5 detalhes nos looks da posse presidencial para não perder (Foto: Agência Brasil)
Desde que aconteceu na última segunda-feira (01.01), a posse presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva ainda gera comentários nas redes sociais. No meio fashionista da política, foram os looks do novo presidente e da primeira-dama, Rosângela ‘Janja’ Lula da Silva, assim como os do vice-presidente e sua esposa, Geraldo e Lu Alckmin, que chamaram a atenção. Cheios de detalhes simbólicos, as roupas quase roubaram a cena na cerimônia em Brasília, no primeiro dia de 2023, e Bazaar selecionou os principais detalhes para não perder. Confira:
 
1. Bordados brasileiros
Com um conjunto de alfaiataria assinado pela gaúcha Helô Rocha, a nova primeira-dama brasileira fez sua estreia no Rolls Royce cerimonial em Brasília com um blazer coberto de bordados. Criadas pelo ateliê Bipô, as folhas foram feitas com três tipos de palha e aplicadas por diferentes equipes de bordadeiras.
Detalhe dos bordados em palha criados pelo ateliê Bipô para o look da primeira-dama, Jana (Reprodução: Instagram @atelierbipo)
Aquelas em palha de junco foram obra de artesãs de Timbaúba dos Batistas, no Rio Grande do Norte, enquanto as de capim dourado vieram de mãos em Dianópolis, no Tocantins. Por fim, as folhas em capim colonhão chegaram direto de Nova Gama, em Goiás.
Detalhe dos bordados em palha criados pelo ateliê Bipô para o look da primeira-dama, Jana (Reprodução: Instagram @atelierbipo)
 
2. Tingimento natural
Assim como os bordados naturais no vestido, a cor do look de Janja também recebeu um tratamento patriótico. Feito em crepe de seda vintage, o conjunto foi tingido naturalmente com cajú e ruibarbo, pela especialista em processos manuais têxteis Tati Polo.
A primeira-dama Janja Lula com vestido Helô Rocha durante a Cerimônia de Posse do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto (Foto: Agência Brasil)
 
3. Sola do sapato
Assim como Helô Rocha criou o vestido de noiva de Janja para seu casamento com o presidente Lula em São Paulo, a primeira-dama também olhou para o dia da união em busca de referências para a posse do marido em Brasília. Nos pés, ela apareceu na capital brasileira com um sapatos de couro artesanais criados pela paulistana Juliana Bicudo e mais oito artesãos. O primeiro modelo eleito por Janja tem nome e também foi escolhido para compor seu look bridal: Luna.
O sapato Luna, criado por Juliana Bicudo para o casamento de Janja com Lula e também usado pela primeira-dama na posse do marido (Foto: Divulgação)
Já o segundo par, em couro vermelho e batizado de Fabiana, recebeu um detalhe ainda mais único: uma estrela vermelha nas solas, em referência ao símbolo do partido político do marido. A designer Juliana Bicudo é conhecida por colocar desenhos em suas solas, que geralmente são corações vermelhos.
O sapato Fabiana, criado por Juliana Bicudo para a primeira-dama Janja Lula (Foto: Divulgação)
4. Manifesto feminista
Para sua segunda aparição no dia da posse do marido, a primeira-dama trocou o conjunto de alfaiataria por uma saia e body plissados assinados pela Neriage e feitos por um time completamente feminino.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, discursa para apoiadores no Festival do Futuro (Foto: Agência Brasil).
Para além da equipe, o look também trouxe outra mensagem de empoderamento: a cor roxa é uma referência direto ao tom que, desde o início do século passado, representa o movimento feminista.
O look roxo plissado usado pela primeira-dama, Janja Lula, no dia da posse presidencial e assinado pela brasileira Neriage (Reprodução: Instagram @rafaellacaniello)
5. Mangas para o verã0
Ao lado de Janja, outra mulher protagonista no dia da cerimônia de posse do presidente Lula foi Lu Alckmin, esposa do novo vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, e agora segunda-dama do país. O vestido branco foi assinado com exclusividade pela estilista Gloria Coelho, que contou à Bazaar sobre o design: “A senhora Lu Alckmin nos procurou buscando um vestido para a posse na cor branca. Para construir o modelo sob medida em crepe, buscamos os códigos da alfaiataria, estrutura de blazer, ombros marcados e comprimento clássico.”
A primeira e segunda damas do Brasi, Janja Lula e Lu Alckmin, esta com look Gloria Coelho, durante a Cerimônia de Posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Congresso Nacional (Foto: Agência Brasil)
“Pensando no clima de Brasília, sugerimos uma manga fendida, que além de deixar o modelo mais fresco e poético, imprime um novo código de moda de vestido que marca esse período de 2023.”
O post 5 detalhes imperdíveis nos looks da posse presidencial apareceu primeiro em Harper’s Bazaar » Moda, beleza e estilo de vida em um só site.