fique ligada!

Hi, what are you looking for?

Ligada nas DicasLigada nas Dicas

Notícias

At Work: Nathalia Arcuri derruba tabus sobre educação financeira

at-work:-nathalia-arcuri-derruba-tabus-sobre-educacao-financeira

Foto: Divulgação
Assim como na maioria dos lares brasileiros, educação financeira não era um tópico comum na família de Nathalia Arcuri. “Não tinha bons exemplos em casa. Como várias mulheres da minha geração, só o meu pai trabalhava, o que me fez pensar que queria ter meu dinheiro, minhas regras e minha vida”, conta a criadora de conteúdo.
SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM
Nathalia começou a juntar dinheiro com sete anos, já tendo um objetivo bem claro: comprar um carro, além da liberdade e independência. Para ela, o dinheiro nunca foi um tabu, mas, sim, uma ferramenta. De bico em bico, a jovem conseguiu um emprego de carteira assinada aos 17 anos e, aos 18, conseguiu comprar o automóvel.
Foi nesta idade que abriu a primeira conta no banco e, por meio da gerente, descobriu que seu dinheiro podia render sozinho. “Por dez anos, juntei meu dinheiro em um cofre, em casa. Assim como muitos brasileiros ainda fazem, por receio”, lembra. Depois de alcançar a primeira meta, traçou a segunda e nunca mais ficou sem planos. Foi criando estratégias, incluindo a escolha do primeiro estágio. Apesar de cursar jornalismo, Nathalia Arcuri bolou um plano em que, nos dois primeiros anos de faculdade, trabalharia em outras áreas para ganhar mais dinheiro e, só então, se dedicaria à carreira sonhada.
Depois de trabalhar com promoção de eventos, figuração e como vendedora de lojas, Nathalia conseguiu um trabalho na área que havia escolhido cursar e passou a se dedicar ao jornalismo televisivo, sem deixar de lado seus estudos pessoais sobre o universo financeiro. Em 2012, enquanto fazia uma reportagem sobre violência doméstica, ela teve um insight de que seus conhecimentos poderiam ajudar mais pessoas.
“Descobri que 70% das mulheres que sofrem abusos físicos e psicológicos continuam vivendo com o agressor, porque são dependentes financeiramente. Entendi que o dinheiro era sempre um fator complicador de todos os problemas que eu cobria no dia a dia. As pessoas estavam à mercê de outras porque não tinham dinheiro para sobreviver e se reconstruir. Queria mudar o mindset coletivo e acreditava que se conseguisse colocar o tema no mainstream, transformaria a vida de várias pessoas”, lembra sobre o momento em que criou seu primeiro projeto na área da economia.
Foto: Divulgação
A ideia de um reality show, criado por Nathalia Arcuri, foi negada por emissoras de televisão e rádio. Mas isso não parou a jornalista, que começou a criar conteúdos para a internet, primeiro em um blog, seguido por um canal no Youtube. A meta inicial, traçada em 2015, era impactar 2% da população brasileira e foi atingida quatro anos antes do esperado, em 2018. Da criação individual de conteúdos, ela fundou uma startup, a Me Poupe!.
“A construção da plataforma foi, basicamente, testando, validando e entendendo quais eram os melhores mecanismos. Abri espaço para que centenas de criadores de conteúdo e especialistas pudessem deixar de lado o pensamento de que só tem credibilidade quem usa terno e fala difícil. Acho que quanto mais divertido falo, mais confiança crio. Porque o que traz credibilidade é o resultado do que você faz”, conta.
Hoje em dia, a Me Poupe! reúne materiais gratuitos e pagos, em forma de cursos e consultorias, além dos conteúdos em redes sociais que Nathalia continua produzindo. “Meu objetivo [com a empresa] sempre foi ser a porta de entrada transparente e sem viés, porque também percebia, como cliente, que nunca me falavam toda a verdade. Nosso assunto é transversal, é uma dor que é comum a 100% da população”, fala a empresária ao afirmar que não delimita um público específico para seus produtos.
Dentro da empresa que fundou, Arcuri se divide em diversas áreas, de estratégias a questões comerciais. Nos últimos tempos, tem se dedicado a gestão e construção da cultura da empresa, que incentiva a autorresponsabilidade, a valorização dos resultados e, obviamente, a transparência de salários. “Determino para onde vamos, as estratégias, as metas do ano, acompanho KPIs [Key Performance Indicator, ou Indicador-Chave de Performance], dados e métricas diariamente, atuo nas criações de produtos, atendimento aos clientes e observo o que as pessoas estão falando nas redes sociais”, completa.
A metodologia criada pela Me Poupe! se expandiu para além de pessoas físicas, atingindo também empresas. Atualmente, o time de Nathalia Arcuri cria treinamentos que usam técnicas próprias, além dos que oferecem para o público final, como a famosa “Jornada da Desfudência”, que é o treinamento mais completo da startup.
Foto: Divulgação
“Acredito que todo mundo tem potencial para realizar sonhos, sem precisar se endividar. Esta deveria ser a última opção, até porque vivemos em um dos países com as taxas de juros mais altas do mundo. Então, se endividar no Brasil, é a atitude menos inteligente que qualquer pessoa poderia ter”, fala sobre a importância em aprender mais sobre economia.
O crescimento da plataforma fez com que Nathalia Arcuri fosse uma das convidadas do Fórum Econômico Mundial que, neste ano, aconteceu em Davos (Suíça). A criadora de conteúdo já havia participado do Fórum em 2020, mas como espectadora. Neste ano, ela pode apresentar seu trabalho internacionalmente.
“Acho que o primeiro grande insight [do Fórum] – e este vale para todo mundo – é a necessidade de todos nós termos o que chamam de upskilling e reskilling, ou seja, se preocupar com autocapacitação. 5% de tudo o que você ganha deve estar indo para o seu aprendizado contínuo. Se você não se preocupar com isso, de fato ficará obsoleto em pouco tempo. A tecnologia não pega o lugar de ninguém, ela exige que você se transforme. O Chat GPT e a Inteligência Artificial vão exigir que os profissionais que trabalham na área de texto, por exemplo, tenham diferenciais. Como você vai usar essas ferramentas para melhorar o seu trabalho. Ou o profissional se adapta muito depressa ou ele vai perder o bonde e nunca mais subir”, aconselha.
Veja abaixo o quiz com a empresária:
Futuro
Construível
Independência financeira
Liberdade de escolhas
Comunicação
Um bem necessário
Poupar
Inútil se você não investir
Oportunidade
Acesso
Inovação
Criatividade
O post At Work: Nathalia Arcuri derruba tabus sobre educação financeira apareceu primeiro em Harper’s Bazaar » Moda, beleza e estilo de vida em um só site.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Lifestyle

Natural ou normal?!FreePik Quando nascemos, temos uma total aceitação do que somos… aos poucos, vamos tomando contato com impressões do meio externo sobre nós…...

Moda

Especialista explica como incorporar o brilho nos seus looks do dia a dia e transformá-los em produções fashion

Gastronomia

Conheça fatos interessantes e curiosidades sobre a pipoca, esse alimento tão amado por todos na hora de um cineminha

Moda

Está em busca do que vestir no Lollapalooza? Inspire-se nestas ideias de looks para montar seu visual