fique ligada!

Hi, what are you looking for?

Ligada nas DicasLigada nas Dicas

Notícias

A preocupante falta de corpos gordos nas últimas semanas de moda

a-preocupante-falta-de-corpos-gordos-nas-ultimas-semanas-de-moda

Precious Lee para Thom Browne – Foto: Reprodução/Instagram/@thombrowne
Engana-se quem acha que a moda é um assunto alheio a outras discussões da sociedade. As macrotendências comportamentais, políticas e econômicas afetam diretamente as marcas, que alinham suas fontes criativas às necessidades contemporâneas.
SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM
Em uma rápida análise, é possível associar alguns tópicos, como o lockdown e a ascensão do loungewear, a retomada social e a explosão do maximalismo e, nesta temporada, a recessão econômica e o retorno dos desfiles mais comerciais. A forma como um assunto afeta o outro gera um ciclo de inspiração e aspiração, em que assim como as marcas levam em consideração o desejo de seus clientes, elas também criam desejo em seus admiradores – e uma possível inspiração criada nas apresentações de inverno 2023 pode ser perigosa.
As principais tendências apresentadas nas últimas temporadas giram em torno da elegância do minimalismo, mas não foram apenas as cores fortes e silhuetas que ficaram de fora da passarela: os corpos gordos também tiveram pouco espaço nos principais desfiles.
A luta pela diversidade de corpos sempre caminhou a passos lentos, mas, desde seu início, não havia visto uma desaceleração como a da última temporada. Segundo estudos feitos pelo portal The Fashion Spot, nos desfiles de inverno 2022 (juntando as semanas de moda de Nova York, Londres, Milão e Paris), as modelos plus-size representaram 2,34% das profissionais contratadas. Uma evolução em comparação com a temporada anterior, em que o número não passou de 1,81%. Apesar de uma porcentagem ínfima, os números ainda demonstravam um crescimento de 27,16%.
Quando olhamos os números das últimas semanas, os resultados são desanimadores. Segundo a plataforma de dados de moda Tagwalk, o número de modelos plus ou mid-size que atravessaram as passarelas diminuiu 24%, com apenas 68 marcas incluindo-as em seus desfiles – em comparação com 90 labels na temporada anterior.
Ashley Graham para Dolce & Gabanna
Quem acompanha as fashion weeks, sentiu falta de algumas representantes da busca pela diversidade de corpos, como Precious Lee e Paloma Elsesser, que já haviam se tornado figurinha confirmada em grandes desfiles. As modelos cruzaram as passarelas de poucas marcas, mesmo em uma temporada marcada pelo retorno de Ashley Graham, depois de sua gravidez.
Em um momento em que o aumento no uso indiscriminado de remédios, como o Ozempic, para emagrecer e a volta da exaltação da magreza extrema estampa as páginas de grandes veículos de comunicação mundiais, os principais nomes da moda dão o seu aval sobre quais corpos devem usar as suas criações. A imagem é ainda mais triste quando pensamos que esta é uma das temporadas mais comerciais dos últimos anos, reforçando para quem essas marcas desejam vender – ou quem tem capacidade de consumi-las.
Paloma Elsesser para Marni – Foto: Reprodução/Instagram/@marni
O principal problema é que o universo da moda – e muitas outras frentes comerciais – ainda não entenderam que o empoderamento não é um assunto que deve ser tratado como estratégia de marketing. Com as ferramentas de comunicação, principalmente as digitais, nas mãos de quem deseja se comunicar, novas fontes de inspiração, como Letticia Munniz e Robertita no Brasil, ajudam milhares de pessoas a entenderem que há beleza em todos os corpos.
Que esta falta de representatividade – e as discussões que ela gerou – sirvam de lembrança para marcas ao redor do mundo de que essa discussão nunca pode parar e que nomes com influência, como grifes com alcance internacional, são fortes players na caminhada por uma construção de imagem de moda mais consciente.
O post A preocupante falta de corpos gordos nas últimas semanas de moda apareceu primeiro em Harper’s Bazaar » Moda, beleza e estilo de vida em um só site.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Lifestyle

Natural ou normal?!FreePik Quando nascemos, temos uma total aceitação do que somos… aos poucos, vamos tomando contato com impressões do meio externo sobre nós…...

Gastronomia

Conheça fatos interessantes e curiosidades sobre a pipoca, esse alimento tão amado por todos na hora de um cineminha

Moda

Especialista explica como incorporar o brilho nos seus looks do dia a dia e transformá-los em produções fashion

Lifestyle

Lixão do Atacama recebe primeiro desfile de moda para alertar sobre descarte incorreto de roupasMaurício Nahas A iniciativa faz alusão ao que o universo...