Street style – Foto: Getty Images
O que dizer sobre altura e sucesso? Pedro, o Grande, o todo-poderoso czar que transformou a Rússia em um império moderno, ultrapassava os dois metros de altura. Do outro lado da Europa, em Versailles, Luís XIV encontrou nos saltos altos o caminho para o estrelato, ficando visível de longe e ganhando um apelido à altura: o Rei-Sol.
A sola, claro, sempre vermelha – um detalhe, que séculos mais tarde, fez Christian Louboutin ser reverenciado pelas mulheres. Seria fácil dizer que foi “Loubi” o responsável por fazer dos sapatos altos um ícone feminino, mas a questão é muita mais complexa e, com o perdão do trocadilho, elevada.
Gucci – Foto: Getty Images
Parte da culpa cai sobre a Revolução Francesa, que guilhotinou as excentricidades extremas: cabeças empoadas e saltos altos, todos na mesma cesta ensanguentada (talvez não o tom de vermelho que Luís ou Louboutin teriam preferido).
De fato, esses sapatos nunca sumiram completamente do guarda-roupa masculino, que sempre cresceu e floresceu entre as contraculturas mais sensíveis à moda. Passada essa primavera, o calçado ganhou força e estatura com o Verão do Amor: enquanto os hippies ficaram descalços, os profetas da paz mais estilosos optaram pelos saltos e o item virou democrático, queer.
Marc Jacobs – Foto: Getty Images
Já nos anos seguinte, o próprio Saint Laurent não pisava nas ruas de Paris sem suas botas elevadas (um design que não apenas virou sua assinatura, mas ainda hoje é sucesso nas passarelas da marca em todas as suas versões).
Rick Owens – Foto: Getty Images
Os saltos, claro, não têm fórmula e nem padrão. Nos pés de Marc Jacobs, por exemplo, conseguem ser as estrelas do visual. Com Rick Owens, a discrição vira regra e deixa a altura ser protagonista. Na busca pelas alturas, vale tudo.
Street style – Foto: Getty Images
Tudo, é claro, sem nenhum tabu. Descer do salto para julgar o “homem baixinho” se tornou démodé… por que não elevar a tendência, chutar o preconceito e largar do pé de quem quer “subir na vida”? É só cuidar para não bater a cabeça no teto!
O post A tendência do salto masculino está mais em alta do que nunca apareceu primeiro em Harper’s Bazaar » Moda, beleza e estilo de vida em um só site.