fique ligada!

Hi, what are you looking for?

Ligada nas DicasLigada nas Dicas

Moda

Banho quente no frio faz mal? Especialista explica

banho-quente-no-frio-faz-mal?-especialista-explica

Depois de um dia de muito frio, muita gente curte tomar um banho bem quentinho. Afinal, isso dá uma sensação de espantar o frio e chega até a nos relaxar um pouco, não é mesmo? Porém, tomar banhos tão quentes, mesmo nas estações mais frias, pode trazer malefícios.

Isso porque o banho com uma temperatura muito alta acaba comprometendo a hidratação natural do nosso corpo, que é fundamental para manter a pele saudável e o equilíbrio da flora, do PH e da oleosidade. “Além disso, a hidratação natural evita o ressecamento e o envelhecimento precoce”, diz a esteticista e dermaticista Patrícia Elias.

Segundo a especialista da Clínica de Estética Patrícia Elias, nossa pele produz uma oleosidade natural, responsável pela hidratação. Então quanto mais tempo embaixo do chuveiro em altas temperaturas, mais isso é afetado e desregulado. Com isso, o nosso corpo acaba entendendo que deve produzir ainda mais óleo para dar conta da desidratação e os nossos poros ficam ainda mais dilatados.

Mas os danos do banho quente não estão concentrados apenas na pele. Na verdade, ele também é prejudicial para os cabelos. “A água quente não prejudica apenas o couro cabeludo, mas também os fios por estimular demais as glândulas sebáceas, produzindo mais oleosidade e atrapalhando também quem sofre de queda de cabelo ou luta contra a caspa”, argumenta Patrícia.

Temperatura correta para o banho

Muitas pessoas, após descobrirem os malefícios do banho quente, podem pensar “é para tomar banho gelado no frio, então?” De acordo com a esteticista, não!

E que bom, né? Até porque, ninguém merece água gelada em dias de frio. Assim, o recomendado é encontrar uma temperatura morna que seja agradável e deixe o banho ser prazeroso sem trazer problemas para a pele e os cabelos.

Agora no caso de quem possui condições específicas de pele, o ideal é deixar o banho um pouco mais frio para não piorar. “Quem tem predisposição a dermatites e acne, por exemplo, deve manter a temperatura mais fria possível”, diz a especialista.

Confira o vídeo abaixo sobre o assunto:

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Lifestyle

Natural ou normal?!FreePik Quando nascemos, temos uma total aceitação do que somos… aos poucos, vamos tomando contato com impressões do meio externo sobre nós…...

Gastronomia

Conheça fatos interessantes e curiosidades sobre a pipoca, esse alimento tão amado por todos na hora de um cineminha

Moda

Especialista explica como incorporar o brilho nos seus looks do dia a dia e transformá-los em produções fashion

Lifestyle

Lixão do Atacama recebe primeiro desfile de moda para alertar sobre descarte incorreto de roupasMaurício Nahas A iniciativa faz alusão ao que o universo...