Ana Carolina Soares – “Autoestima é fundamental para vida sexual”, diz professora Andrea Tedesco
Foto: Arquivo Harper’s Bazaar
Por Ana Carolina Soares
Você sabia que a autoestima é a chave para um sexo melhor? Normalmente, não consideramos essa peça do quebra-cabeça quando procuramos nos encontrar intimamente com outra pessoa. Mas estudos do mundo inteiro mostram a importância de nos gostar e o quanto interfere em um bom momento a dois (ou a três, ou a quatro… ou até mesmo, a sós 😉
Os números, infelizmente, são alarmantes. De acordo com uma pesquisa divulgada recentemente pela Kantar, empresa de pesquisa e marketing, realizada com mulheres a partir dos 18 anos sobre autoestima, foi comprovado que a maioria das entrevistadas não consegue acreditar em si mesma por causa da ausência de alguns elementos, como por exemplo, autonomia financeira (24%), autonomia sexual e corporal (23%) liberdade de pensamento e expressão (22%), representatividade (16%) e conexões sociais (15%).
Isso faz com que 20% das mulheres, dentre as 410 participantes, se sintam com uma autoestima muito mais baixa do que a média.
Triste, né? Pior são as consequências… Outro estudo que analisou hábitos sexuais em nigerianos descobriu que pessoas com baixa autoestima tinham 1,7 vezes mais chances de se envolver em comportamentos de risco, como transar sem camisinha.
Por outro lado, saiu outro estudo interessante assinado pela Unisul, em Santa Catarina. Participaram da pesquisa 83 mulheres, com média de idade de 45 anos, a maioria das mulheres (58%) possuíam nível superior completo. O objetivo do estudo foi avaliar a autoestima das mulheres que realizam procedimentos estéticos. Praticamente 100% delas disseram que aumentaram a autoestima após participar de um procedimento estético.
Um dos procedimentos apontados com mais eficácia nesse sentido é a harmonização facial. Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutora em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Andrea Tedesco afirma que muitas mulheres relatam o aumento da autoestima após a realização do procedimento estético.
“Mulheres buscam um rosto mais simétrico para melhorar a autoestima. A própria OMS (Organização Mundial de Saúde) define saúde como um completo bem-estar de saúde física, mental e social. E sabemos que uma pessoa com a autoestima baixa vai interferir em vários âmbitos da sua vida, inclusive no sexo, considerado um dos pilares de qualidade de vida pela OMS”, revela ela.
No consultório, Andrea conta relatos de pacientes. “Já recebi pacientes que estavam com a autoestima baixa como mulheres que nunca tinham passado um batom e não se sentiam sexy diante dos parceiros, mas que hoje, se olham no espelho e se enxergam maravilhosas, mais felizes, sexy e com melhora considerável na vida a dois”.
Isso significa que você precisa fazer uma harmonização facial ou qualquer outro procedimento estético para levantar sua autoestima, resgatar o boy ou a girl e se tornar uma atriz de filmes de Erika Lust? É claro que não, gente! Mas se você tiver alguma questão com o seu corpo e rosto, que tal procurar um bom profissional e se submeter a um tratamento estético? Pode ajudar, sim 😉
@anacarolcsoares é jornalista desde 1994, ganhou prêmios e passou por grandes veículos de comunicação, trabalhando como repórter, editora, colunista e PR. É muito feliz também em cursos de tantra, fez mais de dez e até tirou certificado de terapeuta tântrica com Gilson Nakamura em janeiro de 2019, no método Deva Nishok. Dona de cachos assumidos e ama escrever sobre sexo, como a musa Carrie Bradshaw.
O post Ana Carolina Soares – “Autoestima é fundamental para vida sexual”, diz professora Andrea Tedesco apareceu primeiro em Harper’s Bazaar » Moda, beleza e estilo de vida em um só site.