida em um só site.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Lifestyle

Natural ou normal?!FreePik Quando nascemos, temos uma total aceitação do que somos… aos poucos, vamos tomando contato com impressões do meio externo sobre nós…...

Moda

Especialista explica como incorporar o brilho nos seus looks do dia a dia e transformá-los em produções fashion

Gastronomia

Conheça fatos interessantes e curiosidades sobre a pipoca, esse alimento tão amado por todos na hora de um cineminha

Lifestyle

Lixão do Atacama recebe primeiro desfile de moda para alertar sobre descarte incorreto de roupasMaurício Nahas A iniciativa faz alusão ao que o universo...