fique ligada!

Hi, what are you looking for?

Ligada nas DicasLigada nas Dicas

Gastronomia

Alimentação no inverno: 5 dicas para fazer escolhas mais saudáveis

alimentacao-no-inverno:-5-dicas-para-fazer-escolhas-mais-saudaveis

O inverno está chegando, e com ele vem também aquela vontade irresistível de se aconchegar em cobertores e desfrutar de comidas quentes e reconfortantes. Porém, é importante lembrar que manter uma dieta balanceada nessa estação é fundamental para cuidar da saúde e do bem-estar. 

Entre os cuidados com alimentação durante o inverno, a nutricionista Dani Borges destaca o consumo diário de frutas e a ingestão adequada de água. “As frutas são fontes importantes de vitaminas e antioxidantes, que fortalecem o sistema imunológico. Já a hidratação é essencial para o bom funcionamento do organismo”, alerta ela. 

Para te ajudar a fazer refeições mais saudáveis nesse período, a especialista preparou uma lista com algumas outras dicas. Veja abaixo:

1. Aproveite as sopas e caldos

Nada melhor do que uma sopa quentinha para aquecer o corpo no inverno. Aposte em caldos nutritivos, como de legumes, feijão ou lentilha, que além de aquecer, fornecem vitaminas, minerais e fibras.

2. Incremente as saladas quentes

Mesmo no frio, não deixe de incluir saladas em suas refeições. Opte por saladas mornas, adicionando vegetais cozidos, grãos e proteínas como grão de bico.

3. Varie nas fontes de proteína

Aproveite o inverno para experimentar diferentes fontes de proteína, como carnes, peixes e aves, além de alimentos como leguminosas e algumas sementes. São opções saborosas e nutritivas que podem complementar as refeições. 

4. Invista em chás e infusões

Além de aquecer, os chás e infusões são ótimas opções para hidratar o organismo. Por isso, experimente sabores como gengibre, camomila, hortelã e canela, que também possuem propriedades benéficas para a saúde.

5. Consuma alimentos ricos em vitamina D

Com a redução da exposição solar no inverno, é importante garantir uma boa ingestão de vitamina D. Aposte em alimentos como cogumelos e tente se expor ao sol sempre que possível.

Consulte um nutricionista

Além disso, é preciso também levar em consideração as próprias necessidades nutricionais. Assim, além de seguir essas dicas, a especialista recomenda consultar um profissional que entenda do assunto. 

“O inverno é uma época para se cuidar e aproveitar alimentos nutritivos e saborosos. Lembre-se de ouvir seu corpo e buscar o acompanhamento de um nutricionista para uma orientação personalizada”, finaliza.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Lifestyle

Natural ou normal?!FreePik Quando nascemos, temos uma total aceitação do que somos… aos poucos, vamos tomando contato com impressões do meio externo sobre nós…...

Gastronomia

Conheça fatos interessantes e curiosidades sobre a pipoca, esse alimento tão amado por todos na hora de um cineminha

Moda

Especialista explica como incorporar o brilho nos seus looks do dia a dia e transformá-los em produções fashion

Lifestyle

Lixão do Atacama recebe primeiro desfile de moda para alertar sobre descarte incorreto de roupasMaurício Nahas A iniciativa faz alusão ao que o universo...