fique ligada!

Hi, what are you looking for?

Ligada nas DicasLigada nas Dicas

Notícias

Ana Carolina Soares – “Sexo pode melhorar após a maternidade”, diz a psicóloga Nathalia Gomes

ana-carolina-soares-–-“sexo-pode-melhorar-apos-a-maternidade”,-diz-a-psicologa-nathalia-gomes

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar
Por Ana Carolina Soares
Enfim, a tão sonhada vida de ter sua criança nos braços se realizou: a conexão com a amamentação, os banhos, a fofura de pegar seu fruto no colo, a preocupação com o choro de cólicas… Trata-se de um momento que requer tanta devoção a esse novo ser que muitas mulheres ficam até culpadas em ir atrás de seu próprio prazer.
SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM
“À primeira vista, parece impossível, mas é sim possível conciliar o amor de mulher e o amor de mãe”, afirma a psicóloga Nathalia Gomes, aliás, mãe de cinco filhos. De acordo com uma pesquisa publicada na revista americana Parents, 94% dos pais entrevistados afirmaram estar satisfeitos com sua vida sexual no pós-bebê. E melhor ainda: mais da metade disse que ter um bebê melhorou as coisas.
Você pode agora estar se perguntando “como”? Então, a seguir, Nathalia dá dicas preciosas:
Entenda sobre o resguardo
O período do resguardo no pós-parto pode causar muitas dúvidas e até tensões para algumas mães. “Dura de 30 a 45 dias, dependendo do tipo de parto. Se o parto for normal o resguardo é de 30 dias no mínimo e caso seja cesárea é de 45 dias. A cesárea é uma cirurgia e corta diversas camadas do corpo. Por isso, é preciso de muito cuidado”, diz Nathalia.
Trata-se de um período para evitar infecções, principalmente no útero, e é uma fase que, caso alguma mulher tente uma relação com penetração vaginal, pode doer. “Em muitos casos, quando falamos de cesárea, pode ocorrer rompimento dos pontos no local”.
Outro desafio é a mudança hormonal. “Mesmo depois desse período, pode ocorrer a falta de vontade de transar e por quê? Um dos motivos são a diminuição dos hormônios estrogênio e produção prolactina no corpo da mulher”.
O estrogênio é responsável por estimular o libido. “Com essa diminuição a mulher fica com menor lubrificação e faz com que o sexo não seja confortável e sinta dor”. A volta aos níveis normais ocorre gradualmente e é diferente em cada mulher. Mas geralmente a melhora é notada após seis meses do parto. Então, paciência, seu desejo vai voltar 😉
Aceite o novo corpo
Puerpério é o período entre 45 e 60 dias após o parto em que o corpo da mulher se transforma para retomar ao seu estado pré-gestação. Para abrigar o bebê, o útero chega a 32 centímetros e a 1,5 quilo. Nesse processo de renovação uterina, o corpo volta ao seu tamanho considerado normal, de sete centímetros e 60 gramas, perdendo cerca de um centímetro por dia, e pode gerar cólicas desconfortáveis.
Algumas mulheres podem ficar com vergonha das novas formas, da barriguinha. “O ideal é que a gente não sentisse isso. É preciso entender que passamos por mudanças profundas por carregar um bebê e devemos ter orgulho disso”, diz a psicóloga.
Nathalia orienta: “Caso fique com dificuldades com o parceiro, busque a ajuda de um ginecologista ou psicólogo. É importante pensar no casal e não podemos deixar de gostar de transar, por conta de novas atribuições e responsabilidades”.
“Quando nossa cabeça está cheia de tarefas com os filhos e em casa, divida as tarefas com o parceiro, que ajuda a recuperar a relação entre os dois e o libido vai retornando com o tempo. Tirem um tempo para fazerem programas de casais, como sair para jantar, ir ao cinema. É como um reencontro. Isso ajuda muito”, finaliza.
Valorize os momentos a dois
Embora não haja exatamente um cronograma para voltar ao sexo após o nascimento, é importante restabelecer a intimidade física com “a pessoa amada” de maneira significativa para vocês dois.
“Sem intimidade, os casais começam a se sentir como colegas de quarto, o que raramente é uma coisa boa. Sentir-se desconectado pode levar ao ressentimento “, diz Nathalia. Ok que vocês certamente não vão buscar um “sexo selvagem” nesse momento, então, vale a pena começar com beijos e toques carinhosos.
O fato é que você não terá muito tempo para jantar ou sair para encontros românticos inesquecíveis, então o toque físico pode ser o gatilho para lembrar vocês de que estão “no mesmo time”.
Aposte nas rapidinhas
Com as demandas do novo “habitante da casa”, certamente os intervalos estarão menores. Uma rapidinha pode ser até boa para aliviar tensões, relaxar, além de resgatar prazer.
Se possível, vocês podem mudar o fuso horário do sexo para a tarde. “Muitos casais descobrem que as tardes de sábado e de domingo, enquanto o bebê tira uma soneca, podem ser perfeitas para um reencontro a dois”.
Acredite: o sexo pode voltar ainda melhor 😉
Ao contrário do que muita gente acredita, muitos casais passam a curtir mais o sexo após o nascimento dos filhos, afirmam pesquisas. “Dar à luz nos desperta para uma série de sensações e, como resultado, nossos corpos, principalmente nossos órgãos genitais, tornam-se mais vivos, aumentando nosso potencial de prazer”, diz Nathalia.
O parto também pode mudar nossas partes internas para o lugar certo, para torná-las mais sensíveis à estimulação. “Muitas mulheres relatam mais conforto com seus corpos e orgasmos mais intensos depois de terem filhos”, finaliza a psicóloga.
@anacarolcsoares é jornalista desde 1994, ganhou prêmios e passou por grandes veículos de comunicação, trabalhando como repórter, editora, colunista e PR. É muito feliz também em cursos de tantra, fez mais de dez e até tirou certificado de terapeuta tântrica com Gilson Nakamura em janeiro de 2019, no método Deva Nishok. Dona de cachos assumidos e ama escrever sobre sexo, como a musa Carrie Bradshaw.
O post Ana Carolina Soares – “Sexo pode melhorar após a maternidade”, diz a psicóloga Nathalia Gomes apareceu primeiro em Harper’s Bazaar » Moda, beleza e estilo de vida em um só site.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Lifestyle

Natural ou normal?!FreePik Quando nascemos, temos uma total aceitação do que somos… aos poucos, vamos tomando contato com impressões do meio externo sobre nós…...

Moda

Especialista explica como incorporar o brilho nos seus looks do dia a dia e transformá-los em produções fashion

Gastronomia

Conheça fatos interessantes e curiosidades sobre a pipoca, esse alimento tão amado por todos na hora de um cineminha

Moda

Está em busca do que vestir no Lollapalooza? Inspire-se nestas ideias de looks para montar seu visual